As metodologias ativas de aprendizagem estão se difundindo cada vez mais no Brasil por colocarem os jovens como protagonistas do processo de adquirir conhecimento. Entre estas metodologias, está o ensino híbrido: a mescla entre ensino presencial e remoto, ultimamente bastante popularizado como consequência da pandemia de Covid-19. Os benefícios do ensino híbrido atingem muitos estudantes, incluindo também os alunos com Altas Habilidades/Superdotação.
Confira por que este método tem muito a acrescentar nas suas aulas!
Os benefícios do ensino híbrido
Esta abordagem de ensino desenvolve a capacidade de autonomia dos estudantes, já que eles devem aprender a administrar seu tempo de estudo, além de assumirem uma postura ativa ao realizarem exercícios e pesquisas em casa, não apenas as atividades dentro das aulas presenciais na escola. O grande benefício do ensino híbrido é essa ampliação do espaço de ensino: o aluno percebe que qualquer lugar origina aprendizado. Isso se estende a diferentes espaços físicos e também aos virtuais, os jovens se dão conta de que a tecnologia não serve apenas para jogarem ou conversarem. Ela é fonte de muitos conhecimentos.
Além disso, quando se trata de alunos com Altas Habilidades/Superdotação, eles geralmente possuem pensamento ágil e rápido e, por isso, podem considerar os conteúdos escolares monótonos. Como solução, os educadores precisam buscar estratégias de ensino inovadoras e dinâmicas, sendo o ensino híbrido um ótimo meio de criar aulas motivadoras e diferentes.
Esta metodologia permite uma flexibilidade que contemple as diferentes necessidades dos estudantes, respeitando seu tempo de assimilar os conteúdos. O espaço virtual acolhe os que sentem mais dificuldade com a matéria, fazendo-os não se compararem com os que a absorvem mais rápido, enquanto estes não se sentem desmotivados e achando os conteúdos muito fáceis, eles podem realizar exercícios e pesquisas mais profundas.
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No que se atentar ao aplicar o ensino híbrido a alunos com Altas Habilidades/Superdotação?
Como qualquer método de ensino, incluindo as outras metodologias ativas de aprendizagem, os alunos com Altas Habilidades/Superdotação precisam ser incluídos no ensino híbrido. As estratégias podem ser adaptadas para desenvolver melhor os seus talentos e fazer com que eles não se sintam desinteressados pelo conteúdo, mas é importante que eles sejam integrados aos outros alunos do grupo. Evite, como professor, atitudes como passar a matéria à turma e enviar depois, separadamente, as atividades para o jovem superdotado. Todos devem ser estimulados juntos.
Para que isso seja possível, é necessário que o educador e a instituição de ensino, após identificarem o estudante superdotado, mapeie as suas características. Vale lembrar que as Altas Habilidades/Superdotação se manifestam de diferentes formas em cada um. Enquanto um indivíduo apresenta alto desempenho intelectual e de pensamento crítico, outro pode ter boa capacidade de liderança e talento para as artes, por exemplo.
Por isso, é fundamental a conversa com os familiares e responsáveis do jovem para compreender como é seu comportamento em casa e as condições de seu acesso à tecnologia, bem como escutar o próprio estudante para entender como ele se sente e lhe pedir um feedback sobre as atividades elaboradas durante as aulas.
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A inclusão é a chave
Professor, acima de tudo, não tenha medo das diferentes particularidades dos seus estudantes. Elas tornam a experiência do ensino enriquecedora para você, para o aluno com Altas Habilidades/Superdotação e também para os outros estudantes da turma que se beneficiam com as diversas abordagens elaboradas em aula. Com uma estratégia inclusiva e eficiente, os benefícios do ensino híbrido chegam a todos!
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