Skip to main content
Blog

Carta ao meu herói

Você já escreveu ou pensou em escrever uma carta para o seu herói? E se recebesse essa missão, quem seria o protagonista da sua história?

O Gustavo Albuquerque, do projeto Ismart Online, participou do 48º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido no Brasil pelos Correios, com o tema “Escreva uma carta sobre o seu herói”. Surpresa maior foi quando recebemos uma cópia da carta, que Gustavo endereça ao Ministro da Educação, onde o herói é o Ismart <3.

Diante de tamanha homenagem e orgulhosos das palavras e dos sentimentos dele, nada mais justo e merecido do que compartilhar esse presente com toda #comunidadeIsmart.

“Hoje se perguntar-me como eu me imagino daqui a 5 anos, lhe direi, com toda clareza, espero ser alguém que faça a diferença neste mundo, e não seja só mais um, entre 7 bilhões de pessoas. E então, coloco esse plano em minha vida desde agora. Com esse meu foco, foi que encontrei meu herói. Mas ele não é qualquer herói, e sim O HERÓI, que ajuda não só a mim, mas milhares de jovens que pensam assim como eu.”

Leia a carta na íntegra:

Esperança, 23 de fevereiro de 2019
Exmo. Ministro da Educação,

Estava aqui pensando, sozinho e no silêncio, o quanto de coisas que ocorreram comigo neste ano. É meio estranho e, no fundo, um pouco engraçado, pois eu nunca imaginei que chegaria onde cheguei e que conquistaria coisas que nunca sonhei ter. Se você pudesse encontrar-me no passado e perguntasse como eu me imaginaria dali 5 anos, eu não sei o que falaria. Eu era apenas uma criança. Talvez dissesse que estaria na lua ou visitando Marte, por que não? Sempre gostei do espaço, de pensar em como as estrelas têm destaque em um fundo preto com seu brilho, como os planetas giram em um certo movimento que, para mim, sinceramente, parecem dançarem.

Mas as coisas mudam, Senhor. Eu cresci, estudei, sonhei e criei metas para minha vida. Hoje se perguntar-me como eu me imagino daqui a 5 anos, lhe direi, com toda clareza, espero ser alguém que faça a diferença neste mundo, e não seja só mais um, entre 7 bilhões de pessoas. E então, coloco esse plano em minha vida desde agora. Com esse meu foco, foi que encontrei meu herói. Mas ele não é qualquer herói, e sim O HEROI, que ajuda não só a mim, mas milhares de jovens que pensam assim como eu.

Esse meu grande poderoso, não tem poderes do tipo que sai das mãos, ele não tem habilidades de voar ou de correr super-rápido, ele nem mesmo é um cidadão, é um conjunto deles. Você ainda deve estar confuso em qual será o poder dele, pois então objetivarei sua habilidade. A capacidade dele é de despertar o conhecimento dos jovens e levar isso para o mundo, sim é isso mesmo que o Senhor acabou de ler nesta carta. Ele busca encontrar adolescentes iguais a mim, que querem ser alguém para propor mudanças. Vamos dizer que ele não seja o herói, mas sim uma fábrica deles, que procura, seleciona e dá-nos poderes.

Agora você deve estar se perguntando: que poderes essa fábrica de heróis nos dá? Quais mudanças nós geraremos para o mundo? Simples, Ministro da Educação, eles liberam para nós uma educação de qualidade, algo que todas as pessoas, não importando sua idade ou classe social deveriam ter, mas infelizmente, V.Exª, isso não ocorre. Muitas vezes, estando longe de nossa realidade. E então meu super-herói entra na minha história.

Esse meu poderoso parceiro nasceu em 1999. Hoje, ele tem 20 anos e se chama Ismart. Na verdade, esse é o apelido dele para os mais próximos, o seu verdadeiro nome é Instituto Social para Motivar e Reconhecer Talentos. Ele é muito novo, mas já ajudou tanta gente que, com certeza, são pessoas muitíssimo gratas a essa fábrica.

Vossa excelência, a situação, não só do nosso grande país, mas como no mundo todo, não é tão boa assim quanto ao ensino. A educação é fundamental para qualquer cidadão, sem isso a pessoa não cresce, a sociedade não se desenvolve, o país não se fortalece e por consequência não progride. Porém, existe uma pequena porcentagem da população que tem esse ensino de alta qualidade. Estou falando das classes altas, dos habitantes de escola particular.

Excelentíssimo, não é novidade para ninguém que a maioria dos sujeitos estão fadados a estudar em escola pública, por conta de sua renda. Mas não é por conta disso que escolas deste padrão, devam ter a educação inferior em comparação as escolas privadas. Entretanto, sabemos que isso ocorre e muito. Por isso, o meu poderoso herói ajuda os indivíduos que têm um dom especial de inteligência, mesmo cursando em escolas públicas, com o intuito de que esse talento não seja desperdiçado, mas para que essa aptidão seja explorada e convertida para população através de novos médicos, engenheiros, professores ou até mesmo um astronauta.

A minha jornada está apenas começando. Como eu disse, eu nunca imaginei que tornar-me-ia um herói, ou então que entraria em uma fábrica para a construção deles. Os meus pensamentos sempre foram pequenos e talvez até meio distantes de tornarem-se realidade. Mas hoje tudo mudou. Cresci e tive uma nova percepção de vida. Aqueles pequenos sonhos se tornaram grandes, e aquilo que antes era algo inalcançável estou prestes a atingir. Eu sou pobre Senhor. Vim de uma família que não tem boas condições financeiras. Durante 9 anos, estudei em escola pública, porém, hoje está tudo diferente, eu estou construindo meu futuro, esforcei-me muito e consegui uma bolsa de estudos em uma das melhores escolas particulares do meu país, eu não consegui isso sozinho. Foi meu super-herói que me deu forças para alcançar meus objetivos. Ele praticamente me deu as asas e eu sozinho estou aprendendo a voar.

Quem sabe, daqui alguns anos eu não seja um dos melhores médicos do mundo? Ou um grande engenheiro civil responsável por uma das maiores construções do planeta? Ou até mesmo um ministro da educação, por que não? Isso eu só poderei lhe responder brevemente, mas pode acreditar que eu serei sim alguém neste mundo para ser lembrado e nunca esquecerei de onde eu vim e de toda a minha dedicação para chegar onde cheguei. Como o grande sábio Harriet Tubman dizia: “todo grande sonho começa com um sonhador…”

Com os respeitosos cumprimentos,
Gustavo Albuquerque

<3