Skip to main content

 

Você sabe a importância da leitura para a aprendizagem? E como ela pode ajudar a preparar estudantes para o futuro? Neste post vamos contar mais sobre como a leitura pode ajudar na formação integral do aluno. Confira!

 

Ampliação do repertório do aluno

 

Ler nos leva para diferentes cenários e realidades. Através da leitura, conseguimos ampliar nosso conhecimento, e isso tanto em relação ao mundo quanto às habilidades técnicas e didáticas.

 

Assim, a leitura nos ajuda a ampliar nosso repertório de conhecimentos específicos, além de nosso repertório cultural. Afinal, ler diferentes conteúdos, seja literário ou não, nos possibilita expandir o que conhecemos e como entendemos o mundo ao nosso redor.

 

Formação do senso crítico

 

Quando lemos diferentes formatos e textos, conseguimos também formar nosso próprio senso crítico. Afinal, é através do conhecimento adquirido com a leitura que podemos elaborar nossas opiniões e visões de mundo.

 

A importância da leitura para o senso crítico, portanto, está ligada também à construção do nosso repertório. É ele quem nos dá a base para formular argumentos e analisar aquilo que chega até nós.

 

Desenvolvimento das habilidades de fala e escrita

 

Você já ouviu falar que quem lê bastante também escreve bem? Pois é verdade: o desenvolvimento do hábito leitor está diretamente ligado ao desenvolvimento da habilidade de escrita. Isso tanto pela ampliação e construção do nosso vocabulário, como também pela aprendizagem de diferentes tipos de textos e conteúdos.

 

E não só isso: a leitura também ajuda a desenvolver a habilidade de fala. Por conta disso, desenvolver o hábito da leitura desde muito cedo é extremamente importante para a aprendizagem do aluno por toda a vida.

 

Mas um ponto importante que devemos destacar: nunca é tarde para começar! E mesmo aqueles que começaram a ler mais tarde também se beneficiam do que a leitura pode proporcionar.

 

Importância da leitura para a imaginação

 

Quantos mundos visitamos com a leitura? Quantas realidades fantásticas conhecemos? Quantos personagens incríveis com os quais nos deparamos? A leitura portanto está extremamente ligada à imaginação.

 

Ler é imaginar o cenário descrito, o personagem e todo o enredo do livro. Imaginamos nas nossas mentes tudo aquilo que encontramos no papel. Assim, vamos desenvolvendo a imaginação para além do hábito de ler.

 

‍Leia também: 9 desafios para a formação de leitores. Com dicas práticas!

 

Criatividade e resolução de problemas

 

E afinal, por que exercitar a imaginação é importante? Porque é através disso que teremos a criatividade necessária para solucionar problemas, criar e desenvolver novos projetos.

 

Assim, a leitura pode ajudar a desenvolver nossa criatividade e capacidade de solucionar problemas no dia a dia.

 

Educação midiática e a importância da leitura nas mídias digitais

 

Nos dias atuais, ter uma educação midiática é extremamente importante. A educação midiática é a preparação para lidar com as novas mídias, os meios de comunicação e os conteúdos de atualidades, como notícias e reportagens.

 

Em um contexto de muita informação a todo momento, saber filtrar o que ler, detectar as fontes de informação e analisar o conteúdo é fundamental.

 

Desenvolver a leitura é portanto importante para preparar crianças e jovens para as novas mídias digitais e os novos conteúdos de hoje.

 

Preparação para vestibular e universidade

 

Uma das etapas mais importantes do vestibular é a redação. E, como falamos anteriormente, desenvolver o hábito da leitura está diretamente ligado ao desenvolvimento da habilidade de escrita. Portanto, ler vai ajudar o aluno a fazer uma excelente redação!

 

Além disso, ler conteúdos de atualidades poderá ajudar em diversas disciplinas dos vestibulares, como história, geografia e língua portuguesa.

 

 

E então: conseguiu perceber a importância da leitura para a aprendizagem? Compartilhe esse conteúdo nas suas redes!

 

* Esse conteúdo foi escrito pela Árvore, solução digital de leitura completa para escolas de todo Brasil. Visite também o blog da Árvore: www.arvore.com.br/blog