Skip to main content

Já saiu o resultado da prova online! Saiba como acessar a lista dos aprovados e confira as principais informações sobre a segunda etapa do nosso processo seletivo.

O resultado da primeira etapa do Processo Seletivo Ismart já está disponível. Nosso sistema ainda está em fase de atualização, que será finalizada até dia 10/08, porém, você já pode conferir os alunos aprovados clicando aqui.

Para maior segurança dos nossos candidatos, a segunda etapa, que seria a prova presencial, será substituída por uma prova digital com monitoramento. Serão 20 questões de Português, 40 questões de Matemática e mais um formulário de perfil pessoal. Este último não exige nenhum conteúdo de estudo específico.

A prova digital acontecerá no dia 13/09 e será dividida em dois horários:

  • De 8h às 13h: Projeto Alicerce Presencial e Online (7º ano);
  • De 13h às 18h: Projeto Bolsa Talento Presencial e Online (9º ano).

Cada candidato terá o tempo máximo de 3h30min para concluir a prova, desde que não ultrapasse o horário de término. Ou seja, os candidatos devem iniciar e concluir a etapa dentro deste intervalo.
Há ainda uma tolerância de até 1 hora caso haja problemas de conexão, dentro do intervalo estabelecido.

Para fazer a prova digital, alguns itens são obrigatórios:

  • O candidato deve estar em um ambiente sozinho e tranquilo;
  • Deverá ter um dispositivo que tenha acesso à internet, como computador, celular ou tablet;
  • O dispositivo precisa ter câmera e microfone ativos e funcionando;
  • O candidato deve ficar com o rosto em frente para a câmera durante todoo período da prova;
  • Deverá ter aproximadamente 3h30min disponíveis para fazer a prova;
  • Ter um documento oficial de identificação do candidato.

Recomendamos aos educadores que auxiliem seus alunos, caso algum deles não tenha acesso à internet ou algum dispositivo obrigatório em casa. O seu apoio pode fazer toda a diferença!

Os conteúdos programáticos para os candidatos se prepararem para as provas de Português e matemática estão disponíveis no regulamento atualizado aqui. Indicamos, ainda, provas anteriores do Processo Seletivo ISMART, simulados da OBMEP e atividades que exercitem a leitura, interpretação de texto e raciocínio lógico. Veja as nossas dicas aqui.

Além disso, orientem seus alunos para que se mantenham calmos no dia da prova e se preparem adequadamente. Durante o exame, eles não podem portar nenhum tipo de equipamento eletrônico ou acessórios, como fones de ouvido, chapéus e bonés, calculadora, etc. Todos os candidatos serão monitorados pela câmera e pelo microfone de seus dispositivos.

Entre os dias 25/08 e 10/09 haverá o processo de confirmação da participação na etapa e um simulado, para que os candidatos testem todos os recursos e se preparem para a prova. Fiquem atentos que enviaremos novas informações sobre essa etapa por e-mail!

Em breve divulgaremos, aos alunos, educadores e responsáveis, materiais exclusivos sobre cada uma destas atividades e faremos Lives com mais informações da prova digital.