Skip to main content

Para aprofundar ainda mais o estudo a respeito de altas habilidades e superdotação, indicamos o livro: “Altas Habilidades/Superdotação na Vida Adulta”, da doutora em Psicologia, Denise Rocha Belfort Arantes. Saiba mais!

Pesquisas recentes sobre a temática das altas habilidades e superdotação demonstram que a maioria das publicações na área estão voltadas para questões como identificação e atendimento dentro do contexto escolar.

Pensando nisso, a autora Denise Arantes decidiu abordar o tema sob uma nova perspectiva. O livro “Altas Habilidades/Superdotação na Vida Adulta – Modos de Ser e Trajetórias de Vida” traz uma visão mais ampla sobre o tema, abordando os aspectos emocionais e o desenvolvimento afetivo de pessoas superdotadas.

A obra analisa relatos de cinco pessoas, jovens e adultas, com altas habilidades/superdotação. O objetivo é reconstruir suas trajetórias de vida e recontar, sob a ótica dos entrevistados, momentos relacionados à descoberta do diagnóstico, o período de escolarização, as relações familiares, afetivas e sociais, bem como o entendimento deles sobre este fenômeno.

“Utilizo o referencial teórico de Marion Milner, para auxiliar na compreensão do modo como lidam com sua criatividade e como isto influencia em suas pessoalidades. Baseei-me no método fenomenológico, que permitiu extrair as unidades de significado presentes nas entrevistas realizadas, para posterior discussão psicanalítica”, explica a autora.

Esta obra traz uma compreensão do conceito de altas habilidades/superdotação pelo olhar da psicologia, especialmente a psicanálise. Ela pode ser lida e estudada por profissionais da psicologia e da educação, que pretendam compreender os modos de ser dessas pessoas, que apesar de possuírem um diagnóstico em comum, são entendidas em sua complexidade e individualidade.

Denise Rocha Belfort Arantes é doutora em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, mestre em Psicologia Clínica, especialista em Psicologia Clínica e Hospitalar e em Educação Especial para Dotados e Talentosos. Ela também é parceira do Ismart e participa do nosso processo seletivo desde 2013, além de ter elaborado o nosso Guia Prático para Identificação de Talentos.

Para mais informações sobre o livro, basta acessar o site da editora: https://www.jurua.com.br/