Skip to main content
BlogIntercâmbioUniversidades Internacionais

Summer Immersion at Wake Forest University – uma experiência surpreendente

Por: Júlia Cristina

 

Do Colégio Embraer Juarez Wanderley, em São José dos Campos, para Wake Forest University, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Meu nome é Júlia Cristina, estou no 3º ano do ensino médio, e irei contar a minha magnífica experiência no Summer Immersion Program, o qual tive a oportunidade de participar.

Durante uma semana do mês de julho, participei de um programa de verão – o chamado Summer Program -, na Universidade de Wake Forest, no Instituto de Política. O meu curso, “Policy and Politics”, baseava-se essencialmente no estudo de aspectos políticos, discussões acerca de questões contemporâneas, como mudanças no processo eleitoral e partidos políticos, assim como a análise da Constituição Americana, suas origens e ideologias intrínsecas ao longo de suas páginas. A escolha desse curso foi basicamente motivada pela minha grande curiosidade e interesse pelas questões políticas, que permeiam não somente os Estados, mas também o nosso dia a dia.

Agora, dado o quadro geral do meu Summer Program, vou contar um pouco da minha experiência pessoal ao longo dos dias na Universidade, como também durante a viagem até lá.

 

A minha primeira viagem internacional de avião

Como era minha primeira viagem para fora do país, estava bem nervosa! Para chegar à Carolina do Norte, tive que pegar três vôos diferentes e cada aeroporto era uma nova aventura! Correr para achar o portão de embarque, pedir informações falando em inglês com os funcionários e estar rodeada pela língua inglesa foram grandes desafios, mas muito divertidos, muito mesmo!

Falando nos funcionários do aeroporto, tive uma experiência bem engraçada: assim que cheguei no Chicago O’Hare Airport (Aeroporto de Chicago), tive que consultar onde seria o meu portão de embarque para o próximo vôo e pedi ajuda para um funcionário muito simpático, que falou uma palavrinha em português para que eu entendesse perfeitamente. Ele disse: “corre!!!”. Faltavam apenas 30 minutos para que o avião partisse, mas no final deu tudo certo!

 

Minha experiência em Wake Forest University

Ao chegar na Universidade, no domingo, fiquei deslumbrada com a beleza e o tamanho do campus – é realmente enorme! Finalmente, cheguei ao prédio residencial, onde fiz o check-in e fui muito bem recebida pelos mentores e colegas.

Vista do Pit – local onde realizava minhas refeições

 

Na segunda-feira, tive minha primeira aula e recebi meu schedule – um cronograma de todas as atividades e aulas da semana.

 

As aulas e o curso – impressões e novos conhecimentos

Desde minha primeira aula, percebi que seria um grande e enriquecedor desafio estudar política em um país diferente do Brasil. E com isso, acredito que possa ser uma síntese de toda essa experiência, uma frase de uma excepcional escritora britânica, que resume o pensamento do filósofo François Marie Arouet – Voltaire -, chamada Evelyn Beatrice Hall: “Posso não concordar com nenhuma palavra do que você disse, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo”.

Nosso primeiro tema de estudo foi baseado em pensar criticamente sobre como a república dos Estados Unidos foi fundada e também acerca dos direitos inalienáveis ​​dos cidadãos. Dessa forma, opiniões diversas e contrárias foram levantadas, logo o respeito mútuo foi essencial, assim como tentar dar voz a todos democraticamente – assim como a frase da escritora menciona.

Ao longo dos dias, diversos temas foram discutidos e tenho certeza que foram muito importantes para que eu pudesse enxergar o mundo com outros olhos.

Lendo a Constituição dos Estados Unidos durante o tópico de teamwork “Diving into the U.S. Constitution”

 

Considerações finais

Participar deste Summer Program foi uma experiência incrível que eu irei levar para o resto da vida e, com certeza, só reforçou a ideia que “Sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho”, que tanto falamos no ISMART!

Ter essa oportunidade sempre foi um grande sonho e conquistá-la me mostrou que é possível sim atingir grandes metas!

Por fim, gostaria de concluir que todos os sonhos, não importa o quão grandes e distantes pareçam, são possíveis de alcançar e todo o caminho até chegar lá vale muito a pena e o resultado é recompensador!