Skip to main content

O Brasil ainda é um país que enfrenta desigualdades quando se trata da educação. Em muitas regiões, o acesso à qualidade pedagógica é distante. Nessa realidade, a irregularidade e a inconsistência  criam barreiras que dificultam as jornadas pessoais e profissionais dos jovens. Para muitos, projetos educacionais surgem como a única oportunidade de mudar suas realidades.

Projetos educacionais voltados para jovens de baixa renda

Não é à toa que os projetos educacionais, em sua maioria, têm como público-alvo jovens de baixa renda. As oportunidades tendem a ser mais escassas, e em muitas situações, o adolescente precisa se dividir em estudar ou trabalhar para ajudar a família, prejudicando seu desenvolvimento escolar.  

Para efeito de comparação, o Anuário Brasileiro da Educação Básica de 2021 mostra que três em cada 10 jovens de baixa renda não estão no ensino médio. A análise  só reforça o quanto projetos educacionais, como os promovidos pelo Ismart, são fundamentais e tem a capacidade de mudança.

Como o Ismart funciona?

“Ismart”, sigla para Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos, atua  identificando alunos de baixa renda com Altas Habilidades/Superdotação e oferecendo bolsas de estudos para instituições de ensino particulares amplamente reconhecidas. Além disso, prepara esses jovens fornecendo materiais didáticos, acompanhamento profissional, aulas de apoio para o vestibular, dentre outros benefícios.

O Ismart também  oferece acompanhamento e orientação de carreira, para que os alunos  possam ser encaminhados e direcionados da melhor maneira possível para a vida universitária.

Processo seletivo Ismart 2023

A novidade é que o processo seletivo Ismart para 2023 já está aberto e, para participar, os estudantes precisam:

  • Estar no 7º ano (ter entre 12 e 13 anos) ou no 9º ano (ter entre 14 e 15 anos) do ensino fundamental;
  • Residir em Belo Horizonte, Cotia, Rio de Janeiro, São José dos Campos, São Paulo ou Sorocaba;
  • Ter renda bruta familiar de, no máximo, dois salários mínimos por pessoa (R$ 2.424,00);
  • Além disso, ter um desempenho escolar de destaque.

Para participar, o primeiro passo é fazer a inscrição no nosso site (pode ser feita tanto pelo professor quanto pelo aluno) e depois responder um teste online. Essa é uma etapa de pré-seleção dos candidatos.

Ficou interessado? Para saber mais sobre o processo seletivo e os pré-requisitos, acesse aqui!

 

Deixar comentário