Skip to main content
Deixe sua MarcaInformativo Educadores

Altas Habilidades/Superdotação – Conheça nosso Guia Prático!

O tema altas habilidades está bastante em alta graças ao quadro “Pequenos Gênios” do Caldeirão do Huck. Você já conhece nosso Guia Prático? É uma importante ferramenta que você pode usar para a identificação desses talentos na sua escola.

 

O quadro “Pequenos Gênios” do Caldeirão do Huck está fazendo grande sucesso! Graças a ele, o público está tendo a oportunidade de conhecer diversas crianças com altas habilidades de aprendizado.

Aqui no Ismart, o tema altas habilidades e superdotação sempre foi bastante frequente! E para ajudar os professores a identificar esses jovens, elaboramos o nosso Guia Prático para Identificação de Talentos Acadêmicos.

O guia foi escrito em conjunto com 11 educadores parceiros do instituto e duas pesquisadoras de referência da área: as Doutoras Denise Arantes e Cristina Delou. A ideia é ajudar os professores a percorrer o caminho do Processo Seletivo Ismart junto com seus alunos. O material conta com informações conceituais sobre altas habilidades/superdotação, explicações detalhadas sobre quem são os jovens com o perfil do Ismart e dicas práticas para cada uma das etapas do processo de seleção.

O guia apresenta ainda depoimentos de professores, coordenadores e diretores com experiência na indicação e aprovação de candidatos para as oportunidades do Ismart.

Procuramos jovens inteligentes, esforçados e que buscam realizar os seus sonhos. E vocês, educadores da rede pública, são essenciais para identificar esses estudantes com o perfil esperado pelo Ismart.

São vocês que enxergam o brilho nos olhos dos alunos, que percebem quem está sempre em busca de leituras e exercícios extras e que identificam quem persiste em aprender os conteúdos mais complexos.

Portanto, não deixe de conferir o nosso guia, ele pode te ajudar ainda mais a identificar os talentos dentro da sua escola. Para acessá-lo, basta fazer o download neste link: https://www.ismart.org.br/guia-educadores/

Disponibilizamos também um bate papo com uma das autoras do Guia e hoje Coordenadora  Geral de Políticas, Regulação e Capacitação de Profissionais para Educação Especial do MEC, Cristina Delou. Ela explica como o educador pode usar a ferramenta em sala de aula. Confira: