Skip to main content

Mais uma fase do Processo Seletivo Ismart está se aproximando! Parabéns a todos e todas que avançaram na etapa da Prova Digital, cujo resultado está disponível no portal do Ismart. Vocês estão cada vez mais perto de alcançar seu sonho! Agora, é hora de se atentar à documentação necessária para a terceira fase: a Avaliação Socioeconômica.

Fique ligado para saber tudo sobre ela!

O que é a Avaliação Socioeconômica do Ismart?

Nessa etapa, são analisados os documentos do candidato ou candidata e de todos do seu núcleo familiar, ou seja, as pessoas que moram na mesma residência. O objetivo é garantir que a renda familiar bruta seja de até dois salários mínimos (R$ 2.200,00) por pessoa, além de observar se os bens e o padrão de consumo são compatíveis com a renda apresentada.

O cálculo da renda familiar se dá da seguinte forma: tudo o que a família recebe deve ser somado. Para saber se o(a) candidato(a) está dentro das normas do regulamento, esse valor final precisa ser dividido entre o número de moradores da residência, podendo chegar a até R$ 2.200,00 para cada um.

Quais documentos são necessários?

A documentação necessária na Avaliação Socioeconômica é composta por documentos de identidade e comprovantes de todas as fontes de renda da família referentes ao mês de julho. É o(a) responsável legal do(a) candidato(a) que deve providenciar tudo e enviar na plataforma do portal do Ismart (acesso aqui).

Os documentos apresentados incluem o RG do candidato e do núcleo familiar e o comprovante de endereço. Em relação à renda, esta pode variar, afinal, cada família tem as suas particularidades e é de um jeito. Para ajudar, vamos dar exemplos de comprovantes que se enquadram na lista:

  • Carteira assinada;
  • Para trabalhadores informais (como quem faz “bicos”), a média do recebido nos últimos três meses;
  •  Pensão alimentícia;
  • Rendimentos de fundos de investimento;
  • Seguro desemprego;
  • Se a família é registrada no Cadastro Único de Programas Sociais (CADÚnico) e recebe algum benefício (como o Bolsa Família), deve informar a inscrição atualizada nos últimos 12 meses com o rendimento familiar em documento oficial emitido pelo CRAS do município.

Relembrando: se sua família não tem todos os documentos da lista, fique tranquilo! As pessoas podem ter fontes de renda diferentes. Vale sempre a pena acessar o Regulamento do Processo Seletivo Ismart 2021 para conferir a documentação com mais atenção e ver se você não está se esquecendo de nada. Caso a nossa equipe sinta falta de algum documento, entrará em contato também por e-mail. Por isso, continue sempre ligado à sua caixa de entrada! Caso seja necessário, o Ismart dará o prazo de dois dias úteis para o envio dos demais documentos.

Atenção às datas!

Os candidatos estão divididos em três listas de acordo com seu desempenho na Prova Digital e o seu ano escolar, fique atento à sua. Além disso, cada estudante tem um período para enviar os documentos para a Avaliação Socioeconômica do Ismart. Para conhecer a sua data, basta ficar de olho na caixa de e-mail, pois estamos enviando o prazo para cada candidato(a) individualmente.

Após a análise da documentação e a divulgação dos(as) aprovados(as) no nosso portal e por e-mail aos estudantes, a próxima etapa do Processo Seletivo Ismart serão as entrevistas com os(as) candidatos(as) e seus familiares.

Demais orientações para a emissão dos documentos

  • A documentação deve ser escaneada ou fotografada e estar legível;
  • A renda apresentada se refere ao valor bruto, não líquido;
  • O comprovante de residência é, preferencialmente, a conta de energia elétrica. Caso a família do(a) candidato(a) não a receba, pode apresentar a conta de água, telefone, gás, cartão de crédito ou, ainda, a declaração de associação de moradores.

Ainda tem alguma dúvida sobre a Avaliação Socioeconômica? Entre em contato com o Ismart. Além disso, lembre-se: você sempre pode contar com o seu professor ou professora parceiro do Ismart para sanar incertezas ou pedir conselhos.