Skip to main content

O Ismart (Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos) quer ajudar jovens talentos brasileiros a ir muito mais além de qualquer fronteira. Somos parceiros do Programa Rise, projeto internacional que auxilia estudantes adolescentes a colocar uma grande ideia em prática.

Fique por dentro de como se inscrever na terceira edição (2023) deste programa, que oferece vários benefícios, e do que já rolou em edições anteriores.

O que é o Programa Rise?

A Rise, fundada em 2019, é uma iniciativa do casal norte-americano Eric e Wendy Schmidt, do Schmidt Futures, em parceria com a instituição de caridade Rhodes Trust, para identificar e oferecer oportunidades a jovens brilhantes interessados em resolver problemas pelo mundo.

Eles perceberam que, para chegar aonde chegaram (o que inclui o trabalho de Eric como CEO da Google entre 2001 e 2011), precisaram do suporte de muitas pessoas, por isso, colocaram a mão na massa para ajudar outros estudantes.

Em todos os anos desde sua fundação, o Programa Rise reúne 500 finalistas oriundos de todo o mundo, os quais frequentam cursos educacionais e de liderança, e seleciona 100 vencedores, chamados de Rise Global Winners.

Eles têm direito a benefícios por toda a vida, o que abrange bolsas de estudo por necessidade, participação em uma conferência internacional, doação de equipamentos eletrônicos (como laptops e tablets), mentoria e apoio de carreira. Esta última pode incluir bolsas de pós-graduação e o financiamento para início de um projeto social sem fins lucrativos, entre outras possibilidades.

Como estar entre os Rise Global Winners?

Os candidatos para esta edição de 2023 devem ter entre 15 e 17 anos, completos até o dia 1º de julho de 2023, ou seja, nascidos entre os dias 2 de julho de 2005 e 1º de julho de 2008.

O processo seletivo do Programa Rise é dividido em três etapas e ocorre pelo site da iniciativa. A primeira consiste no preenchimento do cadastro do estudante e no envio de um vídeo de apresentação. 

A segunda é o desenvolvimento de um projeto individual em que haja uma ideia de solução para um problema da atualidade, com vídeos mostrando o processo do dia 15 de janeiro de 2023 até julho do mesmo ano. A última etapa é o término deste desafio.

Um jovem pode se tornar um Rise Global Winners quando se preocupa com a sociedade moderna, buscando melhorá-la em uma ou mais áreas, como meio ambiente, saúde, política, desigualdade social, acesso à educação, engenharia, entre outras. Há espaço para todas as ideias, desde que elas façam a diferença para a sua comunidade.

É importante que o Programa Rise identifique no projeto inscrito cinco características: talento do estudante-criador, perseverança, integridade, empatia e paixão ao que está se dedicando. Qualidades que já formam os jovens do Ismart, não é? Então está esperando o que para se inscrever?

Inspire-se com alguns vencedores de edições anteriores

Em 2021, primeira edição do programa, estiveram entre os Rise Global Winners cinco brasileiros, sendo três deles jovens talentos do Ismart: Laura Ribeiro, Ana Beatriz Silva e Pedro Luiz Pimenta Barbosa. Pudemos acompanhá-los na África do Sul durante a conferência internacional realizada para os vencedores.

Em 2022, a bandeira verde, amarela e azul também brilhou entre os premiados com dois brasileiros, Arthur Constant e Kesney Lucas Ferro. Percebeu como seu sonho é possível de ser alcançado?

Nesta segunda edição, contamos com 47 nacionalidades entre os 100 vencedores, com ideias ricas e esperançosas em solucionar problemas variados. A norte-americana Jacqueline Prawira, por exemplo, percebeu que as escamas de peixe podem substituir o plástico e ainda remover metais pesados de águas residuais, enquanto Kambiré Cyé Antonio Angelberg organiza olimpíadas nacionais de matemática e física no seu país, Burkina Faso.

O vietnamita James Chau Nguyen criou um protótipo de dispositivo que identifica células cancerígenas pela saliva, facilitando o diagnóstico precoce da doença. Exemplos realmente inspiradores, não?

E aí, preparado para fazer a diferença na sociedade e participar da terceira edição do Programa Rise? Conte com a ajuda do Ismart. E nos acompanhe no nosso portal e nas redes sociais para ficar por dentro das novidades deste processo seletivo e outras oportunidades.

 

Referências:

FORBES: Why Billionaire Eric Schmidt Is Backing A High School Senior Making A Cancer-Detecting Toothbrush And Other Brilliant Teens

FAST COMPANY: This 17-year-old is using fish waste to clean up heavy metal pollution

GOOD MORNING AMERICA: Teens looking to make a difference in the world get life-changing surprise

Deixar comentário