Skip to main content
BlogIntercâmbioUniversidades Internacionais

Under the Dome: dias inesquecíveis em Notre Dame

Por: Tayná Messias

 

Oi! Eu sou a Tayná, estudante do 2° ano do Colégio Poliedro.

No dia 21 de março de 2019, recebi uma notícia que iria transformar a minha vida daquele momento em diante: fui aprovada pra um summer program na Universidade de Notre Dame, nos EUA. Mas eu nem imaginava o quanto a experiência seria transformadora antes de viver isso na prática.

Sinto que a experiência começou ainda no aeroporto de Chicago, quando precisei falar inglês pela primeira vez em solo internacional. Confesso que senti um frio na barriga e as palavras saindo enroladas. Porém, também me senti aliviada por ter sido entendida e ter conseguido passar por todos os processos burocráticos com calma. Foi naquele instante que decidi abrir mão do meu perfeccionismo pra viver aquelas duas semanas da melhor maneira possível. O meu inglês não beirava a perfeição, e está tudo bem! Sair da minha zona de conforto seria um desafio, mas que teria recompensas valiosas durante todo o caminho.

O campus de Notre Dame impressiona. Não só pela arquitetura estonteante. A comunidade de lá é a melhor parte de tudo isso. Assim que desci do ônibus, meus olhos brilharam por estar no lugar mais lindo que já estive na vida. Mas ao longo do dia, percebi que as pessoas de lá tornam aquele ambiente ainda melhor. Recebi ajuda de inúmeras formas possíveis e fiz minhas primeiras conexões logo no início.

O ILED (International Leadership, Enrichment and Development) é um programa que consiste em aulas de vários campos do conhecimento distintos, ministrado pelo corpo docente e por alguns alunos da própria faculdade. A ênfase é em liderança e desenvolvimento pessoal, dois assuntos que eu particularmente sempre gostei. Depois de ter vivido essa oportunidade incrível, passei a gostar ainda mais desses temas, pois fui capaz de enxergar novas perspectivas além daquelas que tive acesso aqui no Brasil.

Lá em Notre Dame, os dias foram intensos. Nossa agenda era composta por aulas de diversos temas no período da manhã (tivemos psicologia, engenharia, biologia, arquitetura, entre outras …) e os Leadership Seminars no final da tarde. Ter tantas experiências de áreas diferentes proporciona uma vivencia muito rica pra qualquer pessoa. Sendo uma aluna de ensino médio, isso é ainda mais intenso.

Me lembro com detalhes de uma aula de psicologia que assisti. Foi uma das primeiras aulas que tive na universidade, e eu nunca vou esquecer do como me senti sortuda por estar sentada naquela cadeira.  Aprendi sobre a formação da nossa identidade na sociedade atual e como devemos nos colocar no mundo. Foram horas ouvindo coisas fascinantes sobre comportamento humano e descobrindo o quanto sou apaixonada por isso. Quando saí daquela aula, eu soube que tudo aquilo era muito mais do que uma atividade acadêmica. Foi uma lição que vou levar comigo pra vida.

Em relação aos seminários de liderança, devo dizer que me surpreendi positivamente. Muitas vezes, o senso comum relaciona liderança com autoritarismo. Sendo o líder aquele que deveria falar mais alto que todos os outros, mas é justamente o contrário. Lá em Notre Dame, eu aprendi que o líder é o que ouve mais. O líder tem empatia com o próximo, e consegue explorar as habilidades do seu grupo da melhor maneira possível. O líder faz com que todos do grupo se sintam empoderados o bastante para levantar a voz.

Como uma pessoa tímida, muitas vezes já pensei que não seria uma líder ideal. Apesar disso, apliquei para o ILED pra saciar essa vontade de aprender a como exercer o máximo de influência positiva possível na minha comunidade. Quando Notre Dame quebrou os estereótipos de um líder, eu me senti capaz para liderar também.

O summer program em Notre Dame significou muito mais que uma viagem, foi uma verdadeira imersão em diferentes culturas e novas experiências. Cada pessoa nova que cruzou o meu caminho contribuiu para enriquecer ainda mais com a vivência única que foram essas duas semanas.

Agradeço a todos que fizeram parte dessa história – Ismart, família, equipe Notre Dame e todos os amigos que conheci – levo vocês comigo no coração!