Skip to main content
BlogInformativo Educadores

#MundoEducação – Conheça três plataformas online com soluções inovadoras para a educação

23/06/2020maio 20th, 2024No Comments

É sempre bom poder contar com ferramentas que auxiliam o nosso trabalho, não é? Pensando nisso, separamos três plataformas interessantes que podem contribuir com os profissionais da educação. Confira!

Quem é professor sabe da necessidade de estar sempre se atualizando, estudando e compartilhando experiências com outros colegas da profissão. E quando o assunto é educação, cada vez mais podemos contar com a internet para nos trazer ferramentas úteis e ajudar a complementar o trabalho dos educadores.

Neste momento, em que muitas escolas precisaram adotar o ensino à distância, essas plataformas se tornam ainda mais favoráveis. Pensando nisso, separamos três dicas de ferramentas virtuais interessantes.

A primeira delas é a SerProf, uma comunidade online que conecta professores de todo o Brasil com o objetivo de refletir sobre suas próprias necessidades pedagógicas, se desenvolver profissionalmente, ter acesso a conteúdos de relevância e trocar experiências reais. A plataforma é gratuita e contribui com a inovação da educação à distância através de discussões, aprendizados e reflexões sobre esse universo, com conteúdos quinzenais exclusivos.

A SerProf foi nossa parceira no Encontro com Educadores e se você já fez o cadastro para assistir o evento pode continuar acessando com o mesmo login e senha. Quem não fez, pode realizar seu cadastro no site, clicando aqui.

A outra dica é a plataforma Conviva Educação, um sistema de gestão gratuito voltado ao dirigente municipal de educação e às equipes técnicas das secretarias. Ele foi fundado por iniciativa da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e conta com o apoio de dez instituições e fundações parceiras.

No final de 2019, 92% dos municípios do país estavam cadastrados e 2.248 Secretarias Municipais de Educação tiveram acesso mensal aos conteúdos, ferramentas e áreas de trocas de experiências da plataforma. Para mais informações e cadastro, acesse o site oficial.

A última dica é da plataforma Professor Presente, um espaço virtual de mentoria voluntária para educadores. Lá, os professores participam voluntariamente para tirar dúvidas referentes à tecnologia, estratégias e boas práticas, para enfrentar juntos o desafio de fazer a transposição do ensino presencial para o online.

Para agendar atendimento, basta acessar o link, escolher a data e a hora e completar o formulário com o seu nome e a dúvida. O atendimento será feito via Hangouts na data e hora escolhidas. Confira em: bit.ly/professorpresente.

 Dica extra do Ismart

Se você conhece algum estudante com essas características, indique-o no Processo Seletivo Ismart que está com as inscrições abertas. Podem concorrer a bolsas de estudo  alunos do 7º ou 9º ano do ensino fundamental, que residam nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São José dos Campos (SP), Cotia (SP) ou Sorocaba (SP). A inscrição para qualquer um dos três programas (Alicerce, Bolsa Talento ou Ismart Online), pode ser feita gratuitamente pelo site.