Skip to main content

Cuidar das emoções é algo novo para nós enquanto sociedade. Falar sobre essas temáticas ajuda a conscientizar a população sobre tópicos que exigem um maior cuidado e atenção de todos nós. Visto isso, o calendário colorido da saúde surgiu com esse intuito e, dentro dele, há a importante data, o setembro amarelo.

O que é setembro amarelo?

O setembro amarelo é uma campanha em que falamos sobre a prevenção ao suicídio e em formas de promover uma melhor saúde mental para a população, já que inevitavelmente, a morte causada por sí próprio é também um problema de saúde pública.

Segundo pesquisas realizadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o suicídio é uma das principais causas de morte no mundo todo e por ano, são 700.000 óbitos por esse motivo.

Os adolescentes no índice de suicídio

Os adolescentes no índice de suicídio aparecem em destaque. Entre este público, esta é a segunda causa principal de morte. Dessa forma, e entendendo que a adolescência é um período em que há o surgimento de questões emocionais complexas, um ato importante de prevenção ao suicídio é promover educação mental para as pessoas desta faixa etária.

Falar sobre depressão, ansiedade, ensinar formas de lidar com os transtornos mentais que podem levar ao suicídio é extremamente necessário. 

A educação mental em questão

Nas escolas, é fundamental abordar o assunto. O ambiente escolar é a sede de acontecimentos como racismo, bullying e ainda, o espaço propício para se comparar com o outro e desenvolver problemas com a autoestima, por exemplo.

Os educadores e as instituições precisam estar atentos para identificar quando algum comportamento é alarmante e indicar, quando necessário, a procura de ajuda psiquiátrica.

Pensando nisso, o CVV (Centro de Valorização da Vida) criou um guia para pais e professores que orienta mais sobre o tema e ensina formas de abordar o tópico com responsabilidade, desmistificando também mitos e sobrepondo as verdades sobre os fatos apresentados.

Confira: Guia para pais e educadores – CVV

Promovendo saúde mental dentro de casa

Seja nas escolas, com os profissionais da educação, ou em casa, com os pais, para falar sobre saúde mental primeiro precisamos colocá-la em prática.

Por isso, com nossos filhos, é importante validar as queixas que são apresentadas a nós, e por mais que não seja uma realidade nossa, precisamos entender que é uma realidade  deles e procurar entender a subjetividade de cada um.

Valide as emoções, seja empático, demonstre afeto, fale sobre as pendências emocionais, reconheça seus erros e esteja próximo de quem você ama, física e emocionalmente.

Um erro muito comum dos pais é achar que por serem adolescentes, eles estão sempre errados. Adolescentes querem ser escutados e validados por suas emoções (que podem ser um tanto quanto turbulentas nesse período).

Esteja pronto para, além de pai e mãe, ser também a pessoa que irá escutar e amparar seu filho durante suas aflições. Afinal, ele não está sozinho! Isso é algo importante de deixá-los saber.

O papel das instituições de ensino 

Crianças e adolescentes passam a maior parte do dia dentro dos ambientes escolares! Ter profissionais que entendam do assunto é essencial para identificar comportamentos alarmantes e prestar apoio nos momentos difíceis.

Aqui no Ismart, temos uma equipe multidisciplinar que auxilia na caminhada dos alunos desde suas ambições profissionais, dificuldades acadêmicas e queixas emocionais. 

Para a gente, o setembro amarelo é o ano todo. Acreditamos na importância da temática e fazemos o possível para demonstrar isso aos nossos alunos.

Deixar comentário