Skip to main content

O papel dos pais na vida acadêmica dos filhos é extremamente importante para que eles  consigam alcançar seus objetivos. Estudo requer disciplina, e muitas vezes, cumprir obrigações parece chato, não é mesmo? Saiba como incentivar o seu filho a estudar com as melhores dicas do Ismart.

Seja para passar em uma prova, ingressar em uma faculdade ou tentar uma bolsa de estudos em uma escola diferente, crianças e adolescentes passam boa parte de seu tempo estudando para conseguir sucesso em sua trajetória.

Contudo, é comum se sentir desmotivado ao longo do caminho e se questionar se vale a pena todo o esforço que está sendo investido. É neste momento que o apoio dos pais é essencial!

5 dicas para incentivar o seu filho a estudar

1. Crie uma rotina saudável

Uma rotina de estudo em casa é fundamental para conseguir obter boas notas e alcançar resultados positivos. No entanto, é necessário que dentro do dia a dia da criança ou adolescente, haja também momentos de descanso e diversão.

Uma rotina saudável vai além das sucessivas horas de estudo, para ter mais produtividade na jornada estudantil, é preciso haver um equilíbrio entre as obrigações e o lazer. Dessa forma, como responsável, faça um cronograma que preze por esses dois elementos. 

Uma dica muito importante é definir horários para cada atividade! Definir todas as atividades pode ajudar na organização dos conteúdos a serem estudados e garantir a absorção com mais eficiência.

2. Dê suporte emocional 

Passar por etapas pré-provas pode ser um momento difícil e de extrema ansiedade. Assim, é importante ter com quem conversar e poder confiar para dizer o que sente.

Como pais, prestar suporte emocional é uma tarefa importante. Muitas vezes os filhos se sentem incapazes e inseguros, com medo de decepcionar a família. Nesses momentos, dizer que o ama e está com ele independente do resultado, é uma boa forma de demonstrar apoio.

3. Concilie entretenimento com aprendizado

Sim! Tem como conciliar lazer com aprendizado, e os filmes são uma das melhores formas de unir os dois. 

Existem filmes que abordam temáticas importantes que podem ajudar na produção de redações e ainda, em questões objetivas de história, por exemplo. Assim, você poderá assistir junto ao seu filho um bom filme e ainda ajudá-lo a absorver um conteúdo importante para sua trajetória acadêmica.

Então, fica a dica de alguns filmes para colocar na rotina de estudos do seu filho:

  • O menino do pijama listrado – Aborda a Segunda Guerra Mundial;
  • Wall-e – Traz o meio ambiente e o futuro como temática principal;
  • Hoje eu quero voltar sozinho – Fala sobre bullying, deficiência e sexualidade;
  • Criação – Conta a história de Charles Darwin.

4. Providencie um bom ambiente de estudo dentro de casa

Um ambiente calmo e organizado pode influenciar na produtividade e ainda incentivar o seu filho a estudar. Para conseguir estudar é necessário concentração, por isso, ter um espaço em que se sinta confortável é importante.

Então, prepare um ambiente bem iluminado, arejado, silencioso e sem aparelhos eletrônicos, esses fatores irão colaborar com o foco e distanciar distrações do estudante. 

5. Converse sobre o assunto 

Converse com seu filho, fale sobre a importância dos estudos e conte um pouquinho da sua experiência pessoal para ele. Esse ato pode aproximar vocês e ainda mostrar que mesmo sendo difícil, é apenas uma etapa a ser cumprida e que trará muitos benefícios a longo prazo.

O Ismart acredita no potencial de cada aluno

Nosso processo seletivo já está em andamento, e agora, as etapas serão cumpridas de acordo com o previsto dentro do nosso regulamento.

Não deixe de acompanhar seu filho em todas as etapas do nosso programa, fique de olho em nossas redes sociais, em nosso Blog e esteja pronto para conferir mais dicas como essas!

Deixar comentário