Skip to main content
BlogInformativo EducadoresProcesso SeletivoProjeto AlicerceProjeto Bolsa TalentoProjeto Ismart Online

#AvaliaçãoSocioeconômica – Todos os detalhes da terceira etapa do Processo Seletivo Ismart

A Avaliação Socioeconômica analisa a renda familiar de cada candidato. Confira todas as informações e critérios desta etapa.

 

A Avaliação Socioeconômica nada mais é do que uma análise da renda familiar de cada candidato. O objetivo é conferir se todos estão cumprindo o critério determinado pelo Ismart de até dois salários mínimos por pessoa da família, ou seja, até R$2.200 por pessoa.

Como fazer este cálculo?

É muito simples, basta somar a renda de todas as pessoas que moram na mesma casa que o aluno. Depois, é só dividir o valor total pelo número de moradores. Se o resultado for menor ou igual a R$2.200, o candidato cumpre o critério de renda e pode continuar participando do Processo Seletivo.

Nesta etapa, os responsáveis legais dos candidatos devem providenciar todos os documentos e preencher as informações no nosso sistema.

Dentre os documentos necessários estão: identidade, CPF, comprovante de residência, além dos rendimentos dos candidatos e de todos que moram na mesma casa. Os documentos podem ser enviados através de foto ou arquivo em PDF no site do candidato.

É importante lembrar que todas as fontes de renda, formais ou informais, devem ser informadas, mesmo se a pessoa tiver mais de uma. Por exemplo, se uma das pessoas da casa for um trabalhador de carteira assinada que também atua como motorista de aplicativos nos finais de semana, ele deve mencionar suas respectivas rendas nesses dois trabalhos.

Também é necessário informar se recebe algum tipo de auxílio do governo, seguro desemprego, pensão, ajuda financeira de terceiros ou se está registrado no CadÚnico.

Cada tipo de trabalho necessita de um documento de comprovação diferente. Para ajudar nesse momento, temos uma postagem em nosso blog com uma explicação mais aprofundada do que são esses documentos e como emiti-los. Para ler, acesse aqui.

Os candidatos serão divididos em três grupos:

  • Grupo 1: Candidatos do 9º ano que concorrem às vagas do Bolsa Talento
  • Grupo 2: Candidatos do 7º ano que concorrem às vagas do Projeto Alicerce e Ismart Online
  • Grupo 3: Candidatos do 7º ano, que concorrem exclusivamente às vagas do Ismart Online

Os responsáveis dos candidatos dos grupos 1 e 2 deverão enviar os documentos solicitados a partir do dia 25/08 até 01/09. Já os responsáveis dos candidatos do Grupo 3 deverão enviar os documentos a partir do dia 05/09 até 12/09. O resultado final dos Grupos 1 e 2 sairão no dia 16/09 e do Grupo 3 no dia 15/10.

Os candidatos devem ficar atentos em todos os três grupos de resultados, pois mesmo que estejam inscritos nos projetos presenciais, podem ser redirecionados para o Ismart Online, de acordo com os critérios definidos pelo Ismart

No dia 26/08, às 17h, teremos uma live especial para tirar todas as dúvidas sobre a etapa da Avaliação Socioeconômica. Convidamos você, professor, e seus alunos a participarem!