Skip to main content
Blog

Bolsistas Ismart encontram Fernanda Takai para um bate-papo sobre cultura, política e o futuro

Muitas coisas acontecem quando o talento encontra oportunidade e uma delas é criar conexões e experiências que marcam nossas vidas. São os encontros que proporcionam as trocas, as vivências, a quebra de estereótipos e o exercício do diálogo. A Convenção de Alunos e Famílias Ismart de 2019 teve um concurso de poesia que proporcionou várias descobertas pela #comunidadeIsmart. Alunos que mostraram a potência da sua história através de versos e rimas e emocionaram toda plateia.

Como forma de retribuir o presente que foi ler e selecionar poesias que representariam todos os bolsistas e a vontade grande de mudar o mundo, buscamos parcerias que pudessem gerar experiências inesquecíveis.

Em Belo Horizonte, Fernanda Takai, cantora, compositora, escritora e multi-instrumentista, foi uma das parceiras que topou de imediato um encontro ao vivo com os poetas selecionados. O encontro já aconteceu e para contar como foi, vamos dar o espaço para quem de fato viveu o momento e vai guardar isso para sempre.

Leia o relato desse encontro pelos nossos bolsistas:

“O que eu posso fazer para mudar o mundo?” foi a pergunta que recebemos como tema do concurso de poesia da convenção do Ismart esse ano. As respostas para o questionamento foram inúmeras, mas colocá-las em verso e rima não foi tão fácil assim. Conseguimos, e depois de passar para o papel os nossos sentimentos, emoções e experiências de vida que nos ajudariam a mudar o mundo, precisávamos de uma outra transformação: fazer a poesia ganhar o palco!
Talvez foi essa a parte mais difícil, em que ensaiamos e nos frustramos algumas vezes, porque transmitir tudo o que sentimos verbalmente já é uma tarefa árdua, mas agrupá-la aos movimentos e expressões físicas em frente de uma plateia formada por nossos parentes e amigos, ainda mais desafiador.
Apesar disso, conseguimos lidar bem com as inseguranças e dificuldades. No final das apresentações, fomos ovacionados. Foi um momento de muita alegria e de comoção a todos ali presentes, mas a surpresa foi o convite para o encontro com a Fernanda Takai que deixou o momento ainda mais emocionante.
No dia do encontro, estávamos todos ansiosos, um pouco tímidos e felizes. Encontrar uma celebridade do calibre de Fernanda Takai? Realmente parece uma grande experiência e, de fato, foi. Conversamos sobre a jornada dela na música, o cenário político atual, a cena da música de BH, de Minas, do Brasil entre outros assuntos.
O encontro atendeu, se não superou nossas expectativas. Uma conversa descontraída, com uma estrela da música realmente é algo digno de se almejar. E para melhorar, a comida estava simplesmente sensacional.
A Fernanda nos deu alguns presentes: uma palheta do Pato fu, 3 de seus discos, um livro escrito por ela, e uma bagagem sociocultural bem interessante.
Foi uma experiência que nenhum de nós ao menos poderia supor que teríamos algum dia, mas que nos acrescentou em diversos aspectos. Estar cara a cara com uma estrela como Fernanda Takai, conversar com a mesma e ainda ser presenteado por ela, apesar de parecer algo impossível, na verdade se mostrou muito possível. Através de nosso esforço, nossos sentimentos e nossas palavras, fomos capazes de ampliar nossos conhecimentos de forma que antes nem imaginávamos, e, apesar de nossa inicial timidez, obter uma nova amiga. Apesar de todo nervosismo, tudo valera a pena no fim, pois foi uma vivência única e enriquecedora, que nenhum de nós trocaria por nada.

ANA CLARA SILVA GOMES – 1° ano Colégio Santo Antônio
ARTHUR HENRIQUE SANTOS DE MORAES – 1° ano Colégio Bernoulli
MARIA EDUARDA MACHADO SOUZA – 2° ano Colégio Bernoulli