Skip to main content

Em 10 de agosto, celebramos o Dia Internacional das Altas Habilidades/Superdotação. A data, originalmente criada em agosto de 2011, no evento World Conference, promovido pelo World Council for Gifted and Talented Children (WCGTC) e o Conselho Mundial para Crianças Superdotadas e Talentosas, é uma excelente oportunidade para fomentar o debate sobre esse tema.

As Altas habilidades/Superdotação vão muito além dos estereótipos

Pensar como desenvolver alunos com Altas habilidades/Superdotação exige, antes de mais nada, informação qualificada. Os estereótipos costumam apontar jovens e crianças com superdotação como gênios com dificuldades de comunicação e socialização, mas excelentes em conhecimentos lógicos e matemáticos. Porém, as Altas Habilidades/Superdotação vão além e são caracterizadas pelo potencial de aptidões, talentos e habilidades em todas as áreas de conhecimento humano. O que inclui o trabalho intelectual e acadêmico, mas também a capacidade de liderança, habilidades psicomotoras, artísticas, entre muitas outras. 

“Historicamente, as Altas habilidades/Superdotação eram explicadas pelo divino. Posteriormente, sua origem passou a ser considerada herança genética e, hoje, sua causa é atribuída a uma combinação de fatores genéticos e ambientais, sendo profundamente influenciada pela cultura da sociedade em que o fenômeno se manifesta. A ideia que perdura até hoje é a de que essas pessoas poderão desempenhar funções que alavancarão o desenvolvimento do país, modificando o contexto em que vivem” (Guia Prático para a Identificação de Talentos Acadêmicos, Ismart, 2018).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que existam 10 milhões de brasileiros com Altas Habilidades/Superdotação, o que equivale a quase 5% da população. A identificação e apoio dessas pessoas, desde a infância, necessita de mais parâmetros, por isso a escola é um ambiente perfeito. Com o apoio do olhar atento dos educadores é possível não só identificar, como estimular esses jovens no alcance pleno de suas habilidades.

Aproveite a data para conhecer mais sobre o tema!

O Ismart acredita que jovens talentos devem acessar oportunidades de excelência para seu desenvolvimento pessoal e acadêmico, para que possam concretizar seu potencial máximo e, assim, conquistar oportunidades que proporcionem um futuro melhor para si e suas famílias. Para celebrar o Dia Internacional das Altas Habilidades/Superdotação de 2021, o Ismart, em parceria com o ConBraSD (Conselho Brasileiro para Superdotação), organiza mais um encontro do Ciclo de Formação em Altas Habilidades/Superdotação.

O evento acontece neste dia 10 de agosto, com a presença de Vera Pereira, especialista em Psicopedagogia e uma das sócias fundadoras do Conselho Brasileiro de Superdotação (ConBraSD), que apresentará estratégias para desenvolvimento dos alunos com Altas habilidades/Superdotação na rede pública. Caso não tenha conseguido participar deste evento, não se preocupe:

  • Dia 15 de setembro haverá um novo encontro, com a presença de Angela Virgolim, psicóloga, uma das sócias fundadoras e primeira presidente do Conselho Brasileiro para Superdotação, debatendo aspectos do contexto familiar que podem impactar no desenvolvimento do jovem com Altas habilidades/Superdotação. Inscreva-se aqui!
  • E, no dia 19 de outubro, Denise Arantes, Psicóloga, especialista em Altas habilidades/Superdotação e doutora em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, apresentará as características e principais diferenças entre adolescentes e adultos com Altas habilidades/Superdotação. Inscreva-se aqui!

Aproveite estas oportunidades para saber mais sobre as Altas Habilidades/Superdotação!