Skip to main content

Nascida na capital mineira, Sofia Oliveira sempre buscou por melhores oportunidades de estudos para mudar a sua realidade e de sua família. Filha de pai vigilante e mãe acompanhante de inclusão, nunca mediu esforços para ir atrás dos seus sonhos.

Aos quatorze anos, conheceu o Ismart por meio de um curso preparatório para vestibulares no qual era bolsista, e logo passou no Processo Seletivo para o Projeto Bolsa Talento no Colégio Santo Antônio, na cidade de Belo Horizonte.

Sofia passou por vários desafios. Mas o gosto por estudar e a dedicação fizeram com que ela não desistisse; mesmo com toda adaptação com a nova escola, nova rotina e uma carga de estudos significativa, ela finalizou seu primeiro ano do ensino médio, com um dos melhores desempenhos da classe.

Durante todo o seu ensino médio, Sofia sempre foi engajada em projetos sociais. Um deles era ajudar estudantes da rede pública e de baixa renda a continuarem estudando e se desenvolvendo durante a pandemia. Após dois anos, o seu projeto impactou cerca de 500 alunos do Brasil e reuniu cerca de 700 voluntários. Além disso, Sofia se voluntariou em um projeto de empoderamento feminino na área das ciências, entrou para a Academia de Ciências de Nova York e participou do Parlamento Jovem Brasileiro, um programa da Câmara dos Deputados.

No seu último ano, conciliou os estudos intensos para o ENEM com o grande sonho de estudar fora. Realizou uma pesquisa científica autônoma (que recebeu cerca de dez reconhecimentos em feiras nacionais e internacionais), deu aulas de inglês gratuitas para jovens de baixa renda e participou de programas de verão nas universidades de Yale e de Syracuse, nos Estados Unidos.

Ao terminar o Ensino Médio, foi aprovada na UFMG em Engenharia Química e ganhou bolsas integrais nas universidades de Harvard, Yale e Stanford.

E essa é só uma parte da história da Sofia. Vem conhecer mais sobre essa trajetória de sucesso em uma entrevista exclusiva:

Como foi a experiência de ter participado do Ismart?

Participei do projeto Bolsa Talento, através do qual fiz meu ensino médio no Colégio Santo Antônio, em Belo Horizonte. Foram 3 anos muito desafiadores e intensos, e acredito que o apoio do Ismart nessa trajetória tenha sido essencial, seja através da ajuda para adaptação ao alto nível de exigência do colégio ou do auxílio financeiro que atendia a todas as minhas necessidades.

Além disso, algo que me marcou muito no Ismart foi a rede de pessoas envolvidas com ele. Primeiramente, o acompanhamento próximo e individualizado de analistas foi essencial para que eu pudesse ter o melhor desempenho possível na escola, planejar meus objetivos para o futuro e manter a saúde mental em dia.

As histórias de todos os alunos que passaram pelo Ismart são extremamente inspiradoras e empoderadoras, e acredito que conhecer essas trajetórias tão incríveis foi algo que ajudou muito a desenvolver minha própria autoestima, entender qual o meu espaço num mundo tão elitizado e me inspirou a continuar batalhando pelas minhas metas.

Por fim, acho que o contato com os alunos de cada praça do Ismart também é único, porque cria um senso de comunidade e de família mesmo; eu tenho certeza que levarei a amizade com muitos outros bolsistas do Ismart aqui de BH por muitos anos da minha vida, sem contar o apoio que nós dávamos uns aos outros enquanto ainda estávamos na escola, era certamente uma troca muito grande e muito positiva.

Agora, estou me preparando para entrar no Ensino Superior, e saber que poderei continuar contando com o apoio do Ismart durante a graduação e até mesmo depois é muito gratificante.

Em relação ao seu desenvolvimento pessoal, como foi a experiência de ser uma Bolsista Ismart?

Sempre digo que o Ismart foi a oportunidade mais transformadora de toda a minha vida, pois foi um dos primeiros programas que me apoiou e que acabou abrindo portas para várias outras experiências.

Antes do Ismart, eu tinha sonhos igualmente grandes e ambiciosos, mas eu não tinha os recursos em nenhum nível, desde financeiros até socioemocionais, para lutar por esses sonhos e alcançar eles. Hoje, após todos esses anos no Ismart, eu vejo que todos os aprendizados que eu tive me tornaram apta a sonhar cada vez mais e conquistar cada vez mais também. Eu sinto que hoje sou uma pessoa mais autoconfiante, com um senso de comunidade maior e que não tem vergonha de compartilhar sua história, que entende e valoriza sua própria jornada e a história de pessoas com trajetórias similares.

Além disso, não tenho mais medo de pedir ajuda e procurar apoio, pois tenho contato com uma rede riquíssima de pessoas que podem me auxiliar. Acima de tudo, carrego uma vontade enorme de retribuir para minha comunidade e não tenho dúvidas de que a educação é o único caminho possível. Eu carregarei pra sempre os valores que aprendi no Ismart e acredito que ele foi um grande divisor de águas na minha trajetória e que me deu a base para conquistar tudo que conquistei e que ainda vou conquistar.

De que forma a vivência em uma escola de excelência influenciou nas suas escolhas profissionais?

Acredito que ter estudado em um colégio de excelência me abriu muitas portas, tanto acadêmica quanto profissionalmente. A possibilidade de ter professores excelentes em todas as disciplinas me permitiu ter uma visão realista de como é o estudo da área e entender se eu possuía afinidade com ela ou não. Além disso, pude participar de olimpíadas nas mais diversas áreas do conhecimento, desde história até astronomia, o que me permitiu aprofundar meu interesse e conhecer meus pontos fortes.

Acredito que os infinitos recursos acadêmicos que o colégio oferece tenham sido muito importantes para eu conhecer várias possibilidades profissionais. Tudo isso, junto com o apoio para escolha profissional que o Ismart oferece, com vários eventos com profissionais de destaque, me permitiu fazer uma pesquisa completa antes de tomar a decisão de qual curso gostaria de seguir.

Qual seu Sonho Grande?

Meu sonho grande é ajudar a reduzir a desigualdade social que assola nosso país por meio da educação. Porém, não através de uma educação mecanizada, focada só em preparar os alunos para o ENEM e para o mercado de trabalho, coisas que são, claro, importantes, mas eu falo sobre criar uma educação humanizada e significativa, que prepare os estudantes para a vida em todas as suas esferas: para pensar criticamente sobre o mundo ao seu redor, para viver de forma democrática, etc.

Para mim, essa reforma estrutural do significado de educação e de como ela é feita é crucial e ela deve ser feita concomitantemente com políticas públicas que tornem a educação de qualidade mais acessível para todo mundo, desde os jovens em comunidades carentes, até os adultos que não tiveram oportunidades de concluírem os seus estudos anteriormente.

Acredito que esse é o primeiro passo para termos uma sociedade mais igualitária e menos meritocrática, onde muito mais jovens vão ter condições de quebrar o ciclo vicioso da pobreza e melhorarem suas condições de vida e, consequentemente, ajudar as suas comunidades a prosperar. Meu sonho grande é estar envolvida nessa mudança da educação brasileira e, consequentemente, da estrutura social do país.

Você enxerga que a sua experiência no Ismart afetou a vida das pessoas à sua volta? De que forma?

Acredito que o Ismart trouxe um impacto imenso não só na minha vida, mas na vida de muitas pessoas próximas a mim. Na minha antiga escola pública, após a minha aprovação, muitos estudantes começaram a ver como a educação poderia te abrir portas na prática e passaram a se engajar mais nos estudos. Até hoje, quase 4 anos depois da primeira aprovação de um estudante da Escola Municipal Dulce Maria Homem para o Ismart, muitos outros alunos são aprovados anualmente, seja para o projeto Alicerce ou para o Bolsa Talento, criando um grande ciclo virtuoso.

Além disso, acredito que o impacto do Ismart ocorra também na escola parceira, pois, com o convívio com os bolsistas, os alunos regulares passam a ter uma maior consciência sobre as diferenças socioeconômicas do Brasil e começam a se atentarem mais para problemas fora de suas realidades, se engajando até mesmo com projetos sociais.

No entanto, acredito que a maior influência que o Ismart tenha tido nos meus arredores foi na minha família. Meu pai não teve a oportunidade de terminar o Ensino Médio na época em que estudava pois precisava trabalhar para ajudar a sua família. Quase 30 anos depois, vendo o impacto positivo do Ismart e do acesso a uma educação de qualidade, ele se inspirou a finalizar seus estudos por meio do EJA e acabamos nos formando no Ensino Médio quase na mesma época. Hoje em dia, ele está fazendo um curso técnico em Farmácia e buscando novas oportunidades profissionais. Acredito que o Ismart seja algo transformador não apenas para o aluno, mas para toda a comunidade ao seu redor, que fica eternamente marcada por aquela oportunidade única.

Qual conselho você deixa para as pessoas jovens que se inspiram na sua trajetória?

Meu principal conselho é que os jovens não se conformem com sua realidade e saibam abraçar as oportunidades únicas da vida, como o Ismart. Reconheçam o valor especial da sua jornada individual e não tenham medo ou vergonha de pedir ajuda, pois sempre haverá projetos e pessoas prontas para te impulsionar em direção aos seus sonhos.

E para o futuro, quais são seus sonhos e desejos? Qual a sua contribuição para transformar a vida das pessoas e contribuir com um mundo melhor?

Para o futuro, estou muito ansiosa para continuar minha jornada acadêmica e profissional em Harvard. Durante meus anos na faculdade, espero ter muitas oportunidades de conhecer pessoas de culturas diversas, ampliar meus conhecimentos em diversas áreas de interesse e me formar como uma pessoa e profissional melhor. Pretendo continuar estudando e me qualificando após a graduação. Desejo voltar para o Brasil algum dia e lutar por uma melhor educação e saúde pública no país, ajudando a reduzir a desigualdade social e a garantir direitos básicos para todos.

Deixar comentário