Skip to main content
BlogInformativo Educadores

#MundoEducação – Conheça três plataformas online com soluções inovadoras para a educação

É sempre bom poder contar com ferramentas que auxiliam o nosso trabalho, não é? Pensando nisso, separamos três plataformas interessantes que podem contribuir com os profissionais da educação. Confira!

Quem é professor sabe da necessidade de estar sempre se atualizando, estudando e compartilhando experiências com outros colegas da profissão. E quando o assunto é educação, cada vez mais podemos contar com a internet para nos trazer ferramentas úteis e ajudar a complementar o trabalho dos educadores.

Neste momento, em que muitas escolas precisaram adotar o ensino à distância, essas plataformas se tornam ainda mais favoráveis. Pensando nisso, separamos três dicas de ferramentas virtuais interessantes.

A primeira delas é a SerProf, uma comunidade online que conecta professores de todo o Brasil com o objetivo de refletir sobre suas próprias necessidades pedagógicas, se desenvolver profissionalmente, ter acesso a conteúdos de relevância e trocar experiências reais. A plataforma é gratuita e contribui com a inovação da educação à distância através de discussões, aprendizados e reflexões sobre esse universo, com conteúdos quinzenais exclusivos.

A SerProf foi nossa parceira no Encontro com Educadores e se você já fez o cadastro para assistir o evento pode continuar acessando com o mesmo login e senha. Quem não fez, pode realizar seu cadastro no site, clicando aqui.

A outra dica é a plataforma Conviva Educação, um sistema de gestão gratuito voltado ao dirigente municipal de educação e às equipes técnicas das secretarias. Ele foi fundado por iniciativa da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e conta com o apoio de dez instituições e fundações parceiras.

No final de 2019, 92% dos municípios do país estavam cadastrados e 2.248 Secretarias Municipais de Educação tiveram acesso mensal aos conteúdos, ferramentas e áreas de trocas de experiências da plataforma. Para mais informações e cadastro, acesse o site oficial.

A última dica é da plataforma Professor Presente, um espaço virtual de mentoria voluntária para educadores. Lá, os professores participam voluntariamente para tirar dúvidas referentes à tecnologia, estratégias e boas práticas, para enfrentar juntos o desafio de fazer a transposição do ensino presencial para o online.

Para agendar atendimento, basta acessar o link, escolher a data e a hora e completar o formulário com o seu nome e a dúvida. O atendimento será feito via Hangouts na data e hora escolhidas. Confira em: bit.ly/professorpresente.