Skip to main content

Você já ouviu a expressão “suporte emocional”? Ela diz respeito ao apoio que todos nós recebemos ou oferecemos a outra pessoa. Imaginemos uma conversa com alguém que mantenhamos relações, por exemplo, cônjuge, chefe, pais ou amigos: sabe quando você percebe que o outro o escuta com atenção e respeito, assim, se sente livre para se expressar? Aqui está uma situação que envolve suporte emocional, a sensação de acolhimento gerada em nós é muito boa, não é mesmo?

Necessário para todos, o suporte emocional também é fundamental na educação de crianças e adolescentes, visto que estes jovens estão passando por incertezas durante seu processo de desenvolvimento e precisam de compreensão. 

Além disso, eles se tornarão adultos que deverão estar conscientes de seus sentimentos e emoções e os dos outros ao seu redor para o bom convívio social.

É dentro do ambiente familiar que essas percepções começam a aflorar e devem ser estimuladas.

Qual a importância da família como suporte emocional de crianças e adolescentes?

Não é segredo que os membros da família são as primeiras interações sociais de uma criança e, mais do que isso, são o grande exemplo na vida do jovem. 

A maneira como uma criança se comporta na escola e lida com os colegas e os estudos é reflexo do que ela vivencia em casa. Dessa forma, uma convivência saudável com os familiares é importantíssima. 

Como o jovem ainda está aprendendo a se relacionar socialmente, os adultos acabam assumindo o papel principal na criação de um espaço confortável e acolhedor.

Quando falamos sobre acolhimento e um bom ambiente familiar, é impossível não abordar os tipos de emoções e como lidamos com elas. É importante que pais e responsáveis se preocupem em oferecer suporte emocional aos mais jovens, tanto para a estabilidade no lar, quanto como um dos alicerces na educação dos pequenos.

Leia também: Como incentivar o seu filho a estudar?

Como oferecer suporte emocional a crianças e adolescentes?

Essa é uma tarefa contínua, trabalhada dia após dia, que inclui atitudes como:

  • Escutar a criança: além de ser um ato de carinho, demonstra que a opinião do jovem tem valor e que a sua casa é um local seguro para se expressar.
  • Planejar atividades juntos: da mesma forma que a criança começa a entender o que é responsabilidade (se dedicando à escola por exemplo), também deve apreciar o “lado bom da vida” através de passeios, brincadeiras ou prática de esportes com a família. Equilíbrio é fundamental para a saúde mental, além de fortalecer laços familiares.
  • Ensinar a lidar com a frustração: a criança precisa de dedicação e amor, assim como precisa aprender a lidar com as adversidades, porque nem tudo na vida está dentro de nosso controle. Oferecer suporte para que o jovem entenda e supere suas frustrações faz parte da missão de pais e responsáveis. Dessa maneira, a criança compreende cada vez mais o que é equilíbrio emocional.
  • Evitar o excesso de críticas e tarefas: os pequenos estão aprendendo sobre tudo na vida, inclusive responsabilidade, mas eles também precisam de pausas e diversão. Sobrecarregados ou sob muitas exigências, os jovens podem se sentir incapazes ou inferiores em relação aos outros membros da família ou a colegas.

Veja também: Como priorizar a saúde mental e diminuir a ansiedade na rotina estudantil?

O suporte emocional dentro casa faz parte da educação emocional

Oferecer suporte emocional a crianças e adolescentes vai muito além de uma situação momentânea em que eles precisam de conforto. Aprender a lidar com os sentimentos de forma inteligente é um dos objetivos da educação emocional, contribuindo para que o jovem saiba se relacionar socialmente e encarar os desafios da vida, seja na escola, no mercado de trabalho ou entre amigos.

Por meio de uma boa educação emocional, a criança ou adolescente aprende a reconhecer e nomear sentimentos e emoções, além de compreender como estes são gerados. Com o tempo, cria-se um cidadão consciente, preparado para encarar os desafios do cotidiano com empatia e respeito ao próximo. E tudo isso se inicia com os exemplos dentro de casa!

Gostou deste conteúdo do portal do Ismart? Confira outros materiais no nosso blog, preparamos muitas dicas de educação para pais, professores e estudantes!

Deixar comentário