Skip to main content

O TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) é um distúrbio psiquiátrico classificado pelo DSM-5 como um transtorno do neurodesenvolvimento humano. Segundo a Associação Brasileira de Déficit de Atenção, cerca de 3% a 5% das crianças são acometidas por essa condição.

Nas crianças e adolescentes, os sintomas expressam-se de maneira perceptível para as pessoas próximas, e com este artigo você poderá saber como identificá-los e ainda as melhores formas de ajudar quem sofre com esse distúrbio.

Os principais sintomas do TDAH em crianças e adolescentes

Pais e professores são os primeiros a notarem a diferença comportamental nas crianças e adolescentes e, mesmo que o diagnóstico só possa ser feito por um profissional, alguns comportamentos alarmantes podem ser essenciais para a identificação do TDAH.

Entre os comportamentos mais frequentes, estão:

  • Falta de atenção;
  • Dificuldade em se manter quieto;
  • Comportamentos inadequados na escola e notas baixas;
  • Pernas balançando;
  • Esquecimento frequente;
  • Impulsividade;
  • Falta de constância;
  • Impaciência para esperar;
  • Dificuldades de aprendizagem.

A escola como principal meio de observação

Visto que, dos 6 aos 17 anos a escola faz parte da rotina de crianças e adolescentes e os mesmos passam a maior parte do dia dentro das instituições, a sala de aula é o ambiente propício para observar o comportamento do aluno e identificar se ele possui sintomas de TDAH.

Como observado nos sintomas listados, mal comportamentos, falta de atenção e inquietude podem ser indícios do transtorno, mas o que acontece na maioria das vezes é a percepção dessas manifestações e o condicionamento imediato a problemas de comportamento, acionando os pais devido a esta percepção.

Você já parou pra pensar que pode não ser um problema de comportamento, mas sim o indício do TDAH?

Vale a pena ficar de olho!

Acho que meu filho tem TDAH, e agora?

Se você conseguiu identificar alguns sintomas do TDAH em seu filho, o ideal é pedir ajuda a um profissional para que o diagnóstico seja feito de forma correta. O tratamento vai de práticas para tratar os sintomas da desatenção até remédios para concentração e hiperatividade.

Um adolescente com TDAH pode ter dificuldades para aprender, ser mais disperso do que os demais e ter uma forte tendência a se autossabotar por achar que não consegue absorver conteúdos como os outros.

Já as crianças com TDAH são hiperativas, sempre estão mexendo em algo e dificilmente se concentram em uma só atividade, além de se irritar com mais facilidade quando são subestimadas ou contrariadas.

Dicas para ajudar quem tem TDAH

Pequenas tarefas e estímulos diários podem ajudar as crianças ou adolescentes diagnosticadas com TDAH, entre elas:

Criar um cronograma

Planejar o tempo e definir detalhadamente o que deve fazer no dia ajuda na constância, na finalização de pequenas tarefas e no sentimento de conclusão das atividades propostas.

Atividades físicas

Fazer atividade físicas auxilia na hiperatividade e inquietação, promove bem-estar devido a liberação de hormônios que trazem a sensação de calmaria, então, prestar atenção se torna algo mais fácil.

Utilizar técnicas de memorização

Para conseguir estudar e reter mais informações com precisão, para quem possui TDAH é importante destacar aquilo que acha importante, utilizar post-its e ainda revisar sempre que possível o conteúdo.

Interessante, não é mesmo? Ter por perto os professores e manter um bom contato com eles pode te ajudar a identificar o transtorno em seu filho. O papel da família é extremamente importante na identificação e tratamento do distúrbio, por isso, caminhar em conjunto com quem também tem uma visão aguçada sobre o assunto é fundamental!

Leia mais: Qual a importância da família na escola para a educação de jovens?

Deixar comentário