Skip to main content
BlogIntercâmbioUniversidades Internacionais

YYGS – Asia in 21st Century – A quebra de paradigmas e preconceitos

Por: Bianca Inocêncio 

YYGS – Asia in 21st Century” é o nome do programa organizado pela Universidade de Yale, para o qual eu fui aceita este ano. Quando li a descrição das atividades, focadas em economia, política e relações internacionais do continente asiático, eu me empolguei absurdos! Logo abaixo eles acrescentavam: realizado em Pequim, na China. Ao ler isso eu senti um misto de nervosismo e curiosidade que me fizeram ter certeza de que aquela deveria ser minha primeira opção de curso.

Apliquei e os resultados vieram! Dia 26 de julho embarquei em um vôo de 28 horas rumo a Pequim (quer dizer, primeiro escala no Rio, depois Amsterdã…), uma das cidades mais importantes do século XXI!

Durante o período em que estive em território chinês fiquei hospedada em um hotel (maravilhosíssimo, diga-se de passagem rs) e as aulas ocorriam no Yale Center Beijing, a unidade de Yale em Pequim. O programa é extremamente rigoroso academicamente; tínhamos palestras todas as manhãs, grupos de debate, seminários e de quebra todos os dias trabalhávamos no chamado Capstone Project, um projeto apresentado no último dia de programa.

Tudo lá gira em torno da cultura asiática – e este foi meu ponto preferido, sem dúvidas! Todos os dias nós tínhamos almoço e jantar de um país diferente (a comida indiana tem meu coração), os temas das aulas e palestras, as excursões e os debates eram sempre em algum aspecto do Mundo Asiático, explorando desde tecnologia e cyber segurança até arte e filosofia.

Almoço típico chinês que tivemos

Foi maravilhoso conhecer um país tão diferente quanto a China. Eu me apaixonei pela cultura local, pelas pessoas que encontrei e pelos temas que estudei. Quebrei diversos paradigmas e preconceitos que eu antes sustentava e poderia passar horas falando sobre cada detalhe dessa experiência fenomenal. Recomendo demaaaais o YYGS ATC a todos e todas que quiserem estudar mais sobre a influência da Ásia no mundo contemporâneo, bem como àqueles que quiserem expandir seus repertórios culturais.

 

Eu e uma amiga antes de palestra no Yale Center Beijing

 

Eu no alto do Temple of Heaven

Vista do alto do Temple of Heaven

Caso desejem diquinhas ou tiverem alguma curiosidade, me mandem um email: [email protected] e eu respondo! 😉

+ LEIA MAIS: Yale reafirmou a minha vocação em sonhar alto e alcançar (Bianca Inocêncio| Summer Program 2018)