Skip to main content

O início do ano letivo coloca expectativas em todos: alunos, familiares, educadores e, até mesmo, funcionários da escola. Os estudantes se preocupam com as amizades e com os novos desafios deste ano, enquanto os professores encaram a missão de levar conhecimento da melhor forma possível para a turma. Aí entra a questão: como receber os alunos no primeiro dia de aula? 

Alguns são novos na escola e não conhecem ninguém, outros chegam fervorosos para brincar com os amigos. Além disso, em muitos casos, nem o educador conhece todos os alunos para quem dará aulas. Como promover uma integração de forma criativa e engenhosa, a qual será proveitosa para todo o ano letivo?

Confira essas sugestões para dinâmicas de volta às aulas depois das férias de verão preparadas pelo Ismart!

Dicas para receber os alunos no primeiro dia de aula

Antes de pensar nas atividades de recepção aos alunos que serão aplicadas dentro do horário de aula, é importante que toda a escola esteja alinhada em alguns detalhes. No primeiro dia, ou mesmo na primeira semana, é interessante que os funcionários fiquem no portão da instituição recepcionando os alunos e famílias para tirar dúvidas, bem como os professores cheguem com antecedência e permaneçam na porta da sala de aula. Assim, além de começar a conhecer os estudantes antes mesmo da aula começar, todos já criam contato com seus responsáveis e transmitem uma imagem de confiança.

O ambiente escolar deve estar preparado para a acolhida, então atenção à higiene e organização dos espaços. Por ser uma ocasião especial, vale a pena criar uma decoração com cartazes e frases de boas-vindas para receber os alunos no primeiro dia de aula, ou mesmo colocar música no pátio durante o período da sua chegada.

Além disso, tenha em mente que nem todos os alunos estudaram na instituição no ano anterior, portanto, o professor pode separar um momento do dia para uma fazer um tour pelos ambientes, como quadras, laboratórios, biblioteca e cantina. Para que isso ocorra bem, a escola precisa elaborar um roteiro de apoio aos educadores e, ainda, pensar em uma escala de horários para as turmas. Assim, tudo acontecerá com planejamento e os alunos serão muito beneficiados, pois, além de passear pela escola, ganham um tempo para se enturmar.

Ideias criativas de atividades de recepção aos alunos

As dinâmicas de volta às aulas depois das férias têm como objetivo integrar os alunos entre si e também com o ambiente escolar, além de socializá-los com professores e funcionários. Todos passarão um ano lado a lado, por isso, capriche nas apresentações e nas atividades que despertem o sentimento de união e a vontade de um conhecer o outro. Veja alguns exemplos:

  • Crie roda de conversa em que você, educador, se apresente primeiro. Para se aproximar dos estudantes, conte informações do tipo: por que escolheu dar aula, que atividades pratica além do trabalho e, dependendo da idade da turma (os mais novos adoram), comente se tem algum bichinho de estimação e sua cor favorita. Com alunos mais velhos, esclareça como será a disciplina, o que planejou para o ano e como serão as avaliações – sem ser alarmante, a ideia aqui é justamente acalmar os estudantes!
  • A partir da sua fala, convide os alunos para falarem sobre si. Seus nomes, onde estudavam no ano anterior, o que gostam de fazer no tempo livre, o que fizeram nas férias e quais são suas expectativas para este ano.
  • Aproveite a roda e deixe claro aos jovens as regras de boa convivência aplicadas na escola. Você pode, por exemplo, colocar frases em um mural que ficará o ano todo na parede da sala de aula.
  • Após essa grande roda, crie grupos menores para que os jovens conversem entre si. Como professor, dê ideias de temas para conversarem, focando em assuntos que façam um conhecer o outro, como o tipo de música e brincadeira que gostam.
  • Proponha atividades de recepção aos alunos que lhes proporcione momentos de diversão e o entusiasmo com o ato de ir à escola. Para os mais novos, inclua tarefas com massinhas, tinta ou até mesmo alguma receita de doce, como cookie ou brigadeiro. Os pequenos também podem montar um quebra-cabeças juntos ou escutar uma história contada pelo professor.
  • Aos maiores, planeje jogos de perguntas e respostas ou gincanas sobre cultura geral, passe algum filme que tenha relevância no conteúdo que estudarão (por exemplo, uma biografia de algum estudioso) e crie brincadeiras de adivinhações para que a comecem a refletir sobre conceitos que verão durante o ano.

Ansioso para colocar essas dicas de como receber os alunos no primeiro dia de aula em prática? Com certeza eles vão adorar! E, neste novo ano letivo, acompanhe o portal do Ismart e receba orientações para preparar as suas aulas. Além disso, o Ismart também tem um grupo de professores no Telegram – o Conexão Educador – com conteúdos exclusivos. Para participar, basta clicar aqui!