Skip to main content

O Processo Seletivo Ismart está aberto – até 17 de junho – nas cidades de Belo Horizonte, Cotia, Rio de Janeiro, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba, com vagas para alunos do 7º e 9º ano. 

Já se inscreveu mas ainda está com dúvidas de como se preparar? Para início de conversa, é bom lembrar que o Processo Seletivo Ismart é composto de cinco etapas, todas eliminatórias: teste online, prova digital, análise socioeconômica, entrevistas individual e familiar e dinâmica de grupo. 

Se você gosta de aprender e quer transformar sua própria história, seu lugar é com a gente. O Processo Seletivo Ismart é anual e busca encontrar jovens talentos esforçados, e, o principal, com brilho nos olhos e vontade de transformar a realidade. Sabe aquela vontade de devorar o mundo e aproveitar as oportunidades ao máximo na busca da realização de seus sonhos? Pois bem, se você é um desses estudantes, já é meio caminho andado no Processo Seletivo Ismart.

Atenção às etapas do processo Seletivo Ismart – Faça o teste online até 17/06!

Após preencher seus dados para a inscrição, a primeira etapa do Processo Seletivo Ismart é o teste online. Composto por 12 questões objetivas de português e 12 questões objetivas de matemática, elaboradas considerando as habilidades e o conteúdo programado para a série em curso. É importante ter as condições adequadas para realizar o exame e se dedicar pelo menos 1h30 para preencher todo o cadastro e responder às questões. Lembrando que a inscrição só será concluída com a finalização do teste.

Caso a sua conexão não seja estável ou tenha qualquer outro problema, vale combinar com vizinhos, colegas ou parentes para ter um plano B e realizar essa etapa sem interrupção. Faça agora seu teste online: clicando aqui.

Seu esforço te move!

Os aprovados na primeira etapa saberão dia 07 de julho se farão parte dos selecionados para a Prova Digital. A data da Prova Digital ainda não foi divulgada, mas, se você for aprovado no teste online, o Ismart vai te avisar com antecedência por e-mail!

Para estudar para provas, novamente, o treino, como em qualquer vestibulinho, é o primeiro passo. No site do Ismart há exemplos de questões de provas de anos anteriores para te guiar nos estudos. Peça ajuda aos seus professores e estude o máximo que puder, para chegar na prova certo do seu caminho! É importante não se apressar e responder com calma todas as questões.

Estar familiarizado com o formato o ajudará a se sentir mais confortável no dia do teste. Além disso, você pode calcular quanto tempo gasta em média com cada questão e simular como será no dia oficial do exame. Se você descobrir que terminou mais cedo e errou as perguntas fáceis, desacelere e leia novamente com mais atenção. Se você não terminou a tempo, reforce os estudos em cima das que sentir mais dificuldade para responder. 

Se cuide!

Não deixe de acessar o site do Ismart e conhecer cada seção dos projetos. Se tiver amigos ou parentes que já participaram do Processo Seletivo Ismart, converse com eles e peça dicas. A confiança economiza um tempo valioso durante o Processo Seletivo. Não se esqueça também de ter uma boa noite de sono, acordar com tempo suficiente para tomar um bom café da manhã, meditar, alongar, ou seja qual for a atividade que te ajude a conter a famosa ansiedade pré-prova.

Ficar acordado até tarde para estudar para os exames não ajudará você a longo prazo. Os testes levam tempo e é provável que você perca o fôlego. Descanso, hidratação adequada e alimentação saudável irão garantir que dê o seu melhor e em sua melhor forma. Se você costuma ficar nervoso não importa o que aconteça, tente técnicas de respiração profunda para acalmar a mente e o corpo. Assim, quando chegar a hora, você saberá o que fazer para ficar mais tranquilo. 

Por fim, mas não menos importante, seja confiante! Se você se esforça e dá duro no dia a dia, assim como praticado para o teste, você tem o que é preciso!

Se você ainda não fez sua inscrição, clique aqui e inscreva-se.

Boa sorte, esperamos conhecer você melhor nas próximas etapas!