Skip to main content

As metodologias ativas de aprendizagem estão se difundindo cada vez mais no Brasil por colocarem os jovens como protagonistas do processo de adquirir conhecimento. Entre estas metodologias, está o ensino híbrido: a mescla entre ensino presencial e remoto, ultimamente bastante popularizado como consequência da pandemia de Covid-19. Os benefícios do ensino híbrido atingem muitos estudantes, incluindo também os alunos com Altas Habilidades/Superdotação.

Confira por que este método tem muito a acrescentar nas suas aulas!

Os benefícios do ensino híbrido

Esta abordagem de ensino desenvolve a capacidade de autonomia dos estudantes, já que eles devem aprender a administrar seu tempo de estudo, além de assumirem uma postura ativa ao realizarem exercícios e pesquisas em casa, não apenas as atividades dentro das aulas presenciais na escola. O grande benefício do ensino híbrido é essa ampliação do espaço de ensino: o aluno percebe que qualquer lugar origina aprendizado. Isso se estende a diferentes espaços físicos e também aos virtuais, os jovens se dão conta de que a tecnologia não serve apenas para jogarem ou conversarem. Ela é fonte de muitos conhecimentos.

Além disso, quando se trata de alunos com Altas Habilidades/Superdotação, eles geralmente possuem pensamento ágil e rápido e, por isso, podem considerar os conteúdos escolares monótonos. Como solução, os educadores precisam buscar estratégias de ensino inovadoras e dinâmicas, sendo o ensino híbrido um ótimo meio de criar aulas motivadoras e diferentes.

Esta metodologia permite uma flexibilidade que contemple as diferentes necessidades dos estudantes, respeitando seu tempo de assimilar os conteúdos. O espaço virtual acolhe os que sentem mais dificuldade com a matéria, fazendo-os não se compararem com os que a absorvem mais rápido, enquanto estes não se sentem desmotivados e achando os conteúdos muito fáceis, eles podem realizar exercícios e pesquisas mais profundas.

SAIBA MAIS: Aulas inovadoras estimulam estudantes com Altas Habilidades/Superdotação

No que se atentar ao aplicar o ensino híbrido a alunos com Altas Habilidades/Superdotação?

Como qualquer método de ensino, incluindo as outras metodologias ativas de aprendizagem, os alunos com Altas Habilidades/Superdotação precisam ser incluídos no ensino híbrido. As estratégias podem ser adaptadas para desenvolver melhor os seus talentos e fazer com que eles não se sintam desinteressados pelo conteúdo, mas é importante que eles sejam integrados aos outros alunos do grupo. Evite, como professor, atitudes como passar a matéria à turma e enviar depois, separadamente, as atividades para o jovem superdotado. Todos devem ser estimulados juntos.

Para que isso seja possível, é necessário que o educador e a instituição de ensino, após identificarem o estudante superdotado, mapeie as suas características. Vale lembrar que as Altas Habilidades/Superdotação se manifestam de diferentes formas em cada um. Enquanto um indivíduo apresenta alto desempenho intelectual e de pensamento crítico, outro pode ter boa capacidade de liderança e talento para as artes, por exemplo.

Por isso, é fundamental a conversa com os familiares e responsáveis do jovem para compreender como é seu comportamento em casa e as condições de seu acesso à tecnologia, bem como escutar o próprio estudante para entender como ele se sente e lhe pedir um feedback sobre as atividades elaboradas durante as aulas.

VEJA TAMBÉM: A importância dos pais ou responsáveis no desenvolvimento de jovens com Altas Habilidades/Superdotação

A inclusão é a chave

Professor, acima de tudo, não tenha medo das diferentes particularidades dos seus estudantes. Elas tornam a experiência do ensino enriquecedora para você, para o aluno com Altas Habilidades/Superdotação e também para os outros estudantes da turma que se beneficiam com as diversas abordagens elaboradas em aula. Com uma estratégia inclusiva e eficiente, os benefícios do ensino híbrido chegam a todos!

Gostou deste conteúdo produzido pelo Ismart? Aproveite e visite outros artigos do blog com dicas sobre estratégias educativas, incluindo matérias especialmente pensadas sobre o ensino para alunos com Altas Habilidades/Superdotação.

E não se esqueça! O Ismart agora tem um grupo de professores hospedado no Telegram – o Conexão Educador – com conteúdos exclusivos toda segunda-feira, às 18h. Para participar, basta clicar aqui!