Skip to main content
Blog

Já ouviu falar dos benefícios de jogar videogame? Sim, eles existem!

Você é um dos que gosta de sentar confortavelmente na frente de uma tela e jogar até esquecer da hora? Provavelmente, sua resposta foi um sonoro sim. Como qualquer pessoa que já passou um bom tempo imerso em Candy Crush pode atestar, os games têm algo de especial que envolvem todas as idades e gêneros em desafios empolgantes. Por mais que para alguns adultos falar de benefícios de jogar videogame soe como loucura, especialmente, quando acreditam que os jogos eletrônicos cultivam a imaturidade, o vício e até a violência, a realidade é bem diferente.

Como a maioria dos tipos de mídia, os videogames têm um lado bom e ruim. E nessa história, o lado bom tem grande peso na balança e inclui até cuidar da saúde mental. Isso mesmo que você leu: segundo pesquisadores da Universidade de Oxford, jogar videogame faz bem para o cérebro e há uma correlação entre os games e o bem-estar. O estudo usou dados das conexões virtuais fornecidas pelos desenvolvedores e concluiu que quem joga é mais feliz. A questão é que, além de felicidade, também podemos achar uma conexão entre educação e gamificação. 

Habilidades desenvolvidas ao jogar videogame

“Menino (ou menina), sai da frente da TV e vai estudar” é uma frase bem popular entre as mães e pais. Mas o videogame não precisa ser inimigo do estudo. Claro, há horas e horas e o exagero é sempre ruim, porém, por mais incrível que pareça, os benefícios de jogar videogame incluem fomentar características essenciais para se dar bem na escola e na futura vida profissional. Por exemplo, quando os jogadores se unem para derrotar um inimigo, eles podem não estar pensando muito na vida acadêmica, ainda assim, provavelmente estão desenvolvendo habilidades que serão úteis no mundo real, como raciocínio rápido e maior capacidade de concentração. Afinal, um jogador envolvido em uma trama se mantém perseverante até atingir o objetivo, principalmente quando se tratam de jogos imersivos ou narrativos, que requerem estratégia e habilidades de resolução de problemas para vencer. 

Melhora a memória e a capacidade de liderança

Quantos códigos, comandos e atalhos você sabe de cor do seu game preferido? Os benefícios de jogar videogame regularmente incluem melhorar a memória de curto e longo prazo e ajudar o cérebro a processar informações mais rapidamente. Quer mais? Como jogos multiplayer exigem interações e trabalho em equipe remoto via webcam, fone de ouvido e bate-papo, são um ótimo preparo para a vida profissional. Afinal, para permanecer dentro de uma equipe, ou guilda como é chamada em alguns jogos, todos precisam desenvolver habilidades como pontualidade, civilidade, bom espírito esportivo e um senso saudável de competição para interagir de forma agradável.

Em jogos de multiplayers, ainda existem líderes designados para determinar as estratégias e abordagens. Cabe a ele definir os tempos, comunicar-se com os outros jogadores, desenvolver estratégias, identificar os pontos fortes e fracos da equipe, manter o moral elevado e os outros focados na tarefa em mãos. Não esqueceremos do pensamento crítico, pois sim, ele também é um dos benefícios de jogar videogame. Já que todas as decisões têm riscos e consequências grandiosas, em grupo ou sozinhos, os jogadores precisam analisar as escolhas possíveis e usar seu melhor julgamento para ter missões e campanhas bem-sucedidas. Em muitos casos, essas decisões devem ser tomadas em uma fração de segundo, ou seja, exigem habilidades analíticas em situações de alta pressão.

Os jogos podem te ajudar a se tornar fisicamente mais ativo

Não são apenas habilidades subjetivas que podem ser trabalhadas ao jogar, a maioria dos principais consoles agora tem a tecnologia para tirar os jogadores do sofá e colocá-los de pé, mas mesmo que não seja o seu caso, as habilidade motoras são instigadas junto com as capacidades mentais e até mesmo, instiga-se a visão. Desde que você não fique olhando para a tela por 10 horas seguidas ou sentado a meio metro de distância dela, jogar videogame pode melhorar a sua visão.

Pelo menos é o que afirma um estudo de 2007, em que 10 alunos do sexo masculino que eram jogadores foram treinados por 30 horas em jogos de ação na primeira pessoa e depois testados contra 10 não jogadores. Os alunos que jogaram foram capazes de ver objetos com mais clareza em espaços desordenados por causa da resolução espacial aprimorada. A lógica é que entre os benefícios de jogar videogame está o treino para ver detalhes menores, que nos jogos são importantes. Se pensarmos bem, desde os primeiros videogames, um componente-chave para progredir e ganhar tem sido encontrar padrões e explorá-los. Isso geralmente envolve a análise de grandes quantidades de dados e cenários para encontrar as causas e até prever o futuro dentro do jogo. 

Temos certeza que a próxima vez que alguém te disser que jogar faz mal e atrapalha o desenvolvimento, a sua resposta já vai estar na ponta da língua: “com os videogames, você vence ou continua tentando, aprendendo com seus erros à medida que avança até atingir a meta”. Para ajudar nessa vida de gamer inteligente, o #IsmartIndica deu cinco dicas de games para você aprender jogando. Vai lá conferir!