Skip to main content

Nascida em Xodó Marize, bairro às beiras de um córrego a céu aberto na periferia de Belo Horizonte, Yasmin Rodrigues sempre foi inspirada pelas mulheres de sua família a correr atrás de seus sonhos.

A mineira estudou todo o ensino fundamental em escolas da rede pública de ensino, e diz sempre ter tido a percepção da educação como algo transformador da realidade social, por isso, aprendeu inglês sem nenhum curso de idiomas, e fez diversas seleções para o ensino médio, dentre elas, a do ISMART.

Yasmin ingressou no ISMART em janeiro de 2018 no projeto Bolsa Talento: “O ISMART era a oportunidade que faltava para que eu pudesse realizar meu sonho de uma educação de excelência e mudar de vida. Depois de um desafiador processo seletivo, fui aprovada e ingressei no 1º ano do Ensino Médio no Colégio Bernoulli, um dos mais bem avaliados da minha cidade, com bolsa integral”, relata.

Ela sempre se destacou por sua constante busca por atividades complementares e seu engajamento em ações de protagonismo juvenil. A aluna é ativista do Mapa Educação, um movimento cuja missão é levar uma educação de qualidade para todos os brasileiros. Ela também compõe o grupo de voluntários do Greenpeace para promover ações relacionadas à preservação do meio ambiente. Já em sua comunidade escolar, é co-fundadora do Jornal Edson Luís, onde hoje é coordenadora e redatora na seção de Ciência e Tecnologia.

Além disso, conquistou uma bolsa no Programa de Iniciação Científica Decola Beta (PICBD) e foi convidada para apresentar seu projeto de pesquisa na “Experiência Beta”, evento que aconteceu em Porto Alegre, em 2019. Yasmin já participou de Congressos e Feiras de Ciências, teve participação ativa em diversas simulações da ONU, participou da estruturação do Grêmio Estudantil de sua escola e realizou um curso de verão na área de Ciências Biológicas na Stanford University, Califórnia.

Confira aqui o relato completo da experiência de Yasmin na Stanford University!

Yasmin sempre teve grande interesse pela ciência, e sua trajetória educacional fez com que ela soubesse exatamente qual o seu sonho grande: fazer graduação de Bioquímica e Biofísica Molecular nos Estados Unidos e se tornar uma reconhecida cientista.

Participar do curso em Stanford me permitiu dar vários passos em direção à realização do meu sonho grande, pois fiz conexões com professores e pesquisadores internacionais, conheci os laboratórios onde coisas incríveis já foram feitas e adquiri conhecimentos para a vida toda. Eu acredito verdadeiramente que meninas e mulheres também podem fazer ciência e o talento se distribui por todas as classes sociais, incluindo as mais pobres. Por isso, o incentivo a essas pessoas, que foram privadas de acesso à educação por tanto tempo, deve acontecer. Na periferia, oportunidades como essa são muito raras.”.

Hoje em dia, Yasmin participa de um curso preparatório para estudar nos Estados Unidos, ofertado pelo ISMART, no qual alunos com reconhecido destaque participam. Além disso, a aluna está desenvolvendo, junto com um colega, sessões informativas para auxiliar alunos novatos do ISMART que também tem o sonho de estudar fora do país.

Yasmin é uma aluna competente e apresenta muita determinação para alcançar seus objetivos, além de um visível potencial de crescimento em direção a um futuro brilhante! E tudo isso apenas com 17 anos…