Blog

Quais os benefícios do ensino híbrido na educação de alunos com Altas Habilidades/Superdotação?

23/11/21

As metodologias ativas de aprendizagem estão se difundindo cada vez mais no Brasil por colocarem os jovens como protagonistas do processo de adquirir conhecimento. Entre estas metodologias, está o ensino híbrido: a mescla entre ensino presencial e remoto, ultimamente bastante popularizado como consequência da pandemia de Covid-19. Os benefícios do ensino híbrido atingem muitos estudantes, incluindo também os alunos com Altas Habilidades/Superdotação.

Confira por que este método tem muito a acrescentar nas suas aulas!

Os benefícios do ensino híbrido

Esta abordagem de ensino desenvolve a capacidade de autonomia dos estudantes, já que eles devem aprender a administrar seu tempo de estudo, além de assumirem uma postura ativa ao realizarem exercícios e pesquisas em casa, não apenas as atividades dentro das aulas presenciais na escola. O grande benefício do ensino híbrido é essa ampliação do espaço de ensino: o aluno percebe que qualquer lugar origina aprendizado. Isso se estende a diferentes espaços físicos e também aos virtuais, os jovens se dão conta de que a tecnologia não serve apenas para jogarem ou conversarem. Ela é fonte de muitos conhecimentos.

Além disso, quando se trata de alunos com Altas Habilidades/Superdotação, eles geralmente possuem pensamento ágil e rápido e, por isso, podem considerar os conteúdos escolares monótonos. Como solução, os educadores precisam buscar estratégias de ensino inovadoras e dinâmicas, sendo o ensino híbrido um ótimo meio de criar aulas motivadoras e diferentes.

Esta metodologia permite uma flexibilidade que contemple as diferentes necessidades dos estudantes, respeitando seu tempo de assimilar os conteúdos. O espaço virtual acolhe os que sentem mais dificuldade com a matéria, fazendo-os não se compararem com os que a absorvem mais rápido, enquanto estes não se sentem desmotivados e achando os conteúdos muito fáceis, eles podem realizar exercícios e pesquisas mais profundas.

SAIBA MAIS: Aulas inovadoras estimulam estudantes com Altas Habilidades/Superdotação

No que se atentar ao aplicar o ensino híbrido a alunos com Altas Habilidades/Superdotação?

Como qualquer método de ensino, incluindo as outras metodologias ativas de aprendizagem, os alunos com Altas Habilidades/Superdotação precisam ser incluídos no ensino híbrido. As estratégias podem ser adaptadas para desenvolver melhor os seus talentos e fazer com que eles não se sintam desinteressados pelo conteúdo, mas é importante que eles sejam integrados aos outros alunos do grupo. Evite, como professor, atitudes como passar a matéria à turma e enviar depois, separadamente, as atividades para o jovem superdotado. Todos devem ser estimulados juntos.

Para que isso seja possível, é necessário que o educador e a instituição de ensino, após identificarem o estudante superdotado, mapeie as suas características. Vale lembrar que as Altas Habilidades/Superdotação se manifestam de diferentes formas em cada um. Enquanto um indivíduo apresenta alto desempenho intelectual e de pensamento crítico, outro pode ter boa capacidade de liderança e talento para as artes, por exemplo.

Por isso, é fundamental a conversa com os familiares e responsáveis do jovem para compreender como é seu comportamento em casa e as condições de seu acesso à tecnologia, bem como escutar o próprio estudante para entender como ele se sente e lhe pedir um feedback sobre as atividades elaboradas durante as aulas.

VEJA TAMBÉM: A importância dos pais ou responsáveis no desenvolvimento de jovens com Altas Habilidades/Superdotação

A inclusão é a chave

Professor, acima de tudo, não tenha medo das diferentes particularidades dos seus estudantes. Elas tornam a experiência do ensino enriquecedora para você, para o aluno com Altas Habilidades/Superdotação e também para os outros estudantes da turma que se beneficiam com as diversas abordagens elaboradas em aula. Com uma estratégia inclusiva e eficiente, os benefícios do ensino híbrido chegam a todos!

Gostou deste conteúdo produzido pelo Ismart? Aproveite e visite outros artigos do blog com dicas sobre estratégias educativas, incluindo matérias especialmente pensadas sobre o ensino para alunos com Altas Habilidades/Superdotação.

E não se esqueça! O Ismart agora tem um grupo de professores hospedado no Telegram – o Conexão Educador – com conteúdos exclusivos toda segunda-feira, às 18h. Para participar, basta clicar aqui!

Newsletter

Cadastre-se para receber novidades sobre o Ismart.