Skip to main content

A segunda etapa do Processo Seletivo Ismart está chegando! A Prova Digital será dia 1º de agosto. Provavelmente, você já está estudando bastante e já participou dos simulados online, mas é sempre bom recordarmos dicas para fazer uma boa prova e garantir que tudo ocorra bem no dia.

E aí, quer saber como ir bem na prova?

Dicas para fazer uma boa prova digital

Ninguém quer fazer uma avaliação se sentindo cansada ou cansado, certo? Então, a principal dica para fazer uma boa prova é descansar. Procure dormir bem durante a noite e não vá para a cama tarde no dia anterior. Além disso, alimente-se bem! Coma alimentos saudáveis desde a véspera da prova. Atenção: isso significa não abusar de comidas gordurosas e pesadas! Também não é dia de comer nada diferente do que você está habituado. Alimente-se com frutas, verduras, proteínas e o bom e velho arroz e feijão.

No dia da prova, organize bem sua rotina e seu espaço de estudo. Pela manhã, também se alimente bem! Tome um bom café da manhã e já separe água e lanchinhos para comer no decorrer do exame, caso você precise daquela energia extra! Deixe a garrafa de água próxima ao seu alcance. 

Mantenha a calma e faça a prova tranquilamente. Sabemos que você já vem estudando e, na prova, só colherá os frutos do seu esforço. Se, mesmo assim, você quer garantir que estudou tudo, ainda dá tempo de conferir os conteúdos das Provas Digitais e exemplos de provas aplicadas em anos anteriores aqui! Isso também ajudará a gerenciar melhor seu tempo durante a prova. Sabemos que algumas questões podem ser demoradas de se completar, mas outras são mais rápidas e assertivas. Analisar as provas antigas fará com que você entenda melhor esse mecanismo.

Como ir bem na Prova Digital?

As dicas acima servem para qualquer prova que você faça na vida. Cada prova, no entanto, tem suas particularidades. Agora vamos às dicas específicas para mandar bem na Prova Digital do Ismart!

A Prova Digital é composta por questões objetivas de português e matemática, com respostas numéricas distribuídas em três partes. Para acessar a prova, basta que o candidato entre no portal do Ismart no horário adequado. Atenção ao horário da sua prova! Os alunos do 9º ano, que farão o exame para o Bolsa Talento, começam às 8h e podem realizá-la até às 13h. Os alunos de 7º ano, que prestarão para o Projeto Alicerce ou o Ismart Online, começam às 13h30 e podem realizar a prova até às 18h30. Prepare-se com antecedência, não se esqueça de já deixar o aparelho eletrônico que você usará para acessar a prova ligado antes do horário. É sua responsabilidade organizar-se para acessar a prova na hora certa.

E se você precisar ir ao banheiro? Tudo bem, mas atenção: utilize o botão de pausa assim que terminar de responder uma questão e antes de visualizar a próxima. Lembre-se de que não é permitido o uso de calculadoras, a consulta em livros, cadernos e anotações e a comunicação entre candidatos no decorrer da prova.

Você poderá utilizar uma folha de rascunho em branco para realizar os cálculos da prova de matemática.

Atenção à infraestrutura!

Essa etapa do Processo Seletivo Ismart ocorre de maneira online, por isso, é necessário o cuidado a respeito dos aparelhos eletrônicos usados durante a Prova Digital. Prepare seu espaço com antecedência para que você seja visualizado e escutado o tempo todo em que realiza a prova.

Lembre-se de utilizar o mesmo equipamento e conexão de internet que você usou para o simulado. Isso garante a compatibilidade do seu computador ou celular com o sistema da Prova Digital.

Um dia antes da prova, teste se sua câmera e microfone estão funcionando. Além deles, teste seu computador ou o aparelho pelo qual realizará a prova. Não se esqueça de reparar na bateria dos equipamentos! Deixe o carregador por perto e se agilize para ficar próximo a tomadas. Use extensões ou benjamins caso seja necessário. Se precisar de suporte durante o dia da prova, o canal exclusivo será o e-mail [email protected], mais um motivo para você conferir sua infraestrutura com antecedência.

É sempre bom lembrar: não será permitido o uso de outros aparelhos eletrônicos (por exemplo: celular, tablet, notebook, aparelhos de som, entre outros) além do qual você estará usando para realizar a prova, assim como não é permitido utilizar máscaras ou fones plugados no ouvido. Vale a pena conferir o Regulamento do Processo Seletivo Ismart 2021 para ter certeza de que está totalmente adequado às normas.

Está esperando o que para começar a colocar em prática essas dicas para fazer uma boa prova? Assista às lives e vídeos que o Ismart preparou e leia todas as informações no Guia do Candidato.

Acesse o portal do Ismart e continue se preparando para arrasar na prova.