Blog

Perguntas e respostas sobre a PROVA DIGITAL!

08/09/20

Separamos as principais perguntas e respostas sobre a PROVA DIGITAL. Vem ver!

INTERNET E COMPUTADOR

É obrigatório acesso à internet para fazer a prova?
Sim. A prova é online, portanto, é necessário o acesso à internet. Quem não tiver internet em casa, pode pedir ajuda a familiares, amigos e professores. A velocidade de internet recomendada é de, no mínimo, 1 Mbps.

É possível fazer a prova pelo celular?
Sim. É possível fazer a prova pelo celular, desde que ele tenha acesso à internet, além de câmera frontal e microfone funcionando.

O que o computador precisa ter para a realização da prova?
Assim como o celular, o computador também precisa ter acesso à internet, câmera e microfone funcionando.

Posso fazer a prova em um ambiente externo, utilizando wi-fi público?
Não é permitido fazer a prova em ambientes externos. O candidato deve estar em um local tranquilo e completamente sozinho no momento do exame.

Posso acessar outros sites na internet enquanto faço a prova?
Não! Durante a prova, os candidatos não podem acessar outros sites e nem podem abrir novas abas ou mudar de navegador. O único site aberto deve ser o da prova.

Minha internet caiu. Posso abandonar a prova e fazer outro dia?
Não haverá segunda chamada. Em casos de desconexões, os candidatos devem se reconectar e continuar sua prova, que estará disponível de 08h até 13h para o projeto Alicerce (7º ano) e de 13h até 18h para o projeto Bolsa Talento (9º ano). Por isso, não há necessidade de abandonar a prova.

 

ORIENTAÇÕES PARA O DIA DA PROVA

Com quanto tempo de antecedência será enviado o link de acesso?
A prova será feita no mesmo site do simulado. No dia e horário da prova, basta fazer o login na área do candidato para liberar as questões.

Como deve ser o ambiente para realizar a prova?
O ambiente da prova deve ser tranquilo e silencioso. Além disso, é  indispensável que o candidato fique sozinho no local da prova.

A conexão com a internet caiu ou ocorreu algum problema durante a prova. O que fazer?
Se a internet cair, é importante que o candidato se reconecte o mais rápido possível para continuar sua prova, que estará disponível de 08h até 13h para o projeto Alicerce (7º ano) e de 13h até 18h para o projeto Bolsa Talento (9º ano). Caso aconteça outro problema, peça ajuda pelo e-mail: suporte@primeiraescolha.com.br

É possível ir ao banheiro ou beber água durante a prova?
Sim, teremos um botão de pausa entre as questões, mas o cronômetro continuará rodando. Evite demorar muito nas pausas para não perder tempo de prova.

A conexão com a internet caiu ou ocorreu algum problema durante a prova. O que não poderei fazer?
Não é permitido fazer a prova em outro dia ou horário. O candidato também não pode abandonar o local de prova e nem chamar outras pessoas para ajudar.

Me atrasei para começar minha prova. E agora?
Atrasos não serão permitidos, se programe para começar a prova no horário determinado para a sua categoria.

Perdi o horário da prova, posso fazer outro dia?
O candidato que não fizer o exame na data e horário determinados será automaticamente desclassificado. Evite imprevistos ou esquecimentos: comece a se preparar pelo menos 1 hora antes do início da prova.

Precisei parar a prova, mas esqueci de apertar o botão de pausa. E agora?
Não é permitido se ausentar da frente da câmera, a não ser que tenha pausado a prova no sistema. É obrigatório manter o rosto detectável ao longo de todo o exame. Caso contrário, o candidato será desclassificado.

 

APOIO DE EDUCADORES E FAMILIARES

Como os educadores podem apoiar os candidatos?
Esclarecendo dúvidas, dando dicas de materiais de estudo ou até mesmo ajudando a providenciar um ambiente com internet para aqueles que não tiverem em casa.

Como os responsáveis podem ajudar?
Os responsáveis podem apoiar os candidatos nos estudos e tranquilizá-los no dia do teste. Além disso, devem autorizar o início da prova e sair do ambiente quando o teste começar.

O que educadores e responsáveis não devem fazer?
Não interromper e nem permitir que outras pessoas interrompam os candidatos. Também não devem conversar com o aluno na hora da prova, mesmo se estiverem em outro ambiente.

 

SEGURANÇA E CONFIABILIDADE

Quais ferramentas serão utilizadas para garantir a segurança dessa prova?
Para garantir que o processo aconteça corretamente, será feito um monitoramento dos candidatos através do microfone e da câmera. Além disso, nenhuma prova é igual a outra; cada prova é totalmente personalizada para o candidato.

A prova remota é tão segura quanto a presencial?
Sim, a prova online tem o mesmo nível de segurança que a prova presencial. O ISMART conta com ferramentas especiais para verificação de problemas e fraudes.

É permitido utilizar máscara para fazer a prova?
Não é permitido usar máscara ou qualquer outro acessório no rosto e na cabeça, como: bonés, gorros, viseiras e fones plugados no ouvido. É obrigatório manter o rosto detectável pela câmera durante todo o tempo de prova.

Serei filmado e gravado durante a prova remota?
Sim! Precisamos fazer este monitoramento para evitar comportamentos inadequados durante a prova. Essas imagens serão usadas apenas durante o exame e não serão divulgadas de forma alguma.

 

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

Quanto preciso acertar para passar na prova?
O ISMART classifica os candidatos de acordo com os critérios do instituto e com o número de vagas oferecidas. São critérios próprios de aprovação e desempenho, que também dependem da disponibilidade de vagas em cada cidade.

É possível solicitar revisão da prova?
Conforme o regulamento, não será possível pedir revisão de prova.

Como vejo minha nota da prova digital?
O ISMART não divulga as notas dos candidatos, apenas o resultado final com os aprovados.

Quando e onde serão divulgados os resultados?
O resultado da prova remota será divulgado no site do ISMART no mês de setembro de 2020.

Newsletter

Cadastre-se para receber novidades sobre o Ismart.