Skip to main content

Possibilitar que jovens talentos possuam acesso a um ensino de qualidade gratuitamente para suas jornadas acadêmicas é um de nossos maiores objetivos. O Ismart é um meio para que alunos (principalmente os de baixa renda) tenham acesso a novas oportunidades dentro da educação brasileira.

Temos centenas de estudantes que foram beneficiados com bolsas estudantis e que, com a ajuda delas, conseguiram traçar novos objetivos para suas carreiras acadêmicas e profissionais. 

Hoje, conversamos com Aline, mãe de Guilherme Zaru, um de nossos cases de sucesso que passou no processo seletivo Ismart. Nosso papo foi sobre como o Ismart mudou a perspectiva de vida do seu filho desde a entrada no projeto e também um pouco sobre o seu papel como mãe de um aluno com altas habilidades.

A história de Guilherme

Segundo Aline, Guilherme conheceu o Ismart através da diretora da escola em que estudava, quando ainda cursava o oitavo ano. Ele sempre estudou em escolas públicas e também na escola municipal Bartolomeu Lourenço de Gusmão.

Na faculdade, passou na USP, na FGV com bolsa 100% e no Insper com bolsa 100%. Fez administração e se formou em 2019 com honras, como segundo da turma, destacando-se entre 170 alunos.

No Insper, foi monitor de finanças, participou da iniciação científica e deu aulas particulares de finanças.

Atualmente, trabalha na área que escolheu, mercado financeiro em um banco australiano, chamado Macquarie.

“Ele adora o trabalho e as pessoas com quem trabalha, é super grato ao Ismart por saber que sem essa oportunidade, jamais chegaria onde chegou.Eu também serei grata ao Ismart para sempre por esse grande presente, por isso, sigo e sempre comento sobre o projeto”, disse Aline.

A bolsa de estudos e o comportamento desde criança

Aline nos contou que Guilherme conseguiu entrar no Objetivo pelo Bolsa Talento e, no final do terceiro ano, concluiu o estudo com média 94 e conquistou três medalhas de bronze nas olimpíadas de astronomia!

O Guilherme sempre gostou muito de estudar, era super calmo, porém muito curioso, adorava ouvir parentes contar histórias da família. Um fato bem marcante foi quando o Sr. Mário Covas faleceu, meu filho estava no parquinho e nesse dia não teve aula, ele não aceitou, se arrumou, pegou a mochila e disse que iria até a escola para ver se era verdade.

Eu fui com ele, já que tinha interesse, achei importante colaborar. Só quando viu que a escola estava fechada se conformou, na época tinha cinco anos. Outro fato foi que, com sete anos, teve que faltar um dia na escola para ir ao médico. Já no posto de saúde, virou-se para a Dra. contrariado e dizendo: por sua causa tive que faltar na aula!”

O Ismart tem poder para mudar realidades?

“Eu acho que o Ismart transforma sonhos em realidade, no nosso caso foi a única alternativa, e o Guilherme agarrou com unhas e dentes, dedicou-se e se esforçou muito. Nós, como pais, apoiamos com o que nos era possível. No ensino médio e na faculdade (somando um total de sete anos nessa rotina), ele acordava às cinco da manhã e só voltava pra casa a partir das nove da noite. 

Eu levantava junto para fazer café e ia com ele a pé até o ponto a cinco quadras da minha casa. Ele nunca faltou e nunca reclamou que estava cansado. E sempre dizia: mamãe, temos sempre que agradecer, nunca foi sorte, sempre foi Deus” , explicou Aline.

As motivações e a gestão do tempo

Sabemos que nessa fase é muito difícil manter a concentração nos estudos, principalmente por ser uma época em que as relações sociais também são muito importantes para o adolescente/jovem, mas Aline conta que nessa fase Guilherme viu a possibilidade de ir além.

“Eu e meu marido sempre falávamos que só através do estudo ele conseguiria conquistar os seus objetivos, ele sempre foi muito responsável e competitivo, sempre gostou de ganhar e conquistou ótimos resultados.

Quanto ao tempo, ele estudava muito na escola, chegava sempre tarde e ainda estudava mais um pouco antes de dormir. Me dizia: mamãe, eu tenho que estudar muito para ser competitivo, sei que tem gente estudando agora e se eu não estudar, fico pra trás.”

Dicas para quem tem filhos e está tentando o processo seletivo Ismart

A família é muito importante para dar apoio aos adolescentes e jovens que tentam ingressar no processo seletivo. Visto isso, olhando para Guilherme, que é um de nossos cases de sucesso do instituto, perguntamos para Aline o que ela poderia dar de dica para os pais!

Aline respondeu: “O que posso dizer é que vale muito a pena, é a única chance de conquistar. Que os pais jamais duvidem da força, coragem e capacidade que seu filho tem, uma vez que sejam desafiados a aprender, eles vão dar um jeito de fazer o seu melhor,

e nós pais temos que apoiar, como pudermos. Seja levando um leite quente, indo junto nos compromissos, sempre elogiando e dizendo que estamos aqui e que sentimos muito orgulho deles”.

Muito legal, não é mesmo? Nosso coração se enche de orgulho de ler histórias e relatos como estes! 

Que tal também fazer parte da nossa história? As inscrições para o processo seletivo Ismart vão até o dia 23 de junho. Não perca a chance de mudar a sua vida e a da sua família!

Deixar comentário