Skip to main content

Todos sabemos que a educação é uma ferramenta que pode mudar o mundo, mas também pode mudar a sua vida. Ciente desse poder de  transformação, o Processo Seletivo Ismart abre as portas mais uma vez para alunos das cidades de São Paulo, São José dos Campos, Belo Horizonte, Cotia e Sorocaba revelarem todos os seus talentos.

Se identificou e quer se preparar para essa corrida em busca da mudança por meio do Ismart? Então, venha conferir as dicas que separamos para você se sair muito bem no Processo Seletivo Ismart 2023.

Conhecendo o Processo Seletivo Ismart

O Ismart tem como foco atender alunos talentosos de baixa renda, oferecendo materiais didáticos, acompanhamento profissional, aulas de apoio para o vestibular, entre outras vantagens.

O grande foco do programa é oferecer  aos alunos de 12 a 15 anos, a chance de  começar a moldar o seu futuro por meio de bolsas de estudos nos mais renomados colégios do Brasil.

O Bolsa Talento, por exemplo, é voltado a alunos do 9º ano de escolas públicas interessados em cursar o ensino médio em excelentes escolas particulares. O  Ismart Online, por sua vez, oferece acesso a uma plataforma de estudos online.

Para se inscrever no Processo Seletivo Ismart, o estudante deve acessar o site oficial do programa, conferir o regulamento completo e se inscrever. 

Ao todo, o aluno passará por seis etapas consecutivas presentes no processo: Inscrição e Teste Online; Prova Digital; Avaliação Socioeconômica; Desafios Ismart (Dinâmica de Grupo); Entrevista Familiar; e Entrevista Individual.

Cada etapa do Processo Seletivo Ismart pode ser conferido no regulamento oficial localizado no site.

E o que cai na prova online do Ismart?

A etapa do Teste Online do Ismart é composta por 12 questões objetivas de Português e 12 questões objetivas de Matemática.

Já na etapa da Prova Digital, o aluno deve responder questões objetivas de Português, questões objetivas de Matemática e também respostas numéricas, distribuídas em 4 partes. 

Como se preparar para o Processo Seletivo Ismart?

Em um primeiro momento, é importante que o aluno leia com atenção todas as exigências dispostas no regulamento do site do Ismart. Anotar os prazos da inscrição e das etapas seletivas também são essenciais.

Assim, você evita se perder e pode se planejar melhor para cada etapa.

Outra dica fundamental é se preparar para as provas objetivas. Aqui é o momento de colocar em prática a sua maior paixão: estudar.

Busque criar um cronograma para definir quais assuntos serão estudados e o tempo de foco para cada tema. 

Como se preparar para as questões de Português?

Para se preparar para as questões de Português, a leitura é fundamental. Leia o máximo de livros e textos que puder. Dessa forma, você aumenta o seu vocabulário e consegue apresentar suas ideias de forma mais clara.

Durante a prova, leia bem e com calma os enunciados. Questões de Português costumam exigir, além do conhecimento teórico, a capacidade do estudante de interpretar. Por isso, atenção é essencial.

Elaborar fichas de resumo, com os principais tópicos aprendidos é uma técnica muito eficiente. Assim, você exercita sua capacidade de resumir ideias e selecionar os pontos que considera relevantes.

Acompanhar jornais e estar antenado nos temas que mais se destacam no momento também é importante. Assim, você fica por dentro dos assuntos atuais e adquire um bom repertório de argumentos.

Como se preparar para as questões de Matemática?

Para ir bem no momento de responder às questões de Matemática, colocar a mão na massa é a chave!

Após o final de cada período de estudo, faça exercícios e anote seus erros mais comuns. Isso pode te ajudar a identificar os pontos que precisam ser melhorados e qual caminho traçar durante os estudos.

Coloque a imaginação para funcionar e elabore problemas matemáticos em que você possa aplicar o que aconteceu. 

Selecionar um dia da semana para revisar tudo o que foi aprendido também te dá outra vantagem de se preparar para as questões de Matemática.

E por último, tenha um momento de lazer. Como tudo precisa ter um equilíbrio, separar um dia da semana para descansar a cabeça apenas vai te deixar mais perto da aprovação. 

Colocando em prática as nossas dicas, você vai tirar de letra mais esse desafio e vai ter a chance de fazer do estudo, a sua vocação para a vida com o Processo Seletivo Ismart. Faça agora mesmo sua inscrição: www.ismart.org.br/processo-seletivo/

Deixar comentário