Skip to main content

O Enem 2022 começa neste fim de semana e, além de estar com os estudos em dia e das matérias revisadas, os candidatos também precisam se alimentar de forma equilibrada no dia de prova.

No primeiro domingo (13), o Enem possui a duração de até cinco horas e meia, enquanto o segundo domingo (20) conta com cinco horas de prova. Essa diferença de tempo ocorre devido à redação elaborada tradicionalmente no primeiro dia do exame.

Sabendo disso, é importante que os vestibulandos tenham em mente que devem levar alimentos para consumir durante a aplicação do exame, além de ter refeições saudáveis antes da prova para que não sofram desconfortos nesse momento tão importante.

O Ismart preparou dicas de alimentos saudáveis e energéticos para que você tenha um dia de prova tranquilo e muita disposição para encarar esse desafio. Confira!

A preparação se inicia nas vésperas

Antes de tudo: é fundamental não comer nada de diferente do habitual já nos dias anteriores ao exame! Você não vai querer descobrir que tem alergia, intolerância ou dificuldade de digestão de um alimento bem nessa data.

Vamos fazer algumas recomendações sobre o que evitar e o que ingerir, mas busque o equilíbrio com base no que você já costuma comer, não mude radicalmente de um dia para o outro.

Vestibulares deixam a maioria dos estudantes ansiosos e nervosos, então vale a pena começar a preparação no dia anterior e tomar chá relaxantes, como o de camomila, melissa e capim-limão. Isso também ajuda na hidratação do corpo e em uma boa noite de sono.

Os estudantes que gostam de café ou chá mate podem optar por esses chás relaxantes para se poupar do excesso de cafeína, substância capaz de fomentar ainda mais agitação.

Ainda na véspera, mantenha uma alimentação balanceada, evitando o exagero de gordura, composto que exige maior esforço do corpo para ser digerido.

O que comer antes da prova?

Na manhã do dia de prova do Enem, os nutricionistas indicam frutas, cereais, queijos brancos, leite e iogurtes para o café da manhã. É aconselhado que estudantes que costumam ter desconfortos estomacais ou intestinais evitem frutas como mamão e ameixa, além de leite e iogurtes gordurosos, optando pela versão desnatada.

Para o almoço antes da prova, é essencial a ingestão de carboidratos, o que inclui arroz, batata cozida e cuscuz, porque eles são a fonte de energia do corpo. Aqui temos mais uma dica: alimentos integrais proporcionam maior sensação de saciedade em relação à versão processada.

Consuma também alimentos que fazem bem ao sistema nervoso e favoreçam a concentração, fator muito necessário para o bom desempenho dos vestibulandos. Isso engloba:

  • Hortaliças verde-escuro: brócolis e espinafre,
  • Frutas com vitamina C: laranja, tangerina e goiaba,
  • Gorduras boas: encontradas em castanhas e peixes (ricos em Ômega 3).

Atenção ao que não comer!

Fuja de refeições pesadas, como a feijoada e frituras. Elas deixam aquela sensação de preguiça depois da refeição, pois o estômago precisa de grandes esforços para a digestão.

Fique atento à ingestão de sal. Em excesso, você vai sentir muita sede durante o exame, ficando desconfortável ou mesmo desconcentrado.

O que comer durante a prova do Enem?

Mesmo que tenha almoçado bem, passar um longo período sem comer não ajudará em nada seu foco. A prática ainda pode provocar hipoglicemia. Prepare uma merenda para a hora do exame! Aconselhamos levar:

  • Sanduíche natural: feito no dia da prova para estar bem fresquinho. Não utilize maionese, já que ela estraga facilmente fora da geladeira, e adicione muitas verduras, como folhas de alface, rodelas de tomate e cenoura ralada, e tempere com ervas para ser mais saboroso. Você pode acrescentar também frango para ter mais uma fonte de proteína. Corte e embale o sanduíche de forma a facilitar o consumo durante a prova.
  • Frutas fáceis de transportar e ingerir: maçã, banana e pera.
  • Castanhas: práticas e muito nutritivas.
  • Garrafa de água: aliada importantíssima à concentração e ao controle da pressão sanguínea.

Por fim, cuidado com as embalagens para não causar suspeitas dos fiscais que aplicam o exame. Prefira pacotes ou potes transparentes.

E aí, preparado para encarar esse desafio e tirá-lo de letra? Além de valer para o Enem, essas dicas também podem ser aplicadas em qualquer tipo de vestibular e prova. Use-as com sabedoria!

E continue seguindo o portal do Ismart para mais estratégias de estudo e preparação para provas.

Deixar comentário