Skip to main content
BlogProcesso SeletivoProjeto AlicerceProjeto Bolsa TalentoProjeto Ismart Online

#DesafioIsmart – A dinâmica que vai avaliar as competências socioemocionais dos candidatos

O Desafio Ismart é a grande novidade do Processo Seletivo Ismart deste ano! Confira as principais informações sobre a quarta etapa da nossa jornada, que acontecerá depois da Avaliação Socioeconômica.

 

O Desafio Ismart será a quarta etapa do nosso Processo Seletivo, depois da etapa de Avaliação Socioeconômica, e será realizado através de uma dinâmica de grupo online com duração de uma semana.

A ideia é fazer uma avaliação socioemocional dos candidatos e observar competências importantes para o desenvolvimento, como: resiliência, resolução de problemas, pensamento crítico, trabalho colaborativo e comunicação, tendo como base a metodologia de Hackathon.

Para quem não conhece, Hackathon é a combinação das palavras “hack” (programar) e “marathon” (maratona). Sua metodologia foi inicialmente usada para desenvolver soluções tecnológicas inovadoras em curto espaço de tempo para fins específicos; porém, hoje vem sendo adaptada a outras áreas do conhecimento, como a educação.

Quando utilizada como metodologia de ensino, uma maratona de Hackathon permite um raciocínio rápido e uma comunicação mais efetiva. Como benefícios, temos a valorização do diálogo e do debate entre os participantes e o protagonismo de todos os membros da iniciativa.

Os candidatos inscritos para todos os projetos, inclusive o Ismart Online, vão participar desta etapa! Porém, os candidatos dos projetos presenciais, Alicerce e Bolsa Talento, ainda terão que passar pela etapa das entrevistas antes do resultado final. Já os candidatos do Ismart Online farão o Desafio Ismart como última etapa.

As dinâmicas serão feitas em datas diferentes para cada projeto. Em breve daremos mais informações sobre esta etapa!

 

Veja como o Desafio Ismart funcionará:

Grupo 1 (candidatos classificados para o Bolsa Talento e Alicerce/Ismart Online)

Grupo 2 (candidatos classificados exclusivamente para o Ismart Online)