Skip to main content
BlogInformativo EducadoresProjeto Ismart Online

Palavra do Especialista – Viviane Machado

Durante a quarentena, o ISMART Online está aberto para todo os alunos da rede pública! Conversamos com a gerente Viviane Machado para saber mais sobre o funcionamento da plataforma durante este período.

 

Todos concordamos que pandemia do Covid-19 não pode impedir que os jovens continuem aprendendo e se desenvolvendo, não é?

Visando diminuir o impacto da falta de aulas durante este período de quarentena, a nossa plataforma de estudos pela internet está com acesso liberado a todos os estudantes até o dia 30 de junho.

Com o Ismart Online, os alunos têm acesso a conteúdos e exercícios exclusivos para estudar em casa. Desde 2014, quase 3 mil alunos já passaram pelo projeto e, atualmente, já são mais de 1.500 alunos ativos!

Segundo a gerente do Ismart Online Viviane Machado, a plataforma está aberta desde o dia 06/03, onde os cursos de Linguagem e Matemática podem ser acessados por todos os alunos da rede pública, do 8º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Assim, alunos de todo o Brasil vão ter a oportunidade de estudar através dos conteúdos acadêmicos do Ismart Online.

Conversamos com a Viviane para saber mais sobre esta nova iniciativa da plataforma e também sobre sua metodologia. Confira a entrevista:

  1. O que é exatamente o Ismart Online e qual é o seu principal objetivo?

O Ismart Online é o projeto de educação a distância do Ismart. Ao participar do Ismart Online, os alunos seguem estudando em suas escolas regulares, em sua grande maioria pública, e consomem os conteúdos do projeto de maneira complementar.

O projeto tem o objetivo de identificar jovens talentos e formar alunos protagonistas, que saibam se expressar, com melhor desempenho acadêmico e que querem se preparar para a busca por melhores oportunidades de ensino, tanto no Ensino Médio, quanto na Universidade.

Os alunos têm acesso a uma plataforma de estudos online, realizam missões em equipe e participam de eventos formativos inspiradores.

  1. Como é a metodologia do Ismart Online e que tipo de material de estudo podemos encontrar nessa plataforma?

O Ismart Online apresenta um formato único de EAD para a educação básica! – do 8º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio.

É um modelo híbrido com diferentes atividades na plataforma, como: Linguagens, Matemática, Redação e Missões. São atividades desafiadoras que utilizam metodologia de projetos com foco no desenvolvimento de competências socioemocionais. Também temos as formações presenciais, que acontecem quatro vezes ao ano.

Contamos com tutores que acompanham os alunos no dia a dia do projeto e monitores nos cursos da plataforma para tirar todas as dúvidas dos alunos.

Alunos do Ensino Médio contam com projetos de orientação profissional para escolha assertiva de carreira e acompanhamento especial na jornada de vestibulares. Alunos do Ensino Fundamental contam com orientação exclusiva para conquista de melhores oportunidades no ensino médio, incluindo acompanhamento durante o processo seletivo do Bolsa Talento.

A plataforma utilizada pelo Ismart Online é a Canvas LMS, totalmente customizada pelo Ismart,  possibilitando uma experiência de aprendizado mais intuitiva e conectada. Canvas está em mais de 2 mil instituições de ensino, incluindo sete das oito Universidades “Ivy League” americanas, como a universidade de Harvard.

  1. Que resultados relevantes do Ismart Online podemos destacar até agora?

Temos 89% de alunos aprovados no vestibular de 2020, além de 83% de alunos aprovados em melhores oportunidades para o Ensino Médio. Ou seja, alunos aprovados em processos seletivos para escolas, públicas e privadas, de maior desempenho.

  1. Para você, qual é a importância de ter uma plataforma online para estudar, principalmente agora com essa pandemia mundial que estamos vivendo? Que vantagens e benefícios o Ismart Online oferece para os alunos?

O Ismart Online possibilita que jovens talentos tenham acesso a um conteúdo acadêmico complementar ao que ele aprende em sua escola pública regular, o que permite o reforço escolar e aumento de desempenho desses jovens. Tudo isso da sua casa e no seu tempo, pois as atividades da plataforma são 100% online.

Além disso, o projeto oferece o conteúdo exclusivo das Missões, atividade que busca o desenvolvimento de competências socioemocionais desses jovens. Fazer parte do Ismart Online é participar de uma jornada composta por muitos aprendizados e oportunidades de interagir com a rede Ismart.

  1. Que dica você daria para os alunos se organizarem melhor para estudar os conteúdos do Ismart Online?

Estudar online não é fácil! Requer organização, muita disciplina e protagonismo. Por isso, orientamos nossos alunos a definir seus sonhos grandes e, a partir deles, organizar e executar uma rotina diária de estudos, se mantendo motivados na realização das atividades e na superação de desafios.

Como se inscrever no Ismart Online

Agora que você já sabe tudo sobre o Ismart Online, separamos todas as informações necessárias para que você auxilie seus alunos a acessarem a plataforma e começarem a estudar.

O primeiro passo é acessar o site: https://www.ismart.org.br/ismartonline_quarentena/. Lá o aluno terá que selecionar a série em que está e depois marcar que é aluno da rede pública.

Após isso, ele será direcionado para uma página do Canvas, onde deverá colocar o seu e-mail, nome completo e marcar a opção: ‘eu sou um novo aluno’. Em seguida, ele será redirecionado para outra página, onde a matrícula será confirmada. Depois, é só acessar o link que será enviado para o e-mail do aluno, para criar uma senha de acesso ao curso.

Em caso de dúvidas, neste mesmo site o aluno poderá assistir a um vídeo com o tutorial completo de como se inscrever.