Skip to main content
Universitários

Duas semanas no Vale do Silício: a experiência da Larissa Fabião no Innovalab

18/02/2020março 30th, 2022No Comments

Batemos um papo com a Larissa Fonseca, que foi para o programa de férias do Inovalab e compartilha a experiência de duas semanas no Vale do Silício. Confira!

E aí, Larissa, conta mais sobre quem é você!
Oi gente, tudo bem? Eu sou a Larissa Fonseca, tenho 19 anos e atualmente curso Sistemas de Informação na USP. Estou aqui para falar sobre a maravilhosa experiência que tive no bootcamp de inverno da InnovaLab. Talvez você, assim como eu alguns meses atrás, não saiba o que é o Innovalab então bora começar com esse assunto!

O que é o Innovalab?
O Innovalab é um programa de férias que tem o objetivo de conectar jovens com a realidade do Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos. Dessa forma, eles podem compreender como a tecnologia impacta e irá impactar em nosso futuro.

E o que você pode conferir lá?
Eu pude não apenas ver o uso de tecnologias que nem imaginava que existiam, como drones capazes de te seguir funcionando na prática, mas também pude aprender como essas ideias estão mudando nossa realidade. Ao longo das duas semanas em que estive no Vale do Silício, com outros 11 jovens de idades entre 14 e 19 anos, visitei empresas como Google, Tesla, Autodesk e Amazon. Conversamos com diversos CEOs e outros profissionais especialistas em suas áreas: pesquisadores que dedicam sua vida à aplicação de métodos de modificação genética, mais conhecido como CRISPR.

Em todas as visitas, aprendemos muito sobre inovação em cada uma destas empresas, seja ao conversar com um dono de uma Startup de um site de babás que ficou famoso no Chile, ou até mesmo com uma das líderes de produção do sistema autônomos dos carros da Tesla. Aprendemos sobre como essas pessoas chegaram aonde estão, entendemos a tecnologia com que trabalham e conseguimos saber muito mais sobre todas as dificuldades encontradas no caminho para conquistar a carreira atual.

Participamos de alguns workshops sobre Design Thinking e Networking – dessa forma, exercitamos habilidades importantes para a sociedade atual e para criar um novo produto. Durante o programa, desenvolvemos um projeto de startup para apresentar ao final das duas semanas e, assim, praticar os conteúdos apreendidos durante os workshops.

O que foi mais interessante para você durante esta experiência?
Particularmente, uma das visitas que mais me interessou foi a oportunidade de conhecer o centro de produção da Tesla e conversar com a Coordenadora da área de Machine Learning dos carros. Como grande fã da marca, ver a forma inovadora com que estão criando um carro autônomo me motivou a pensar em formas diferentes de aplicar meu curso.

Um outro ponto muito interessante com relação ao programa é o fato de reunir estudantes de diferentes histórias e idades, o que possibilita uma troca de ideias. Acredito que aprendi muito com as pessoas que me acompanharam nesses dias e que também pude trocar ótimas experiências com todos.