Skip to main content

O Enem 2022 ocorre nos dias 13 e 20 de novembro. Com os resultados, os vestibulandos podem se inscrever em instituições de ensino pública por meio do SISU (Sistema de Seleção Unificada) e, até mesmo, tentar bolsas de estudo em instituições privadas.

A prova é muito aguardada pelos estudantes de todo o país, especialmente a dissertação que precisa ser elaborada no primeiro dia do exame (13), porque o seu tema não é divulgado antes.

Para você estar preparado, o Ismart pensou em possíveis temas da redação do Enem 2022. Confira!

Aposta de temas de redação para o Enem 2022

Como saber o que estudar para o Enem na redação deste ano? Considerando o que ainda não caiu nos anos anteriores, ou temáticas que não são abordadas há um tempo, propostas relacionadas à educação, cidadania e meio ambiente merecem destaque. Fique de olho em algumas sugestões:

  • Educação: soluções contra a evasão escolar, o analfabetismo ou a violência na escola, temas importantes que há muitos anos não são abordados.
  • Meio ambiente: ideias para a preservação ambiental ou de medidas contra o desmatamento e a crise hídrica, problemas enfrentados no país atualmente.
  • Cidadania: o combate à LGBTfobia, tema que ainda não apareceu nas redações; ou soluções para aumentar a inclusão digital, dado que o mundo pós-pandemia se tornou mais online, mas o contato com a tecnologia ainda é uma dificuldade enfrentada por boa parte da população, como visto na educação à distância durante o isolamento social.

E aí, já tinha pensado nesses assuntos? Se ainda não está inteirado sobre algum deles, pesquise notícias relacionadas a isso em veículos jornalísticos.

Mesmo que o tema da redação do Enem 2022 só seja divulgado no momento da prova, ele sempre é baseado em atualidades que envolvem o Brasil. Manter-se informado é a chave para saber sobre o que escrever!

A proposta também apresenta dois materiais de apoio que esclarecem o tema para o estudante, use-os para ter ideias criativas. Só não vale copiar trechos sem destacar a autoria, ok? Isso é plágio!

Leia também: Descubra a importância da leitura para preparar os estudantes para o futuro!

Como fazer uma boa redação no Enem

Além de saber o que estudar para o Enem 2022, pesquisando também os assuntos que podem cair na redação, é importante entender como ela precisa ser estruturada.

O texto é dissertativo-argumentativo e deve possuir entre 7 e 30 linhas. Menos do que isso, a redação é zerada, enquanto mais do que o permitido não cabe no espaço destinado ao texto na folha de resposta.

Na sua correção, são avaliados 5 critérios (chamados de competências) pontuados até 200, portanto a nota final máxima é 1000. Por isso, ao fazer uma redação do Enem, confira se está seguindo as competências:

  • Domínio da norma padrão da língua portuguesa – atenção à ortografia, concordâncias nominais e verbais e pontuação.
  • Compreensão da proposta – cuidado para não fugir do tema e nem da estrutura dissertativa-argumentativa.
  • Seleção e organização das informações e argumentos – é fundamental basear o texto e a justificativa de seus argumentos em fatos, não “achismos”, e mantê-lo coerente.
  • Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto – siga uma estrutura com introdução, desenvolvimento e conclusão e use termos conectivos, como advérbios, preposições e conjunções.
  • Proposta de intervenção que respeite os direitos humanos – é importante sugerir uma solução ao problema abordado no texto, sempre considerando o próximo e o bem da sociedade.

E aí, preparado para uma redação nota 1000 no Enem 2022? Para mais informações sobre o exame, acesse o portal oficial do governo. E não se esqueça de levar caneta preta nos dias de prova! As redações escritas em azul não são aceitas.

Continue acompanhando o blog do Ismart para mais dicas sobre provas e bolsas de estudo!

Deixar comentário