Skip to main content

“Desde sempre o Ismart Online me preparou com treinamento de redações, realizações de simulados, tanto presenciais como onlines, e ainda teve os reforços em Português e Matemática. Graças a tudo isso eu pude me preparar muito para a prova. Foi um grande desafio durante todo o percurso, porque o estudo online requer que você desenvolva uma certa disciplina e maturidade, mas eu sempre tentava dar o meu máximo em relação a isso”.

Aos 19 anos, o carioca Matheus Moreira acumula vitórias. Medalhista da Olimpíada Brasileira de Matemática por quatro edições (2013, 2015, 2017 e 2018), ele fala com orgulho de sua maior conquista até o momento: cursar Matemática Aplicada na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Morador da Cidade de Deus, comunidade da Zona Oeste do Rio de Janeiro, Matheus orgulha-se de sua trajetória acadêmica. Aluno da rede pública de Ensino do Rio de Janeiro desde o Ensino Fundamental, ele contou com uma ajuda inesperada – e valiosa – durante sua preparação para o Enem: o Ismart Online.

“Desde sempre o Ismart Online me preparou com treinamento de redações, realizações de simulados, tanto presenciais como onlines, e ainda teve os reforços em Português e Matemática. Graças a tudo isso eu pude me preparar muito para a prova”, relata.

Fazer parte do Ismart Online só aconteceu para Matheus por conta de uma professora, que lhe apresentou a plataforma e o incentivou a fazer a prova online.

“Eu nem imaginava que o Ismart Online existia na minha época do fundamental. Quando eu estava no 9°ano, uma professora me tirou da sala de aula e perguntou se eu gostaria de tentar participar de um projeto que ela achava muito bom. Eu aceitei e na mesma hora ela me levou pra sala de informática para prestar a prova online do processo seletivo. Foi aí que tudo começou”, ele explica.

Fazer parte do Ismart Online foi uma espécie de divisor de águas na vida escolar de Matheus. Ele, que sempre foi bom aluno, principalmente em Matemática, se viu, a partir do primeiro ano do Ensino Médio, tendo que se dividir entre a escola e as aulas online. E encarou o desafio.

“Foi um grande desafio durante todo o percurso, porque o estudo online requer que você desenvolva uma certa disciplina e maturidade, mas eu sempre tentava dar o meu máximo em relação a isso, fazendo meu modo de estudar meio bagunçado se encaixar com a regularidade de cadernos semanais”.

Organização e disciplina passaram a fazer parte da sua rotina de estudos. Mas outros aprendizados vieram além disso – e eles não estavam, necessariamente, ligados à disciplinas acadêmicas. Matheus passou a ter maior clareza em seus objetivos, a conhecer e entender melhor o que queria da vida, além de trabalhar em grupo, ter contato com outras realidades e se autoconhecer, desenvolvendo capacidades que nem mesmo ele sabia que tinha. Isso, segundo ele, é um ganho imensurável.

+ VEJA MAIS: Histórias de sucesso de alunos do Ismart

Com o Enem em mente, ele se dedicou aos estudos e o resultado foi a conquista da vaga no curso de Matemática, tornando-se, assim, o primeiro membro da família a cursar uma universidade federal.

“Durante muito tempo, dentro da minha casa, minha família só conseguia sorrir pra mim e dar parabéns o tempo todo. Todo o apoio e felicidade que eles demonstravam pelo estava acontecendo foi muito bom pra mim”.

Fã de esportes – apesar de não se considerar muito bom em vários deles – e de jogos, Matheus é daquelas pessoas que se divertem em tudo o que fazem nas horas de lazer. Estas, no entanto, estão cada vez mais raras por conta da rotina puxada na faculdade. Mas a empolgação com o curso de Matemática Aplicada compensa, segundo ele.

“Eu juntei uma coisa que eu gosto muito (a Matemática) com outra que pode me dar um futuro bom (o curso na UFRJ), em uma área que eu me sinto feliz. Cada dia mais eu penso nessa situação e me sinto cada vez melhor”.

Motivado, o foco de Matheus, atualmente, está totalmente voltado para a faculdade. Quando perguntado sobre planos para o futuro, ele não titubeia ao responder:

“No momento, estou focado na minha vida dentro da universidade. Pretendo aproveitar ao máximo todas as oportunidades que eu tiver para melhorar ainda mais”, finaliza.

Matheus Moreira