Skip to main content
Blog

Como organizar o trabalho em grupo com os colegas?

Quem nunca passou pela situação: o professor anuncia que haverá uma atividade valendo nota, mas ela não será individual. Para a alegria de alguns estudantes – e desespero de outros que não se dão bem nesse tipo de dinâmica – o trabalho em grupo é extremamente enriquecedor para a nossa experiência escolar. Isso não quer dizer que ele sempre seja uma tarefa fácil. Afinal, diversas pessoas com diferentes ideias e formas de estudar podem gerar desentendimentos.

Para nunca mais errar nos trabalhos de escola, que tal entender a relevância das atividades coletivas e aprender algumas dicas de como se organizar com seu grupo?

Qual a importância do trabalho em grupo?

Existe uma razão para que tantos educadores elaborem trabalhos em grupo para seus estudantes: essas atividades são muito importantes para o desenvolvimento social de cada um. Com o mesmo objetivo de chegar ao resultado final, os alunos trocam conhecimentos e experiências entre si que não seriam possíveis em um trabalho de escola individual. Já passou pela situação em que alguém oferece uma solução que você nunca pensaria sozinho? A ideia das atividades coletivas é justamente essa! A partir daí, você também passa a considerar essa solução em outros trabalhos e contextos.

Além disso, já começa a exercitar a boa comunicação com outras pessoas, a capacidade de divisão de tarefas e atribuição de responsabilidades, o senso de grupo e união e, conhecendo melhor o modo de trabalho dos seus colegas, o respeito às diferenças. Um segredo precisa ser revelado: essas características serão importantíssimas na sua carreira profissional.

Dicas para o trabalho em grupo perfeito

Agora que você entendeu a importância do trabalho em grupo, resta saber: como se organizar com os colegas para fazer a atividade? Seguem algumas dicas valiosas:

  • Uma boa equipe já começa a se planejar logo quando o professor passa o tema. Tire suas dúvidas logo no início e preste atenção às regras. Assim, o grupo evita desentendimentos e informações cruzadas ao mesmo tempo em que tem insumos para a pesquisa.
  • Junte-se um dia com os colegas para dividir as responsabilidades e estabelecer datas para discutirem os resultados.
  • Pode ser necessário que o grupo se encontre em outros momentos para conversar, por isso, aproveite o ambiente escolar. Nem todos os estudantes, provavelmente, têm condições de se encontrar fora da escola.
  • Após a fase de pesquisa, elabore como o grupo vai realizar a entrega do trabalho. Por exemplo, quem escreve cada parte do texto? Quem cria os slides? Quem fala o que na apresentação?
  • Mesmo com as divisões de tarefas, releia o material entregue ao professor. Além de revisar a ortografia e possíveis erros, cada pessoa escreve de um jeito, então é legal criar um padrão. O professor com certeza vai perceber o quanto vocês foram cuidadosos e levaram a sério a atividade.

Como você deve se comportar?

Pensou que as dicas para o trabalho em grupo tinham acabado? Não! Além de manter a equipe alinhada, para uma pesquisa ser bem feita, é necessário que você tome algumas atitudes:

  • Durante todo o projeto, demonstre interesse em interagir com seus colegas e em expor suas opiniões e investigações sobre o tema do trabalho.
  • Não tenha vergonha de opinar! Seu argumento pode fazer a diferença e acrescentar muito.
  • Não faça sua parte de qualquer jeito só para dizer que fez. A participação de todos os integrantes é essencial para a atividade. Da mesma forma, converse com o colega caso perceba que ele não está sendo colaborativo.
  • Não assuma as responsabilidades dos outros, até porque, provavelmente, vocês terminarão com a mesma nota. Caso uma conversa entre o grupo não resolva, pode ser necessário falar com o professor.
  • Realize suas pesquisas em fontes confiáveis, como sites de referências e livros. Não dependa apenas do computador, frequente bibliotecas e ambientes de estudo.
  • Se sentir alguma dificuldade, a exponha para os colegas. Por exemplo, se não encontrar informações suficientes para sua parte da pesquisa, não tenha medo de pedir ajuda. Às vezes, também vale a pena conversar com o professor, ele pode lhe indicar os caminhos de pesquisa.

Com responsabilidade e compromisso não apenas seu, mas de toda a equipe, com certeza vocês vão arrasar no trabalho em grupo. Conte também com o Ismart para mais dicas de estudo e eleve sua capacidade ao máximo!