Skip to main content

Matheus Gomes, natural de Sorocaba, interior de São Paulo, mora há dezoito anos em uma área de ocupação no Parque dos Eucaliptos, e dentro das suas condições, enxergou desde cedo o conhecimento como ferramenta de liberdade. Filho de mãe diarista e pai vendedor autônomo, viu no Ismart a oportunidade de mudar a sua realidade, e desde então seu sonho grande vem se tornando realidade.

Hoje, Matheus cursa Engenharia Mecânica na Escola Politécnica da USP, e entre suas conquistas, conseguiu aprovação em primeiro lugar na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e foi convidado para fazer a graduação na Polytechnic Institute and State University, nos Estados Unidos.

Confira o relato do Matheus e conheça um pouco mais da sua história de sucesso em mais uma entrevista exclusiva:

Quem é o Matheus? Conte-nos um pouco da sua história.

“Meu nome é Matheus de Moraes Gomes, sou natural de Sorocaba, São Paulo, filho com orgulho de Janete Alves de Moraes e José Lázaro Gomes, uma diarista e um vendedor autônomo. Moro há dezoito anos em uma área de ocupação no Parque dos Eucaliptos, e, dentro de minhas condições, pude enxergar desde cedo o conhecimento como ferramenta de liberdade. Aprendi a ler sozinho aos meus dois anos, e para mim os livros mantêm-se como companheiros indispensáveis desde então. Sempre admirei todas as áreas do conhecimento, da História à Física, e buscava inclusive aprendê-las independentemente antes mesmo de entrar na escola, pois servem para ampliar meus horizontes, entender o mundo à minha volta revelando o que está oculto à minha percepção, como uma vela. Nesse sentido, um verdadeiro sonho meu tornou-se realidade quando conquistei, em 2018, uma bolsa do Ismart para cursar o Ensino Médio no Colégio Uirapuru, a melhor escola da região de Sorocaba, e ter um ensino formal de qualidade que há muito tempo desejava. O desenvolvimento acadêmico e pessoal que tive enquanto bolsista Ismart foram imensos, e deram a mim a oportunidade de ser aprovado, em primeira tentativa, nas melhores universidades da América Latina em Engenharia Mecânica, a Universidade Estadual de Campinas e a Universidade de São Paulo (sendo aprovado, respectivamente, em 1º e 21º lugar), e ser convidado inclusive para fazer a graduação na Virginia Polytechnic Institute and State University, nos Estados Unidos. Iniciei meus estudos na Escola Politécnica da USP, e atualmente curso o primeiro ano de graduação em Engenharia Mecânica nessa instituição, sendo o primeiro de minha casa a atingir esse nível de ensino.”

Como foi a experiência de ter participado do Ismart?

Sendo um bolsista Ismart, eu tive a oportunidade de crescer academicamente, com o acesso a um ensino de qualidade que a bolsa me permitiu ter, e também pessoalmente, tendo em vista as diversas e valiosas atividades que o projeto propõe aos alunos. Participando em rodas de conversa com meus colegas, conversas pessoais com a analista, palestras como as do Café com Profissional e dedicando-me a programas como o TEP (Trabalho de Escolha Profissional), TPV (Trabalho de Projeto de Vida) e UPUD (Universitário Por Um Dia), eu pude conhecer melhor a mim mesmo, definindo com propriedade os meus objetivos pessoais e profissionais, traçando planos consistentes para alcançá-los. Além disso, pude sentir um grande progresso em minhas habilidades socioemocionais, e, em especial, minha comunicação: com as atividades oferecidas pelo Ismart, pude avaliar melhor as diferentes formas de lidar com diversas situações e transmitir minhas ideias com clareza e profundidade, habilidades de suma importância para o mundo profissional que o projeto também ajuda, e muito, a desenvolver.

Em relação ao seu desenvolvimento pessoal, como foi a experiência de ser uma Bolsista Ismart?

Fui participante do Projeto Bolsa Talento, que me ofereceu uma bolsa integral para estudar o Ensino Médio no Colégio Uirapuru, uma das escolas mais renomadas de Sorocaba, e que também me possibilitou trabalhar nos incríveis programas de desenvolvimento e orientação dados pelo Ismart. Além disso, no ano em que entrei, 2019, o Colégio Uirapuru, em parceria com a Mizzou Academy (escola associada à University of Missouri), passou a oferecer duas bolsas de estudo por ano para os alunos do Ismart cursarem o High School, programa de diploma duplo que permite estudar o Ensino Médio americano simultaneamente ao brasileiro, e eu fui um dos escolhidos. Minha experiência enquanto bolsista Ismart foi muito rica e diversa, com muitas atividades a serem desenvolvidas e diferentes formas de crescer em distintas áreas, e eu tenho orgulho de ter participado em tudo isso.

De que forma a vivência em uma escola de excelência influenciou nas suas escolhas profissionais?

A vivência que tive durante meus anos em uma escola de excelência deu a mim a possibilidade de ver novos horizontes para meus objetivos de vida, em especial os profissionais. Durante o Ensino Médio eu pude discutir e conhecer melhor a área da Engenharia Mecânica com meus professores, mantendo minha curiosidade em estudar a teoria e a prática do conteúdo que diz respeito à profissão, e assim ter certeza dela para meu futuro. Ademais, pude ver em profundidade matérias referentes ao curso e à profissão já no Ensino Médio, com eletivas, grupos e olimpíadas acadêmicas que me permitiram aprender assuntos como Cálculo antes mesmo de entrar na faculdade. Nesse âmbito, minha participação em atividades extras também me ajudou a testar o meu conhecimento e perceber o meu próprio desenvolvimento dentro das áreas relacionadas àquelas em que desejo trabalhar: como exemplo, nesses últimos quatro anos eu conquistei um total de dez medalhas de olimpíadas em campos como a Matemática e a Astronáutica, e essas competições aumentaram ainda mais o meu interesse em seguir a trilha acadêmica e profissional que venho construindo para mim.

Qual seu Sonho Grande?

O meu Sonho Grande é transformar a vida das pessoas à minha volta com as minhas ideias e invenções. A Engenharia Mecânica oferecerá a mim a liberdade de projetar e construir coisas novas com a tecnologia, sistemas que podem ajudar as pessoas, tornar a vida delas mais fácil, confortável, assim até mais justa. Tudo isso enquanto trabalho com o que sempre tive interesse e curiosidade de entender, as máquinas. Basta pensar em tudo aquilo que a tecnologia nos proporciona, desde geladeiras até aviões de passageiros – tudo que perpasse as mais distintas áreas relacionadas às tecnologias atuais envolve em maior ou menor grau a Engenharia Mecânica, e eu sigo trabalhando tendo como desejo maior a visão de conceber algo novo e importante que possa ser de utilidade aos outros. Para tanto, porém, eu busco ter as bases teóricas e experiências práticas necessárias para pôr em termos concretos as ideias que já tenho e as que possa vir a ter, algo que pretendo conseguir fazer após alguns anos estudando na universidade, participando das atividades extras que possam ser úteis ao meu propósito e aproveitando as oportunidades de crescimento que virão ao longo do caminho. Assim, ainda falta algum tempo para realizar esse meu Sonho Grande, mas eu estou disposto a empenhar-me para alcançar meus objetivos.

Você enxerga que a sua experiência no Ismart afetou a vida das pessoas à sua volta? De que forma?

Minha experiência no Ismart afetou a vida das pessoas à minha volta, e de maneira muito positiva. Para começar, meus pais ficaram muito orgulhosos com a minha aprovação no Ismart, e não medem esforços para que eu continue a seguir os meus sonhos, dando a mim todo o apoio necessário para que eu siga trilhando meu caminho. Eles, como eu, enxergam a educação como elemento de suma importância, e nesse âmbito a minha experiência como bolsista Ismart foi uma grande felicidade para todos, uma vez que ela deu a mim a chance de crescer ao meu ritmo e aplicar meu verdadeiro potencial, tanto na área acadêmica quanto na pessoal. Ainda, minha história serve como orientação para muitos jovens de minha comunidade e até mesmo da escola em que passei, como exemplo do crescimento que a educação pode oferecer com a devida determinação e curiosidade de aprender, e dessa forma eu fico muito alegre em saber que pude ajudar outras pessoas a perceberem a busca pelo conhecimento como um fantástico caminho de desenvolvimento e liberdade.

Qual conselho você deixa para as pessoas jovens que se inspiram na sua trajetória?

Toda ação humana é precedida por uma ideia. Se você tem um sonho e acredita nele, aja de acordo e busque-o, acreditando no seu potencial e nos seus planos, nas suas ideias, naquilo que você quer para o seu futuro. O primeiro passo para começar algo é acreditar em si mesmo, pois, se você não puder fazer isso, ninguém poderá fazer. Acredite em si, porém nunca assuma que você não precisa de ajuda, ou sabe o bastante para seguir sozinho. Não se feche, mas adote a metodologia do aprendiz, de alguém que reconhece que sabe pouco mas está sempre disposto a aprender, a crescer. É dessa forma que você conseguirá sempre descobrir coisas novas e aproveitar as oportunidades que a vida tem a oferecer, como foi o meu caso com a bolsa do Ismart. Portanto, tenha confiança em seus passos, mas certifique-se de que eles são tomados com toda a ajuda que você conseguir ter.

E para o futuro, quais são seus sonhos e desejos? Qual a sua contribuição para transformar a vida das pessoas e contribuir com um mundo melhor?

Para o futuro, eu tenho o desejo de continuar aprendendo, haja vista que uma das partes mais prazerosas da busca pelo conhecimento é ter uma noção cada vez maior de que o que sei é muito pouco, e sempre há oportunidade de aprender mais, sempre há espaço para desenvolvimento. No campo profissional, eu tenho o desejo de, utilizando-me da Engenharia Mecânica, trabalhar para tornar as tecnologias atuais, tanto as existentes quanto as que ainda estão por vir, mais acessíveis, uma vez que as máquinas tem o poder de transformar, de maneira direta ou indireta, a experiência de vida das pessoas, expandindo suas visões – eu mesmo não seria quem eu sou, por exemplo, se Gutenberg não tivesse inventado a imprensa seis séculos atrás, pois, por meio de sua invenção, aprimorada ao longo do tempo, eu pude ter um acesso fácil aos livros, que me deram a chave para o grande universo do conhecimento. Assim, anseio por ajudar as pessoas e tornar o mundo melhor desenvolvendo novas técnicas, projetos e invenções que possam trazer novas perspectivas à experiência humana, novas facilidades e serviços, que sejam, porém, de fácil acesso a todos, sem grandes restrições econômicas, por exemplo. Nesse âmbito, tenho grande interesse na ainda incipiente área de veículos aéreos pessoais, e, especializando-me em Engenharia Aeronáutica ao final do curso, pretendo, inicialmente (ao longo de minha carreira, quero também desenvolver estudos e projetos em outras áreas), realizar estudos relacionados a esse tópico, desenvolvendo sistemas mais limpos, eficientes e baratos para tornar esses veículos mais populares.

Processo Seltivo 2023

Se identificou com a história? Conhece algum aluno como Matheus tem grandes sonhos e quer mudar seu futuro por meio da educação?

Então, aproveite essa oportunidade! As inscrições para o Processo Seletivo Ismart 2023 estão abertas até 23 de junho!