Skip to main content

Banco Imobiliário, Jogo da Vida, xadrez são alguns exemplos de jogos de tabuleiro famosos que, além de serem um entretenimento “raíz” por não precisar de nenhuma conexão com a internet, são aliados no processo de aprendizagem dos jovens. Dependendo de cada entretenimento, uma característica ou outra será mais exercitada, mas é inegável que os benefícios dos jogos de tabuleiro são muitos. Veja alguns deles e comece a explorá-los na educação de seus alunos.

Os benefícios dos jogos de tabuleiro

  1. Aumento da capacidade de raciocínio lógico

Ao entrar no universo do jogo que está sendo jogado, o aluno entra em contato com todo um sistema diferente de regras, funcionamentos e especificidades, fazendo com que o cérebro tenha que se exercitar para compreender e estabelecer conexões lógicas.

Jogos de tabuleiro educativos atuam diretamente em uma área do cérebro que é conhecida como massa cinzenta e, quando ela é estimulada regularmente a longo prazo, além de ampliar a capacidade de raciocínio lógico,  previnem doenças cognitivas.

Os jogos mais famosos desse grupo são os RPG’s e os  tradicionais dama e xadrez.

  1. Desenvolvimento social

“Uma andorinha só não faz verão”, já diziam os mais velhos, mas, para os jogos de tabuleiro, pode-se afirmar que “uma pessoa só não dá jogo”. Ou seja, precisa-se de, no mínimo, duas pessoas para que a partida aconteça.

Para tal, o estudante deve treinar e exercitar as suas capacidades sociais, tanto para ter um adversário no jogo, quanto para conversar ao longo da partida. Quanto mais cedo essa qualidade for treinada, mais fácil será para o aluno se socializar e fazer amizades.

Ótimos jogos para a turma são o Banco Imobiliário, o Jogo da Vida e o Ludo.

  1. Construção do espírito esportivo

Sempre vai existir um vencedor e um perdedor, até mesmo nos jogos de tabuleiro educativos. Assim, os alunos têm contato com a vitória e também com a derrota. Óbvio que ninguém gosta de perder, mas o desenvolvimento do espírito esportivo é fundamental para o entendimento de como funciona a sociedade.

  1. Percepção dos valores da sociedade

Um dos principais benefícios dos jogos de tabuleiro é que eles ensinam muito sobre a sociedade e de que maneira conviver nela. Desde os conceitos mais básicos, como seguir as regras e não poder trapacear, até os mais complexos, como aprender a perder e a lidar com outras pessoas.

Além do mais, cada jogo é capaz de transmitir algum ensinamento sobre a vida de acordo com suas regras. O War, por exemplo, consegue ensinar  planejamento estratégico e gestão de prioridades, habilidades muito importantes para o convívio social.

LEIA TAMBÉM: Já ouviu falar dos benefícios de jogar videogame? Sim, eles existem!

Introduza jogos de tabuleiro na rotina escolar

Que tal explorar os benefícios dos jogos de tabuleiro também na sala de aula? Desde os modelos educativos, que possuem funções especialmente pedagógicas, até os encontrados nas prateleiras das lojas: todos têm algo a ensinar e exercitar na jornada de aprendizado. Por isso, esses jogos para turma são bastante versáteis e facilmente adaptados à rotina escolar.

Além disso, com o avanço do modelo híbrido de ensino, os estudantes que estão acompanhando as atividades de forma remota não precisam ficar de fora. Então, uma última dica: os jogos de tabuleiro online são uma ótima pedida! Aproveite-os na hora de elaborar suas aulas. E siga o portal do Ismart para mais dicas.