Skip to main content
BlogDeixe sua MarcaInformativo Educadores

#PalavradoEspecialista – Confira os melhores momentos do nosso Encontro com Educadores!

O 14º Encontro Ismart com Educadores da Rede Pública foi um sucesso! Nesta edição abordamos diferentes aspectos do tema Altas Habilidades/Superdotação. Veja como foram os painéis e saiba como ter acesso aos materiais apresentados.

Este ano, tivemos a segunda versão online do nosso Encontro com Educadores! O tema desta edição foi Altas Habilidades/Superdotação: identificação, desafios e práticas para o professor desenvolver estudantes do fundamental II no ensino remoto.

Foram quatro painéis com convidados muito especiais. Confira um compilado de cada um deles:

  • Painel 1: Altas Habilidades/Superdotação: aspectos gerais e identificação em tempos de ensino remoto.

Neste painel, contamos com a presença de duas especialistas do ConBraSD:

  • Cristina Delou: Psicóloga, Doutora em Educação (PUCSP) e professora da Universidade Federal Fluminense (UFF).
  • Christina Cupertino: Doutora em Psicologia (PUCSP) e Coordenadora do Núcleo Paulista de Atenção à Superdotação (NPAS).

Ambas falaram sobre as características de estudantes com altas habilidades e como identificar esses sinais durante o ensino remoto. Este painel também foi o primeiro encontro da nossa formação em Altas Habilidades/Superdotação. Falaremos mais sobre ela logo abaixo, no próximo tópico da newsletter.

 

  • Painel 2: Com a palavra, os alunos Ismart: determinação, superação e conquistas de jovens com altas habilidades na jornada Ismart.

Neste painel, apresentamos o Programa de Desenvolvimento Ismart e nos inspiramos com as conquistas de alguns dos nossos jovens talentos, que, em meio a tantos desafios, foram aprovados em universidades conceituadas do Brasil e do mundo!

Bianca Inocêncio foi uma delas. Moradora do extremo sul de São Paulo, ela foi aluna da Escola Estadual Jardim Moraes Prado II e bolsista do Projeto Alicerce. Atualmente, foi aprovada no curso de Ciências Econômicas e Sociais na Università Bocconi, na Itália.

 

  • Painel 3: Com a palavra, o professor: encarando os desafios e ampliando oportunidades para estudantes com altas habilidades/superdotação.

Neste painel, conhecemos três educadoras da rede pública engajadas com a preparação de estudantes para boas oportunidades, dentre elas, o Processo Seletivo Ismart.

Uma das profissionais que conversamos foi a coordenadora do Setor de Orientação Educacional da Secretaria de Educação e Cultura de São José dos Campos, Ana Carolina Faria. Ela conta que conheceu o Ismart em 2011 e que é muito gratificante acompanhar a mudança de vida dos alunos aprovados no processo seletivo.

“Acompanhar todo esse processo, ver o envolvimento das famílias e a mudança de vida das meninas e dos meninos que são aprovados é o que mais move a gente a divulgar todo o processo seletivo”, diz. Ela destaca que ano passado, mesmo com os desafios da pandemia, conseguiu inscrever 1.833 alunos no Processo Seletivo Ismart.

 

  • Painel 4: Conexão e Transformação: metodologias e ferramentas de ensino remoto para apoiar professores no desenvolvimento de estudantes com altas habilidades/superdotação.

Neste painel, tivemos três convidados. A primeira delas foi Lívia Felizardo, que é especialista em Inovação em Gestão de EAD, Head de Cursos Livres da Xpeed e cofundadora do projeto Mais Educação Menos Distância. Ela falou sobre transformação digital e educação.

O segundo convidado foi José Moran, que é professor, doutor em Comunicação e autor de livros sobre tecnologias digitais e educação a distância. Ele falou sobre metodologias ativas e plataformas digitais que contribuem com o ensino remoto, deixando as aulas mais atrativas e estimulantes para os alunos.

Nossa terceira convidada foi Mariana Monteiro, que é Diretora Executiva do Ismart. Ela falou sobre os benefícios do Ismart Online, nosso programa de estudos remoto e de suplementação para alunos com altas habilidades e superdotação. Em oito anos de existência, o Ismart Online já beneficiou 1.390 alunos. Em 2020, 90% dos alunos cadastrados no projeto foram aprovados no vestibular.

 

Quer ter acesso aos materiais apresentados em cada painel? Então, é só clicar aqui e você pode fazer o download de todos os materiais que tiver interesse.

 E se você não conseguiu participar do nosso encontro, não se preocupe! É possível assistir todos os painéis na íntegra no nosso canal do Youtube. Seguem os links de cada painel:

Painel 1

Painel 2

Painel 3

Painel 4