Skip to main content

Se preparar para provas, simulados ou apresentações pode ser um gatilho para quem tem problemas com a ansiedade. Mas fique calmo, hoje falaremos sobre o assunto de uma forma prática e que vai te ajudar muito a entender mais sobre o assunto. Saiba como priorizar a saúde mental e diminuir a ansiedade na rotina estudantil junto conosco.

Falar sobre ansiedade no século XXI não é mais um tabu! Hoje, milhares de pessoas são afetadas pela presença de quadros de ansiedade e, a maioria delas são adolescentes e jovens do mundo todo.

Historicamente falando, a geração Z é a que mais sofre com os sintomas de ansiedade, isso porque a chegada da tecnologia teve seus benefícios, mas também elevou gatilhos relacionados à autoestima, insegurança e comparação com o outro de forma exacerbada.

Na vida acadêmica, não é diferente. Em pesquisa realizada pela UNICEF, 35% dos jovens entrevistados disseram se sentir ansiosos quando questionados sobre suas emoções mais recorrentes.

Por que a geração atual sofre tanto com os sintomas de ansiedade?

As causas do aparecimento de sintomas de ansiedade são, na maioria das vezes, multifatoriais, mas em modo geral, o fator em comum que mais se destaca entre os jovens que sofrem de ansiedade é a pressão relacionada aos estudos.

Muitas crianças e adolescentes possuem rotinas pesadas de estudo, o que acaba ajudando a se sentirem inseguras, ansiosas e apreensivas quanto às provas que precisam ser realizadas. Assim, se não organizada de forma correta, uma rotina de estudos pesada pode ser um problema para a saúde mental dos jovens.

Para ajudar a controlar a ansiedade, o ideal é mesclar as obrigações com a vida social, importante de ser vivida nessa fase. Contudo, o equilíbrio é a chave principal.

Dicas para controlar a ansiedade na rotina estudantil

Para amenizar as crises de ansiedade e ainda, melhorar os quadros dos transtornos de ansiedade referentes às altas cargas de stress devido a vida acadêmica, confira algumas dicas do Ismart:

  • Invista nas atividades físicas

As atividades físicas podem ser um ótimo auxiliador para o bem estar emocional e também a promoção de uma boa saúde física. A prática habitual de exercícios físicos ajuda na liberação de hormônios importantes que diminuem a carga de estresse e promovem sensação de bem-estar.

Ainda, para as crianças e adolescentes, existe um fator extra: a possibilidade de fazer amigos e se divertir durante as atividades. Futebol, vôlei, handebol ou basquete podem ser uma boa opção, pois além de serem exercícios físicos, são esportes que ensinam também a trabalhar em equipe.

  • Conheça os exercícios de respiração

Durante momentos de ansiedade, apesar da sensação ser de impotência, há sim como restaurar a estabilidade perante a situação.

Se uma crise de ansiedade acontecer durante a prova ou em algum momento importante na vida acadêmica, o controle da respiração pode ajudar o corpo a diminuir as sensações corporais advindas da ansiedade.

O exercício de respiração mais famoso é o da respiração labial. Consiste em respirar pelo nariz e inspirar pela boca, sucessivamente, concentrando no movimento dos pulmões e em todo o processo corporal ativo (e perceptível) durante a atividade.

A prática respiratória ajuda nos níveis de ansiedade e auxilia no controle de crises.

  • Separe um tempo para diversão

O papel da rotina para os estudantes é inegável, principalmente quando uma meta importante precisa ser alcançada. No entanto, para obter o melhor resultado é necessário ter disciplina, mas isso não significa que não haja espaço para a diversão.

Como dito anteriormente, o equilíbrio é a melhor solução. A rotina de estudos deverá ser planejada e cumprida fielmente, e para ser efetiva, é ideal separar intervalos para descanso e também deixar um dia de folga para usar o tempo como preferir.

Uma rotina rigorosa demais pode ser prejudicial, e em contrapartida, uma rotina muito folgada pode afastar o indivíduo de seu objetivo. Encontre o equilíbrio.

  • Procure ajuda profissional

Se preparar para processos seletivos, vestibulares ou qualquer outra prova pode deixar o indivíduo com níveis de ansiedade altos. Conversar sobre o que está sentindo sobre o assunto é muito importante.

Procurar ajuda profissional auxiliará no tratamento da ansiedade e, além disso, ajudará nos processos de tomada de decisão e organização da rotina de forma saudável.

Fique atento! Os sintomas de ansiedade podem incluir:

  • Falta de ar;
  • Vômitos;
  • Dores de cabeça constantes;
  • Náuseas;
  • Tremedeiras;
  • Sensações de desmaios;
  • Entre outros.

O Ismart se preocupa com cada detalhe

Queremos que nossos alunos ingressem em nosso programa da melhor forma possível, e saúde mental é uma pauta importante para nós!

Após a conquista da tão sonhada vaga em nosso processo seletivo, fazemos questão de acompanhar cada aluno em sua trajetória acadêmica, disponibilizamos orientações profissionais capacitadas para auxiliá-los e traçamos um plano de ensino que seja confortável e eficiente para todos.

Conheça um pouco mais sobre nós lendo um pouco das nossas histórias de sucesso!

Deixar comentário