Skip to main content

Ana Beatriz é uma jovem que anseia por um mundo melhor e com acesso a uma educação de qualidade para todos. Conseguiu ingressar como bolsista Ismart através do projeto Bolsa Talento e descobriu um universo de oportunidades que proporcionaram a ela a chance de se desenvolver e realizar o seu sonho grande. Foi exatamente essa chance que fez com que realizasse um projeto incrível por meio do Programa Rise e conquistasse o título de Global Winner 2021.

Com o início da pandemia e o fechamento das escolas, milhares de jovens, principalmente em situações vulneráveis e dependentes da educação pública, foram prejudicados. Ana, por sua vez, foi beneficiada, graças à bolsa de estudos proporcionada pelo Ismart, porém, ao ver seus amigos passarem por diversas dificuldades, teve a ideia de desenvolver um projeto voltado para educação que ajudasse jovens talentos de baixa renda a conseguirem acesso a iniciativas como a do Ismart.

“Eu tinha esse apoio incrível do Ismart e o resto dos meus amigos não tinha, então o meu projeto foi relacionado à educação. Quis tentar ajudar jovens com a mesma situação que eu a conseguirem entrar para o Ismart e melhorar as condições deles como alunos durante a pandemia”.

E foi através do Programa Rise que Ana teve a chance de aplicar a sua ideia, que concedeu a ela o prêmio de Global Winner 2021 e ainda garantiu uma viagem para a África do Sul em um encontro com os cem vencedores do mundo todo.

A Rise é uma iniciativa global, promovida pelas organizações Schmidt Futures e Rhodes Trust, que tem como propósito promover bolsas e mentorias de desenvolvimento pessoal e profissional para grandes talentos que querem impactar suas comunidades e o mundo.

A vencedora teve a oportunidade de passar algumas semanas no país, entre julho e agosto, e conhecer de perto a cultura e aspectos sócio políticos, além de uma agenda cheia de atividades, incluindo workshops sobre liderança, empreendedorismo, soft e hard skills e um tempo dedicado para integração com os demais Global Winners de 42 países diferentes.

Confira o relato da Ana Beatriz sobre a sua experiência única:

“Até o momento de ir para a África do Sul, eu não interagia muito com outros Global Winners, um lado por vergonha de falar com pessoas que não eram brasileiras, e por outro, por não achar que eu pertencia àquele grupo. Durante a viagem acabei me encontrando e eu vi que eu merecia estar lá (…) as minhas atividades favoritas, de longe, foram relacionadas a conhecer a vida dos jovens de outros países, fiquei muito inspirada por tudo que aquelas pessoas incríveis conquistaram, são pessoas excepcionais em um nível que nunca tinha imaginado que dava para ser com a idade que temos (…)
Tivemos várias atividades, conhecemos o lado político e histórico da cidade, o Apartheid, sobre o passado e presente do país e as consequências que são visíveis até hoje. Nós dialogamos sobre o futuro também, conhecemos pessoas importantes de lá, incluindo o neto do Nelson Mandela, e discutimos um pouco de como foi a liderança dele, conversamos muito também sobre como é ser um líder, sobre o pensamento sistêmico, de como detectar o problema e solucioná-lo, sobre ativismo e qual tipo que realmente faz a diferença (…)
Eu voltei para o Brasil outra pessoa, foi a experiência mais transformadora da minha vida, foi incrível todo o aprendizado sobre liderança”.

Se inspirou com a experiência da Ana Beatriz sobre o que é ser um Global Winner?

Lembrando que o Ismart é o principal parceiro do Programa Rise no Brasil!

As inscrições para o ano 3 do Programa já estão abertas. Se você é ou conhece um jovem entre 15 e 17 anos que queira impactar a sua realidade e a do mundo, inscreva-se: https://www.risefortheworld.org/apply-to-rise/ 

Deixar comentário