Skip to main content
Informativo Educadores

#MUNDOEDUCAÇÃO – 10/08 – Dia Internacional da Superdotação

Você sabia que 10 de agosto é o Dia Internacional da Superdotação? Para comemorar esta data, separamos duas dicas de lives super interessantes que vão abordar este tema.

O Dia Internacional da Superdotação foi celebrado pela primeira vez em agosto de 2011, no evento World Conference, promovido pelo World Council for Gifted and Talented Children (WCGTC), o Conselho Mundial para Crianças Superdotadas e Talentosas. Desde então, diversos eventos foram feitos para celebrar a data e debater este tema tão importante e ainda pouco difundido no Brasil.

Este ano, teremos dois grandes eventos online em comemoração à data. Um deles é a Jornada Pedagógica da Educação Inclusiva, que terá como tema central os desafios e as possibilidades do século XXI.

A jornada acontecerá entre os dias 10 a 13 de agosto, porém, as inscrições são exclusivas para os profissionais da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, que podem se inscrever até o dia 09/08 neste formulário: https://forms.gle/UPNLAZDu9DsohDwx8. Haverá distribuição de certificados.

Demais interessados podem participar gratuitamente através da transmissão que será realizada para todos os públicos pelo canal da Multirio no Youtube, no seguinte endereço: https://www.youtube.com/user/MULTIRIOSME

Em caso de dúvidas, faça contato pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone (21) 2234-8709.

O outro evento é a Semana Alusiva ao Dia Internacional da Superdotação 2020, que acontecerá nos dias 10 a 15 de agosto às 19h30 no canal do Youtube: https://www.youtube.com/funadparaiba. Confira a programação:

Dia 10/08: Tema: Do processo de identificação à confirmação dos estudantes com altas habilidades e superdotação. Convidada: Angela Virgolim.

Dia 11/08: Tema: Aspectos socioemocionais e comportamentais dos indivíduos com AH/SD. Convidado: Guilherme Stanford.

Dia 12/08: Tema: Contribuições da neuropsicologia em relação às altas habilidades e superdotação. Convidada: Émille Burity.

Dia 13/08: Tema: A tecnologia a favor do desenvolvimento dos estudantes com altas habilidades ou superdotação. Convidada: Izabelly Dutra.

Dia 14/08: Tema: A trajetória materna: de mestre a aprendiz. Convidada: Elvira Drummond.

 Dia 15/08: Tema: Legislação e políticas educacionais para alunos com AH/SD. Convidada: Cristina Delou.