Skip to main content

Não é de hoje que a tecnologia vem alcançando cada vez mais espaço em nossas vidas. O alvo principal? Crianças e adolescentes! A internet, na atualidade, substituiu as famosas brincadeiras da infância e os jogos online conquistaram o coração dos pequenos. Será que utilizar os games na sala de aula pode ser útil?

Sabendo dessa modificação na dinâmica em que o mundo se encontra, integrar a tecnologia nos mais diversos âmbitos da sociedade é uma estratégia inteligente para se adequar às novas demandas sociais e não “ficar para trás”.

Na sala de aula, o intuito pode ir ainda mais além. Relacionando entretenimento com aprendizagem, estudar pode ficar ainda mais divertido e dinâmico para os alunos com o uso dos games na sala de aula.

Como inserir os games na sala de aula?

Para começar, é preciso desmistificar a ideia de que não dá para unir os dois quesitos. 

Estudar não precisa ser uma tarefa séria e brincar não precisa sempre ser só diversão. Unir o entretenimento com a aprendizagem é uma jogada de mestre para os educadores verem ainda mais resultados positivos em seu trabalho.

A criançada adora jogar, então por que não inserir dentro das aulas jogos educativos?

Os jogos educativos 

Os jogos educativos são uma categoria dentro do mundo de games que une educação com entretenimento. Em seus mais diversos temas, é possível aprender um novo idioma, testar suas habilidades nas mais diversas matérias e, ainda, competir com outras pessoas, o que dá um gostinho melhor ainda para a brincadeira educativa.

Dicas de jogos para agitar o aprendizado!

  1. Kahoot

O Kahoot é uma plataforma de jogos educacionais que está entre as mais utilizadas no país, seu uso acontece nas escolas e até mesmo dentro das faculdades. 

Sua dinâmica consiste em questões de múltipla escolha que são feitas pelo professor e disponibilizadas para os alunos que, ao respondê-las, conquistam uma pontuação de acordo com seus acertos e tempo de resposta.

Além disso, o jogo permite que os outros jogadores vejam o desempenho um do outro, criando um clima de competição de quem consegue o primeiro lugar.

  1. Duolingo

Perfeito para aprender outro idioma, o Duolingo une atividades que ensinam a interpretação, escrita e a fala de novos idiomas. As perguntas são feitas de forma dinâmica e a cada acerto, uma nova fase de aprendizado é destravada para o usuário.

Utilizando o aplicativo é possível manter uma constância já que, todos os dias, uma notificação é configurada para lembrar o usuário de praticar o idioma escolhido para obter mais resultados satisfatórios.

Para a sala de aula, existe o Duolingo for Schools, uma plataforma que permite ao professor acompanhar o desenvolvimento de cada aluno nas tarefas e disponibilizar uma pontuação X para cada aluno que cumprir a meta.

  1. Perguntados

Sucesso entre os adolescentes, o Perguntados é um jogo que abrange uma variedade de perguntas sobre artes, esportes, ciência, história, entretenimento e geografia. Cada tema é representado por um personagem e, batalhando com outros adversários, é possível conquistar um bonequinho de cada tema. Vence quem conseguir todos eles primeiro.

Apesar de ainda não ter uma versão própria para a sala de aula, é um bom preparativo para estudar para provas de conhecimentos gerais e ainda, medir o conhecimento sobre assuntos variados, misturando diversão com aprendizado.

Gostou das dicas?

A era digital chegou com tudo, e, por isso, fazer o uso dessas novas possibilidades virtuais abrange o caminho de aprendizado para o aluno. Como professor, é interessante inovar os métodos de ensino e estar cada vez mais próximo de um futuro que engloba as inovações tecnológicas e se preocupa com a retenção dos conteúdos utilizados no ensino.

Ser professor é pensar além do comum, é se preocupar e dar o melhor de si para ter resultados ainda mais significantes.

Leia mais: Como aproveitar as tecnologias do modelo híbrido de ensino em sala de aula?

Deixar comentário