Skip to main content

Neste texto vamos conhecer a história de Hélio e seu filho Henrique, que conseguiu uma das bolsas estudantis em renomado colégio ao se inscrever no Processo Seletivo Ismart. 

Saiba a importância das bolsas estudantis para os jovens de baixa renda!

Quando falamos de jovens, falamos também de força e entusiasmo. Afinal, o futuro depende da juventude, e todo adulto bem sucedido um dia foi um jovem adolescente sonhador dentro de uma escola!

Para ter sucesso na vida profissional é fundamental que haja esforço e dedicação desde cedo, e por isso, a educação para jovens e adolescentes é o nosso maior foco. 

Incentivar e potencializar as habilidades dos nossos jovens nos ajuda a acreditar em um mundo melhor, em que a ciência e a educação seja inclusiva para todas as classes e ganhe espaço para formar novos caminhos e possibilitar oportunidades únicas.

Interessante, não é mesmo? Nós do Ismart acreditamos, além de tudo, no papel da família nesse processo. Pais que apoiam os sonhos de seus filhos impulsionam não só o crescimento pessoal dos mesmos, mas também o profissional.

O sr. Hélio, pai de um aluno do Ismart e professor de matemática da rede estadual, nos  falou um pouco sobre isso! Confira mais do nosso bate papo a seguir!

Roda de conversa com o educador Hélio sobre as bolsas estudantis e o Ismart!

Hélio tem 58 anos e um de seus maiores orgulhos é Henrique. “Ele sempre foi um menino muito calmo, quieto, inteligente e estudioso. Até lembro de um momento em especial, quando tinha uma prova e lhe perguntei se não iria estudar, uma vez que o mesmo estava brincando com os bonequinhos da seleção brasileira (mini-craques à época) num tapete em forma de campo de futebol. Sabe o que ele me disse? Que estava estudando! Perguntei como e ele respondeu: “estou perguntando a eles e eles estão respondendo sobre o conteúdo da prova!”. Achei isso incrível, pois no meu julgamento ele estava apenas brincando!”, conta. 

O caminho percorrido por Henrique

Henrique estudava inicialmente na Escola Estadual Professor Iturbides Bolivar De Almeida Serra, na Zona Sul de São Paulo. Em 2006, recebeu a “Menção Honrosa da OBMEP” e se inscreveu no Projeto Seletivo Ismart, por onde foi selecionado para uma das bolsas estudantis do Colégio Bandeirantes, a partir do projeto Alicerce.

Qual poder um projeto como o Ismart tem para mudar realidades?

Após a longa estrada percorrida, além de conseguir uma vaga na UNIFEI, Henrique conseguiu passar novamente no vestibular, mas dessa vez na UNIFESP, para o curso de Engenharia Química, que é a sua área de atuação até hoje.

“Os Projetos do Ismart têm um poder enorme para a mudança da realidade de qualquer jovem que goste e tenha amor pelos estudos! Que tenha brilho nos olhos para a educação! Principalmente os jovens mais carentes financeiramente!” – disse Hélio.

Como você o acompanhou durante o processo seletivo Ismart? 

“Nós o acompanhamos em todos os momentos e todas as etapas, passo a passo, desde a inscrição inicial, teste online, prova presencial, reunião com o Ismart no auditório do Band, entrevista com psicólogos, entrevista domiciliar e a dinâmica em grupo. Enfim, em todos os momentos, até posteriores a esses, estávamos presentes! Até mesmo nas reuniões/encontro com as famílias..”

Para um pai e professor, apoiar o filho em seus sonhos estudantis era muito importante. 

Vocês criaram uma rotina de estudos? Quais foram os principais desafios? 

“Ele mesmo foi criando a própria rotina de estudos, pois o mesmo frequentava duas entidades de ensino, a nós cabia orientá-lo, motivá-lo sempre e viabilizar seus deslocamentos entre as entidades, além de garantir que fizesse todas as lições/atividades que eram propostas. Mas o desafio maior foi mesmo viabilizar os deslocamentos entre as unidades de ensino, devido ao trânsito anormal de São Paulo.”

Qual é a sua visão de pai e professor sobre a aprovação no Ismart? 

“A aprovação no Projeto Ismart é a coroação de todos os esforços! Como eu digo sempre: o cavalo branco passa apenas uma vez na sua frente, portanto agarre-o, suba nele de qualquer jeito e não largue de forma alguma!”. 

Para o pai e professor, as bolsas estudantis  são uma oportunidade de crescimento total como pessoa, estudante, e futuramente como profissional da área que o jovem venha a escolher para ser bem sucedido!

Henrique, por exemplo, desde o seu ingresso no Ismart em 2006, só colheu bons frutos da parceria. Fez estágio na Brasken, intercâmbio na Irlanda, aprendeu bem o inglês e hoje trabalha em uma grande empresa de consultoria às empresas nacionais e multinacionais.

Quais dicas você daria aos pais e professores dos jovens que desejam se inscrever no processo seletivo Ismart?

“As dicas são: muita resiliência e paciência, estudo, dedicação, e ficar antenado a tudo e a todas as etapas e informes do processo. Nunca, jamais desanime, pelo contrário, sempre se motive! Tudo no seu tempo é a receita! E dará certo!”

Escolha o melhor caminho

Para quem não sabe, o Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos (Ismart) é um programa cujo objetivo é oferecer bolsas de estudo integral para estudantes de baixa renda que estejam cursando inicialmente o 7º ou 9º ano do ensino fundamental.

Consiste na inserção do estudante selecionado em escolas particulares de excelência e, além disso, permite também acesso a uma plataforma virtual de estudos especializada: o Ismart Online.

Faça como o Henrique e o Sr. Hélio!

Conheça os nossos projetos! Desvende todas as suas funcionalidades e saiba como fazer parte deste programa. 

Mas calma aí, antes de ir, temos uma boa notícia para você! As inscrições para o Ismart 2023 já estão abertas, então você pode fazer isso agora mesmo!

Não perca esta oportunidade, aqui mesmo dentro do nosso site você pode saber mais informações sobre o processo seletivo, então venha conosco!

Deixar comentário