Skip to main content

O incentivo do professor influencia ou não o progresso educacional dos estudantes? Para responder essa pergunta é fácil, ao imaginar alguém que te inspirou a chegar onde está hoje, quem vem à mente? A resposta, geralmente, envolve a mãe, o pai ou um professor/professora. Grandes educadores têm influências que nem eles mesmos imaginam. Se, por um lado, são responsáveis pela qualidade do ensino da sala de aula, do outro, são quem inspiram a todos a querer mais. Seja na rotina escolar ou em projetos educacionais extracurriculares, a importância dos professores como guias para os jovens ao considerarem o aprofundamento de sua educação é incomensurável.

O educador inspirador se esforça para despertar a motivação em todos os alunos de uma forma que estimule o desempenho acadêmico e o sucesso por meio da influência motivacional. Longe de agregar mais funções ao dia a dia do docente, a prática faz parte do trabalho de um profissional que reconhece que seu trabalho não é uma atividade mecânica, pois lida com os sonhos e desejos de vários indivíduos em uma fase de amadurecimento delicada. 

Como apoiar meu aluno? 

Há muitas coisas que  podem ser feitas para criar ambientes educacionais nos quais estudantes de todas as origens possam prosperar social, emocional e academicamente. Os professores, em particular, podem criar ambientes de aprendizagem inclusivos e seguros para todos, incorporando planos de aula e atividades que são projetados para cultivar empatia e relações de confiança, criar um sentimento de pertencimento e reduzir estereótipos e ações discriminatórias. Assim como apoiar os alunos a expandir as paredes da escola e ir atrás de uma educação transformadora, que os tire da zona de conforto.

Projetos educacionais para os professores

Antes de mais nada, é o professor o primeiro a identificar os talentos jovens, a partir daí estimulá-los a desenvolver suas habilidades e alcançarem o seu pleno potencial. Um aluno motivado sentirá orgulho genuíno pelo trabalho que realizou. Isso ajuda a mantê-los ativamente interessados ​​no que estão estudando na escola e fora dela, assim como os impulsiona a continuar a progressão dos estudos para uma vida universitária. 

Mas, motivar também exige motivação, por isso, alguns projetos educacionais incluem um trabalho com o próprio professor, como a Parceiros da Educação, que tem como foco promover e desenvolver parcerias entre a sociedade civil, secretarias de educação, escolas públicas e comunidade escolar, visando a melhoria do desempenho acadêmico dos alunos e a promoção da excelência na educação pública. O projeto ocorre por meio de programas estruturados e monitorados por uma equipe técnica, que trabalha por meio de quatro eixos: pedagógico, gestão, infraestrutura e comunidade. As formações e capacitações dos gestores e professores são prioridades que fornecem a eles as ferramentas de melhoria e qualidade do ensino.

Projetos educacionais para os alunos

A atuação dos projetos educacionais do Ismart está pautada na convicção de que jovens talentos podem ser encontrados em todas as camadas da população, independentemente de faixa de renda, origem étnica ou social. Acreditamos que, com acesso a educação de qualidade, todos podem sonhar mais alto e atingir o sucesso profissional. Assim como acreditamos que o professor inspirador é a primeira ponte para que esse caminho seja traçado.

Seja no Projeto Alicerce (para matriculados no 7º ano do ensino fundamental), no Projeto Bolsa Talento (para matriculados no 9º ano do ensino fundamental), no Ismart Online ou no Programa de Desenvolvimento de Universitários, um – ou vários professores – foram fundamentais em todas as etapas galgadas pelos alunos selecionados. Seguimos contando com esse apoio para continuar impactando o mundo por meio da educação transformadora!