Skip to main content

Ler é extremamente enriquecedor: consegue aliar entretenimento e diversão ao desenvolvimento de capacidades cognitivas, como atenção, memória, raciocínio lógico e linguagem. O papel do professor no incentivo à leitura, portanto, é fundamental aos jovens, já que este hábito os ajuda a absorver conhecimentos em diversas disciplinas escolares, bem como cria um alicerce para outros campos da vida.

Além de entender mais sobre a importância do professor neste processo, venha conhecer também estratégias de leitura e formação de novos leitores!

Benefícios da leitura na educação escolar

Em relação ao aprendizado, o hábito de ler auxilia na consciência sobre a formação de palavras, sentenças e textos e na memorização de regras ortográficas. Mais do que o ensino de língua portuguesa, ler também ajuda os alunos nas demais disciplinas por desenvolver a capacidade de elaborar ideias e ordená-las em sequências lógicas.

É por meio dos livros que a criança é apresentada a outros mundos, envolvendo os números, outros países, acontecimentos históricos, a natureza e os animais. 

Assim, toda a formação escolar pode ser aliada à literatura e a importância do professor que estimula a leitura é refletida por toda a trajetória educacional do jovem, não apenas em uma única matéria.

Hábito de ler para além da sala de aula

Ler é bom não apenas na escola, em sala de aula ou na biblioteca. A prática da leitura para além do ambiente escolar contribui para a formação pessoal como um todo. Desperta a criatividade e imaginação, além de ajudar a criança a conhecer e entender sentimentos e desenvolver importantes competências socioemocionais.

Os pequenos ainda ampliam o seu repertório sociocultural ao entrar em contato com cenários diferentes do que estão habituados: outros costumes, religiões, povos e, até mesmo, problemas. Assim, ocorre a formação do indivíduo como cidadão, alguém que consegue enxergar o próximo com empatia e lutar por causas coletivas.

O papel do professor no incentivo à leitura

Além da família, cabe aos educadores também apresentar opções de  livros que abordem diferentes assuntos vivenciados em cada etapa da infância e que contenham linguagem adequada aos pequenos e pequenas, para que a experiência com a leitura seja positiva e faça sentido a eles. Essa tarefa é favorecida pela riqueza da literatura infantojuvenil brasileira e internacional, com autores que se dedicam exclusivamente a essa atividade.

O primeiro contato dos alunos com os textos ocorre por meio de atividades realizadas na escola e em casa – ambiente em que o hábito da leitura também precisa ser encorajado por pais e responsáveis. Por isso, é essencial incentivar a leitura sendo também um exemplo de leitor.

O papel do professor no incentivo à leitura, portanto, é inegável e impacta em toda a vida dos estudantes. Quando jovens percebem que ler é uma atividade prazerosa, esse hábito os acompanha na fase adulta, formando leitores assíduos e indivíduos conscientes, articulados e críticos.

LEIA TAMBÉM: O que é lifelong learning? Conheça a importância e os pilares deste conceito de aprendizado

Dicas de estratégias de leitura e formação de leitores

No processo de formação de leitores, é importante diversificar os gêneros textuais, trabalhando com, por exemplo, fábulas, contos, reportagens, crônicas, lendas e cartas. Isso contribui para a criatividade e para o reconhecimento do real e da ficção, além de mostrar como a literatura é rica. Mesmo que um aluno não se interesse por um gênero, pode se identificar com outro.

Para intensificar o interesse estudantil, o educador pode sugerir que o que foi lido seja transformado em desenhos, histórias em quadrinhos, resumos ou encenações de teatro. Mais do que isso, as atividades também são uma forma de promover a interação entre as crianças, que podem trocar histórias entre si ou contá-las aos colegas.

O trabalho interdisciplinar também é importante, criando um paralelo entre leitura e conteúdos escolares. Em uma lição de História, por exemplo, podem ser abordados textos literários sobre a personagem histórica tratada, assim como um ambiente estudado em Geografia pode estar no plano de fundo de uma narrativa. Essa estratégia torna o conhecimento teórico mais próximo e palpável ao estudante, ajudando na compreensão profunda sobre o assunto.

Gostou de conhecer o papel do professor no incentivo à leitura? Então siga o portal do Ismart para ficar por dentro de mais dicas inteligentes!

Deixar comentário