Skip to main content

O Processo Seletivo Ismart para ingressar nos projetos Alicerce, Ismart Online ou Bolsa Talento está na segunda etapa, que é a Prova Digital. Se você chegou até aqui, provavelmente é um dos classificados.

Por isso, nossa dica é que você realize o simulado preparatório no próximo dia 25/07 (domingo). Para saber tudo sobre ele:

Baixe o guia do candidato!

Como é a Prova Digital do Processo Seletivo Ismart?

A Prova Digital é composta por questões objetivas (múltipla escolha) de Português e Matemática e respostas numéricas, distribuídas em três partes. No dia e horário marcado, o candidato deve acessar o site e permanecer no ambiente para a realização do exame. Lembramos que é de responsabilidade do candidato se conectar no dia e horário indicados pelo Ismart e que não há segunda chamada. A impossibilidade de fazer a Prova Digital resultará na desclassificação do Processo Seletivo Ismart.

Será necessário, ao longo da prova, manter o microfone e câmera ligados, assim como o rosto visível por ela o tempo todo. Os candidatos são monitorados por imagem e som durante a prova para garantir a validação dos resultados gerados pelas questões respondidas e o cumprimento das regras do edital. É a partir dessa noção que fazer o simulado opcional se torna um fator imprescindível.

Por que fazer o simulado?

O simulado que antecede a Prova Digital do Processo Seletivo Ismart pode ser definido como uma etapa de preparação. Ele não é obrigatório, porém, tem a função de  testar o acesso ao sistema  e a compatibilidade do seu equipamento (computador ou celular) para o dia da Prova Digital

Ou seja, é muito importante reservar um tempo para fazê-lo. Só assim você saberá se o ambiente escolhido é adequado, se ele permite que se concentre, é confortável o suficiente e assim por diante. Da mesma forma, ao fazer o simulado, você saberá se a sua conexão de internet suporta o acesso ao sistema, se a sua câmera e/ou microfone estão funcionando adequadamente e evitará surpresas na hora da Prova Digital.

O simulado é uma etapa de precaução, que garante que os jovens se sintam seguros para fazer a Prova Digital sem nenhuma interferência. Se durante a realização do Simulado algo der errado, você ganha tempo para se organizar e encontrar alternativas para realizar a prova em um ambiente e com equipamento adequados. 

Vale lembrar que no site do Ismart é  possível encontrar todo o conteúdo da prova, além de provas anteriores, e se preparar com qualidade!