Skip to main content

As instituições de ensino têm como dever promover o desenvolvimento social, facilitando o acesso à cultura e o incentivo à pesquisa. Para isso, é necessário instigar o amadurecimento do pensamento crítico e a capacidade de solucionar problemas.

Para contribuir com esses avanços, surgem os programas de incentivo à educação que viabilizam o acesso de jovens talentos a instituições renomadas, além de auxiliar na diminuição da defasagem escolar, acelerar a alfabetização e impulsionar a carreira de milhares de estudantes pelo mundo.

Como o desenvolvimento social é impulsionado por programas de incentivo à educação?

Ao falar de educação e desenvolvimento social, é necessário ter em mente as barreiras existentes no país, como a desigualdade social, a falta de acesso ao ensino de qualidade por parte da população e os desafios em conseguir o primeiro emprego.

Uma pesquisa realizada pelo Ipec para o UNICEF revela que, no Brasil, dois milhões de pessoas entre 11 e 19 anos não frequentam a escola. Os motivos variam entre a necessidade de ajudar nas economias de casa e a dificuldade de acompanhar o conteúdo em sala de aula.

A educação brasileira pode ser impulsionada por meio de programas educacionais que equilibram o acesso a oportunidades entre as classes sociais.

As possibilidades do acesso à educação

O acesso à educação abre um campo de oportunidades na vida adulta. O crescimento do salário de profissionais com ensino superior completo é evidente nos dados de relatórios da Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD), indicando um aumento de 144% em relação a indivíduos que estudaram até o ensino médio.

Além de conquistas financeiras, os estudos possibilitam a realização de sonhos. Por isso, o apoio de familiares e professores têm um grande papel na vida dos estudantes.

Com o suporte e auxílio certos, educadores, escolas e instituições de ensino têm a chance de diminuir a defasagem, aumentar a fidelização escolar e possibilitar a conexão entre estudantes e programas de incentivo à educação que promovem o desenvolvimento social. Estes projetos muitas vezes oferecem bolsas de estudo e até mesmo oportunidades internacionais.

É o caso da Rise, uma organização sem fins lucrativos parceira do Ismart, que, ano após ano, abre inscrições para seu programa, cujos contemplados recebem benefícios que duram a vida toda. O programa busca por talentos escondidos que compartilham a vontade de impactar positivamente a sociedade.

 

Gostou de saber sobre a RISE e quer incentivar os seus alunos a irem mais longe? Então acesse o nosso blog para saber mais sobre o programa e divulgue o link de inscrições.

Deixar comentário