Skip to main content
BlogInformativo Educadores

#Mundo Educação – Plataformas e iniciativas de estudos durante a pandemia do Coronavírus

Que tal conhecer outras plataformas e iniciativas para contribuir ainda mais com os estudos dos seus alunos e enfrentarmos juntos o Coronavírus? Separamos algumas opções!

Manter os alunos disciplinados e concentrados nos estudos em casa pode ser uma tarefa muito difícil! Por isso, é muito importante termos diversas possibilidades de ferramentas e atividades para incentivá-los.

Pensando nisso, trouxemos outras dicas de plataformas e iniciativas para ajudar a incrementar os estudos dos alunos durante a quarentena. A primeira delas é o projeto Aprendendo Sempre, formado por um coletivo de organizações sociais. Esta plataforma reúne uma curadoria de conteúdos e soluções gratuitas para apoiar gestores educacionais, professores e famílias.

São ferramentas com conteúdos pedagógicos alinhados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), documento que mostra quais são as aprendizagens essenciais para todos os estudantes brasileiros. Além disso, há tecnologias que viabilizam a preparação e a transmissão de aulas online, assim como recomendações para o bom uso delas.

Eles também disponibilizam uma agenda de eventos, cursos, webinários e outras atividades de formação e troca de informações online.

Outra plataforma se chama Juntos na Educação. Ela nasceu de um movimento de Ed Techs, que são startups dedicadas a desenvolver soluções para a educação.

Neste projeto, são disponibilizados gratuitamente produtos e ferramentas para apoiar os alunos que estão fora da escola e auxiliar o estudo remoto, como por exemplo: um aplicativo de conteúdo educativo infantil, uma plataforma de leitura digital, videoaulas e até conteúdos via WhatsApp. Além disso, eles também estão divulgando a nossa plataforma do Ismart Online.

Por fim, a Sincroniza Educação e outros educadores experientes em metodologias ativas e integração de tecnologia na educação estão na iniciativa “Professor Presente”, uma plataforma virtual de mentoria para educadores!

A iniciativa propões um espaço de professor para professor, que participam voluntariamente para elucidar dúvidas referentes à tecnologia, estratégias e boas práticas, visando enfrentar juntos este desafio de fazer a transposição do ensino presencial para o on-line.

No site de todos os projetos, você tem acesso a maiores informações sobre como utilizá-los. Vale a pena conferir!