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Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação têm necessidades educacionais e essas precisam ser atendidas. A começar pelo direito de receber apoio integral até o máximo desenvolvimento de suas capacidades. Crianças e jovens que possuem habilidades e pontos fortes únicos abraçam o pensamento criativo, matemático e produtivo e são levadas a fornecer respostas para problemas do mundo. O talento, seja latente, emergente ou manifesto, deve ser compreendido, nutrido e encorajado.

Fazendo uma reflexão sobre a questão, pensemos sobre os direitos humanos: estes são universais, inalienáveis, indivisíveis, interdependentes e interrelacionados. Ou seja, todos nascem e possuem os mesmos direitos, que nunca podem ser retirados, independente de onde vivam, seu gênero, raça, religião, cultura ou etnia. Indivisíveis e interdependentes porque todos os direitos são igualmente importantes e não podem ser desfrutados plenamente sem os outros. 

Entre a lista dos direitos humanos básicos mais importantes está o da educação. Este permite compreender o mundo que nos rodeia, explicar diferentes fenômenos e expressar interesses. Nesse sentido, os princípios da educação reforçam a ideia de que as crianças e jovens devem receber todos os recursos necessários para realizar seus sonhos. Aplicando os mesmos preceitos aos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação, a educação deve atender às diversas necessidades que tiveram ou terão um dia ao decorrer de suas vidas. Esse conceito é a base de uma educação verdadeiramente inclusiva.

O que diz a legislação brasileira?

A legislação brasileira prevê aos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação a aceleração dos estudos, que possibilita a finalização do período acadêmico em tempo mais curto, ou seja, ele pode pular de um ano até dois anos. “Vale ressaltar que é preciso uma análise criteriosa para a adoção deste procedimento, tendo em vista que ele beneficia uma parcela pequena destes estudantes, sendo recomendado somente para aqueles que se destacam em várias áreas ou disciplinas. Outro aspecto importante é que em alguns casos a aceleração não resolve a questão, sendo necessária a oferta do enriquecimento curricular em alguma(s) área(s) do conhecimento. Mesmo “acelerado”, o estudante ainda pode apresentar um conhecimento além do ensinado naquele ano/série escolar”. (Guia Prático Ismart).

Além disso, é seu direito também ter acesso a um enriquecimento curricular que, quando empregado, cultiva talentos ao promover diferentes interesses e desafios. “O enriquecimento promove a exposição do estudante a uma série de situações que levarão ao desenvolvimento de seus potenciais e pode ocorrer na classe comum ou no contraturno, por meio do atendimento educacional especializado ou em centro especializados” (Guia Prático Ismart).

O que mais pode ser incluído nessa lista de direitos dos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação?

Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação tem direito a:

  • Saber sobre os seus talentos;
  • Aprender algo novo todos os dias;
  • Ser apaixonado por uma área do conhecimento sem sofrer por isso ou precisar se desculpar;
  • Sentir-se bem com suas realizações;
  • Ter espaço aberto para cometer erros como todo mundo;
  • Receber apoio e orientação no desenvolvimento de seu talento em um currículo enriquecido;
  • Não ser dotado em tudo e não viver em um regime de cobranças excessivas.

Como professor de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação, você tem direito a:

  • Defender seus alunos e interesses;
  • Estratégias para enriquecimento curricular impulsionadas pelo interesse e paixão do aluno;
  • Receber treinamentos abrangentes para ajudar a identificar e apoiar jovens e crianças superdotadas de todas as origens;
  • Procurar ideias e recursos inovadores;
  • Experimentar abordagens, estratégias, práticas e ferramentas na sua sala de aula.

Em muitos casos, estudantes com Altas Habilidades/Superdotação contam com um pai ou mãe persistente, um professor amigo ou um coordenador, gestor ou diretor escolar inovador para garantir que sejam devidamente desafiados na sala de aula. Como essa tarefa nem sempre é fácil, o Ismart está empenhado em aumentar a conscientização sobre a importância dos direitos dos alunos com Altas Habilidades/Superdotação e de ajudar a prover-lhes educação de qualidade. De muitas maneiras, estamos aqui na valorização e estímulo dos dons e talentos destas crianças e jovens.